Missões
Por vezes , fazer missões é entendido simplesmente como o ato de anunciar o evangelho, que é bem-sucedido quando alguém manifesta publicamente o desejo de seguir a Cristo.
Porém, missões vai além disso. Jesus disse que devemos fazer discípulos em todas as nações e, certamente, ser discípulo é muito mais do que observar uma pessoa levantar a mão em um apelo. Conforme descrição em Mateus 28.19-20, devemos ensinar essas pessoas a praticarem os mandamentos de Cristo, sendo este o conceito de discípulo apresentado por Cristo. Portanto, o discípulo pratica e, assim, evangelizar envolve anunciar, mas, também, ensinar a obedecer a Cristo.
Sem dúvida tudo começa com o anúncio do evangelho, pois como Paulo questionou: “Como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados (Rm 10.14-15). Mas, o anuncio é o início, fazer discípulos é o alvo.
Paulo ainda menciona o termo “enviados”, o que, se mal compreendido, indica que missões é feito apenas por um grupo seleto de pessoas que são enviadas a outras localidades. Mas, é importante lembrar que Paulo nos ensina sobre o ministério da reconciliação, segundo o qual todos que foram reconciliados com Deus, por meio de Cristo, devem colaborar para que outros sejam reconciliados com Deus (2 Co 5.18). Neste sentido, todos somos enviados. Todos que não conhecem a Cristo precisam ouvir sobre o evangelho e pessoas nestas condições estão por toda parte. Provavelmente, alguns de seus vizinhos!
Em Cristo,
Fábio Gomes