Eu confesso: Sou ansioso!
A ansiedade é uma realidade crescente no mundo hoje, e mesmo com vários textos e ensinamentos bíblicos que abrangem esse tema, muitos cristãos sofrem com esse mal, até mesmo por que não estão alheios ao cenário do mundo hoje.
Existe uma forma prática e bíblica, que me ajudou e ainda ajuda a combater a ansiedade, e posso testemunhar o operar de Deus através da escritura nesse assunto. Vamos ao texto: ”Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus”. Fp 4:6-7 (NVT)
Gostaria de chamar a atenção para 4 pontos desse texto.
1) Passe mais tempo orando do que pensando nos problemas, ao invés de ficar remoendo o problema em sua mente, não demore em levá-lo diante de Deus. Desenvolva o seu orar sem cessar.
2) Seja claro na sua oração e fale o que precise. Em outras versões bíblicas diz: “apresentem tudo”, seja detalhista e abra seu coração diante de Deus.
3) Ore com Gratidão. Traga a sua memória tudo aquilo que Deus já fez por você, conte suas bênçãos, lembre de momentos semelhante ao que você está passando e lembre de como Ele agiu. Contabilizar nossas bênçãos nos faz humilde, pois percebemos que se não fosse Deus, o que seria de nós?
4) Creia na promessa. Já parou para pensar que ansiedade é ausência de paz, uma mente inquieta e um coração atribulado. Deus promete nos dar uma paz, mesmo quando as circunstâncias são contrárias, e que guardará nosso coração e nossa mente no nosso Senhor Jesus.
Para concluir, gostaria de destacar algo muito importante, nos dois versículos anteriores a esses que nos mostram o perfil daquele que está apto a desfrutar desse caminho de luta contra a ansiedade, que diz:
“Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se! Que todos vejam que vocês são amáveis em tudo que fazem. Lembrem-se de que o Senhor virá em breve”. Filipenses 4:4-5 (NVT)
Que Deus nos Ajude!
Rafael Ramos