Igreja Nova Aliança

View Original

Quanto custa uma vida?

Recentemente ouvi esta pergunta num congresso… Não, não foi num congresso cristão, mas um congresso para Instituições e Fundações Sociais, e Empresas. Num congresso onde se refletia sobre cidadania, solidariedade e responsabilidade social nas organizações civis e no mundo corporativo, visando-se a busca de caminhos para a construção de uma sociedade mais digna, humana e justa. O que me chamou a atenção não foi a pergunta em si, “Quanto custa uma vida?”, mas o fato dessa pergunta ter surgido nesse congresso! Um congresso onde a reflexão e práxis não tinham Deus presente, Ele o Criador, o Doador e o Sustentador da vida! É utopia pensar-se no valor da vida, num ser humano melhor, ou num mundo melhor,  quando  há alienação de Deus. O ser humano valoriza mais a vida, e é mais humano e mais solidário e mais cidadão  e mais altruísta quando em Cristo Jesus se torna nova criatura, uma criatura aí sim no Espírito Santo capaz de agir em prol do outro visando o seu bem estar.

Quanto custa uma vida? Para um assassino de aluguel ou um sequestrador uma vida pode valer algumas centenas, milhares ou milhões de reais… Para outros criminosos uma vida não vale nada… Para um político uma vida pode valer alguns votos, e quem sabe uma reeleição… Para um empresário uma vida pode valer o aumento da produção e ou do consumo, e por consequência o aumento do seu capital… Para um governo uma vida pode valer alguns milhares de reais anos no seu custo social… Para alguns pais e uma mães corrompidas de seus valores morais e éticos, e sem amor fraternal, uma  vida pode valer o quanto um promiscuo pode pagar, ou quanto um contrabandista de gente oferecer….

Quanto vale uma vida? Para pais e mães amorosas uma vida não tem preço, e vale todo o sacrifício que puderem fazer para o bem dos seus filhos.

Quanto vale uma vida para você?

Saindo do congresso, e indo para o contexto desta semana, da Páscoa, e colocando Deus em cena, nós encontramos na Bíblia –  palavra de Deus, referenciais que nos ajudam a encontrar respostas para o valor de uma vida na perspectiva presente e eterna.

Certa vez Jesus Cristo perguntou: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?” (Marcos 8:37-38). Quanto vale uma vida para Jesus Cristo?

Em João 3:16 lemos que “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu Filho, unigênito…”. Jesus Cristo morreu na cruz pelos pecados da humanidade… Para Cristo uma vida vale o preço da Sua própria morte na cruz. E, isto não tem valor que possa ser calculado na economia humana.  O apóstolo Pedro, falando aos que creem em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, afirmou:

“Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos… mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês”
1 Pedro 2:18-20

Quanto vale uma vida? O verdadeiro discípulo de Cristo, movido pelo amor a Deus e ao próximo, deve testemunhar e proclamar que uma vida “vale o sangue de Cristo”, o Verbo que se fez carne, o Senhor que se fez Servo, o Leão que se fez Cordeiro, o Eterno que se fez mortal na cruz…

Com tal visão do valor de uma vida, e movidos pelo amor a Deus e ao próximo, os filhos do Reino devem agir para conduzir outros a Cristo – Senhor e Salvador, e agirem para o bem do próximo e a glória de Deus.

A Páscoa nos traz a mente que uma vida vale a vida do próprio Cristo, Sua morte na cruz pelos pecados da humanidade, e Sua ressurreição dentre os mortos. Ressurreição que “autenticou” Sua divindade (Romanos 1:41 Coríntios 15). A Páscoa  nos ensina e relembra o valor de uma vida, e nos motiva e direciona para agirmos em prol do bem comum, do bem da vida.