Redes sociais – o que a revelam?
Num mundo globalizado e de tecnologia da informação as redes sociais são instrumentos de grande valia para nos conectar, entre outras coisas, com outras pessoas, embora com o perigo do desenvolvimento de meros relacionamentos virtuais desconectados do real…
Mas, o quero chamar a atenção nesta devocional é o que as redes sociais podem revelar acerca do nosso mundo interior, nossas crenças, pensamentos, valores…
Jesus Cristo afirmou:
- “a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34)
No livro de Provérbios aprendemos que:
- “a boca dos insensatos alimenta-se da insensatez” (Provérbios 15:14);
- “a língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez” (Provérbios 15:2);
- “a palavra dos sábios espalham conhecimento; mas o coração dos tolos não é assim” (Provérbios 15:7);
- “Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa” (Provérbios 20:11).
Com estes textos em mente podemos afirmar que o que escrevemos, postamos nas redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter etc.) revelam o que está na nossa mente, coração (nosso mundo interior), e em que fontes estamos nutrindo nossas crenças e pensamentos e valores que geram os nossos comportamentos e hábitos.
Admira-me que muitos ditos discípulos de Jesus Cristo postam e difundem nas redes sociais apenas crenças, pensamentos e valores de pessoas que não levam Deus a sério, com suas crenças e valores mundanos e secularizados. Isto sem contar os que postam imagens e se utilizam de um vocabulário que em nada dignificam o Nome de Jesus Cristo.
Não há dúvida de que há verdade e beleza em certos pensamentos etc., escritos por pessoas que não levam Deus a sério… Mas, também não há dúvidas que se há verdade e beleza em tais pensamentos, os mesmos são propriedades de Deus, pois não existe verdade e beleza aparte de Dele.
O verdadeiro discípulo de Cristo em tudo que é e faz, no que acredita, posta e divulga, deve ter como crivo primeiro e final a Bíblia, Cristo e seus ensinos.
Parafraseando Jesus, afirmo que “o post revela o que está cheio o coração”. E parafraseando alguns versículos de Provérbios afirmo que “o post dos insensatos alimenta a insensatez”; “o post dos sábios espalham conhecimento; mas o post dos tolos não é assim”; “o internauta mostra o que é pelos seus posts; o que posta revelará se ele é puro e justo”.
Vale parar e questionar:
- O que posto revelam crenças, pensamentos e valores coerentes com o testemunho de um verdadeiro discípulo de Cristo?
- Não é o verdadeiro cristianismo, por si só, revolucionário (não reacionário), atual e impactante?
- O que pode ser legal, é moral e ético à luz da moral e ética do Reino de Deus?
Prossigamos tendo sempre em mente de que “tudo”, ou “qualquer coisas” deve ser para glória de Deus – 1 Coríntios 10:31.