Igreja Nova Aliança

View Original

O sábio e a resolução dos conflitos relacionais (1)

O sábio e... 
Domingos M. Alves
1a Mensagem  - Lucas 17:1-4
05/10/14

See this content in the original post

Introdução

Histórias de um mundo, e de relacionamentos conflituosos ...

Lucas 17, conhecendo o coração humano, Jesus Cristo fala sobre a inevitabilidade dos escândalos, dos conflitos ...

Os conflitos interpessoais, relacionais, fluem de um coração pecaminoso.

"Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro; mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro”. (Mt 15:19-20 NVI)
"De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, mas não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres". (Tg 4:1-3 NVI; cf. Gl 5:16-26).

Uma vez, que mesmo em Cristo Jesus, ainda lutamos contra o pecado, contra um coração pecaminoso, os conflitos interpessoais, relacionais, são inevitáveis na sociedade, na família, na empresa, na igreja, no Grupo Pequeno etc.

Quem não tem conflitos relacionais? Quem alguma vez na vida já não magoou outros, e não foi magoado?

Como o sábio, aquele que verdadeiramente é discípulo de Jesus Cristo, trata, solucionar os conflitos interpessoais, relacionais?

Como posso testemunhar e glorificar o Nome de Cristo, mesmo em meio aos conflitos, as crises de relacionamento?

O sábio, aquele que teme a Deus, na direção e no poder do Espírito Santo busca resolver os conflitos, agindo segundo os princípios da Bíblia - palavra de Deus, sempre focando a construção de relacionamentos fortes e sadios, e o testemunho e a glória do Nome de Jesus Cristo.

1 Pe 1:3-12 “... Quem quiser amar a vida e viver dias felizes ...”

Buscando resolver os conflitos, agindo segundo os princípios da palavra de Deus...

I. Confronte o ofensor, com atitude humilde e perdoadora, Lc 17:3,4; Pv 25:9,10; Mt 5:7

"Tomem cuidado. “Se o seu irmão pecar, repreenda-o ...” (Lc 17:3-4 NVI).
"Procure resolver sua causa diretamente com o seu próximo  (Pv 25:9-10 NVI).

O problema é que muitos de nós, na maioria das vezes, foge de tratar a causa diretamente com o próximo, e faz da questão um foco de amargura interiorizada, e ou faz da questão um foco de fofocas, maledicencias, provocando facções – ou seja, agimos como tolos, e não sábios!

Devemos tratar a questão não com ira, mas com uma atitude perdoadora, reconciliadora.

"Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia". (Mt. 5:7 NVI).

Ao procurar a pessoa que te ofendeu : 1) Trate do fato (problema), sem atacar a pessoa; 2) expresse seu sentimento diante do ocorrido ; 3) proponha um caminho biblico para solução, reconciliação (pedir perdão e perdão ; restituir se necessário etc.).

Mas, se por um motivo especial, eu precisar de conselho para resolução do conflito?

Cuidado! Você está buscando um conselheiro ou um aliado para tua causa? Tolos buscam aliados, e criam facções e divisões. Sábios buscam conselho, visando um caminho de reconciliação.

Se realmente você precisa conselho para tratar do conflito, não com o propósito de calúnia e ou fofoca, mas com o desejo humilde e sincero de procurar ajuda para resolver o conflito... Então, busque conselho de pessoas sábias, tementes a Deus, adultas / maduras espiritualmente, prontas a te ouvir e orientar segundo os princípios da palavra de Deus.

"O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos". (Pv 12:15 NVI)
"Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. Pois por meu intermédio os seus dias serão multiplicados, e o tempo da sua vida se prolongará. Se você for sábio, o benefício será seu; se for zombador, sofrerá as consequências”. (Pv 9:9-12 NVI)

Se eu recebo pedido para ajudar  para resolução do conflito, como eu devo agir?

II. A ação do conselheiro sábio, sério com Deus

Age com discernimento e zelo bíblico, espiritual, Pv 18:17,19; 24:23; 28:21; 14:15,16; 16:20; 19:2.

O conselheiro sabe que:

1. O primeiro a apresentar a sua causa parece ter razão ...

"O primeiro a apresentar a sua causa parece ter razão, até que outro venha à frente e o questione. Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela". (Pv 18:17, 19 NVI).

2. Não pode ser parcial julgamento da questão

"Aqui vão outros ditados dos sábios: Agir com parcialidade nos julgamentos não é nada bom". (Pv 24:23; 28:21).

3. Deve ser prudente ao examinar a questão, e chegar a conclusões

"O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa. O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável". (Pv 14:15-16 NVI)

"Quem examina cada questão com cuidado prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor". (Pv 16:20 NVI)

"Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho". (Pv 19:2 NVI)

O sábio, aquele que teme a Deus, na direção e no poder do Espírito Santo busca resolver os conflitos, agindo segundo os princípios da Bíblia - palavra de Deus, sempre focando a construção de relacionamentos fortes e sadios, e o testemunho e a glória do Nome de Jesus Cristo.

Devemos saber, concordar, comprometermo-nos, e dia a dia renovar o comprometimento de vivermos segundo os princípios bíblicos.

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é de perseverante e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nestes estudos, faça a você mesmo estas perguntas:

  • O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e de agir?
  • Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?
  • Qual o primeiro passo que darei nessa direção, para que haja real transformação em minha vida?

Conheça a verdade. Creia ... Aproprie-se ... Pratique ... e experimentarás a vida completa que há em Jesus Cristo – Jo. 10.10