Igreja Nova Aliança

View Original

A postura cristã diante violência mundial

Estas últimas semanas têm sido alarmantes quanto a paz mundial: ataque terrorista contra o jornal francês Charlie Hebdo; execução de um brasileiro na Indonésia; ataque a igrejas cristãs brasileiras em Níger; pedido de resgate de U$ 200 milhões para a libertação de reféns em poder do Estado Islâmico; islamofobia alemã; “interminável” tensão entre judeus e palestinos; etc.

Rodeados por tais agressividades, nos sentimos desprotegidos, indignados, surpresos e até questionadores quanto ao controle soberano de Deus sobre o mal e violência humana. O que penso, no entanto, é que diante destas situações, e de tantas outras que surgirão, a postura cristã adequada seria:

  1. Reprovação de toda e qualquer forma de vulgarização da religião (seja a cristã, islâmica, católica etc.), como a produzida pelo jornal Charlie Hebdo

  2. Oração pela paz que, como cristãos, precisamos para o culto ao nosso Deus (1 Tm 2.1-3; Rm 12.9-21). Ainda temos este privilégio em nosso país

  3. Oração pelas autoridades de nosso país e mundo, inclusive para que sejam instrumentos da justiça divina, reprovando o mal e punindo a injustiça (Rm 13.1-5)

  4. Crença na soberania e controle de Deus sobre tudo e todos, inclusive sobre o mal (profeta Habacuque)

  5. Construção de uma visão bíblica correta do mundo em que vivemos, o qual deve piorar muito mais (2 Tm 3.1-5; Mt 24)

  6. Expectativa pela volta do Senhor Jesus (Ap 22.20)