Os desafios do viver pela fé
"Vivendo pela fé” - Série em Romanos
Pr Domingos M. Alves
1a. Mensagem, Rm 1:17 - 04/01/2015
“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “o justo viverá pela fé”, Rm 1:16,17 (NVI)
“Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade”, Hc 2:4 (NVI)
“Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei”, Rm 3.28 (NVI).
Introdução
Nesta série de mensagens na carta do apóstolo Paulo aos Romanos, nós focaremos “o justo vivera pela fé”, Rm 1:17 (Hc 2:4).
Como escreveu o Pr. John MacArthur: “A fé não é um ato pontual, mas sim um modo de vida”.
“A Epístola ao Romanos diz que devemos colocar tudo em ordem – com Deus, conosco mesmos e com os outros. A justiça de Deus recebida pela fé permite que vivamos corretamente” (Warren Wiersbe).
Como introdução a esta série de mensagens, trabalhemos com duas perguntas, cujas respostas nos ajudarão a compreender “quem é o justo”, e o que significa “viver pela fé”.
I. Quem é o justo?
O “justo viverá pela fé”, Rm 1:17; Gl 3:11; Hb 10:38; citação de Hc 2:4.
O envaidecido, o soberbo, é todo aquele confia em si mesmo; não crê em Jesus Cristo como seu Salvador, não O confessa como Senhor; tem um estilo de vida autossuficiente, e independente de Deus.
O ser humano sem a fé (o “crer”) em Jesus Cristo é ímpio, soberbo, está morto “em suas transgressões e pecados” ... Vive segundo a “presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência”, Ef 2:1,2.
“Mundo”, sistema, valores e atitudes deste mundo sem Cristo; um mundo sob a influência do Diabo ... Jo 12:31; Jo 8:44-47; Rm 12:2;
“Carne”, natureza pecaminosa; pecador vive segundo desejos e pensamentos da natureza pecaminosa.
“Anteriormente, todos nós estávamos vivendo entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos...”, Ef 2:3
“Desejos”, concupiscências ...
“Pensamentos”, entendimento, inteligência, mente, disposição...
“Justiça” – Deus pune o pecado, condena o pecador rebelde; mas, oferece perdão, salvação, vida eterna a todo aquele que crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, Rm 1:18; 3:25,26; 5:1; 6:23; 8:1; Jo 3:36.
Assim, o “justo” é todo aquele que por meio da fé em Jesus Cristo, segundo a justiça de Deus é declarado justo por Deus; absolvido da condenação do pecado, tem o perdão dos seus pecados, e recebe o dom da vida eterna, e a adoção como filho de Deus.
“Justiça de Deus” – caráter justo que pertence a Deus; a justiça pessoal de Deus, e a justificação que ele concede aos pecadores, declarando-os e aceitando-os como justos (Bruce).
“... Uma justiça que do princípio ao fim é pela fé...”, Rm 1:17 – Paulo refere-se a um processo iniciado e continuado pela fé.
II. O que significa viver pela fé?
Há pessoas que se dizem cristãs, crentes em Jesus Cristo, mas têm um estilo de vida segundo Ef 2:1-3!!! Pessoas que vivem segundo o “mundo”, e “a vontade” e os “desejos e pensamentos da natureza pecaminosa”!!! Tais pessoas têm uma real experiência de salvação em Jesus Cristo? Hb 4:12-14; Cl 1:22,23.
“A fé não é um ato pontual, mas sim um modo de vida”, (Pr. John MacArthur).
“Viver pela fé significa crer na Palavra de Deus e lhe obedecer, independentemente de que como nos sentimos, do que vemos ou de quais possam ser as consequências” (Warren Wiersbe).
Rm 1:5; 16:24-27; 10:17; Gl 2:20
“Alguém disse bem que ter fé não é crer apesar das evidências, mas sim obedecer apesar das consequências, descansando na fidelidade de Deus” (Warren Wiersbe).
Conclusão
“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “o justo viverá pela fé”, Rm 1:16,17 (NVI)
Gl 2:20; 2 Co 5:6-10; Hb 11:1-12:3; 1 Jo 5:1-5
“A Epístola ao Romanos diz que devemos colocar tudo em ordem – com Deus, conosco mesmos e com os outros. A justiça de Deus recebida pela fé permite que vivamos corretamente” (Warren Wiersbe).
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é de perseverante e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nestes estudos, faça a você mesmo estas perguntas:
- O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e de agir?
- Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?
- Qual o primeiro passo que darei nessa direção, para que haja real transformação em minha vida?
Conheça a verdade. Creia... Aproprie-se... Pratique... e experimentarás a vida completa que há em Jesus Cristo – Jo. 10.10.