Igreja Nova Aliança

View Original

Refletindo propósitos divinos

Mensagens Bíblicas
"Vivendo pela fé”
Série em Romanos
32a.  Mensagem
Pr Domingos M. Alves
16/10/2016

See this SoundCloud audio in the original post

Rm 15.7-13

 

Mensagem:  O cristão maduro na fé, tendo Jesus Cristo como exemplo e motivação, no Espírito Santo se reconhece como servo, e pelo viver e proclamar da verdade reflete os propósitos eternos de Deus.

 

Introdução  

            1. Recordando

            Domingo, 25/09, na 31a. Mensagem, refletimos sobre "Relacionar-se para o bem do próximo", Rm 15.1-7. Vimos que "O cristão maduro na fé, sustentado por Deus e a sua palavra, anda em amor fraternal, e se relaciona visando o desenvolvimento e o fortalecimento espiritual do próximo". 

 

            2. Hoje, 16/10 - 32a. Mensagem – Refletindo propósitos divinos, Rm 15.7-13.

 Esta passagem conclui a parte prática de Romanos 12.1-15.13, do viver segundo a justiça, o padrão de Deus revelado em Jesus Cristo e na sua palavra (Dr. Constable's Notes on Romans 2015 Edition). 

15.7 Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus. 8 Digo, pois, que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos nossos pais; 9 e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu te glorificarei entre os gentios e cantarei louvores ao teu nome. 10 E também diz: Alegrai-vos, ó gentios, com o seu povo. 11 E ainda: Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, e todos os povos o louvem. 12 Também Isaías diz: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para governar os gentios; nele os gentios esperarão. 13 E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

 

           Como começamos a estudar nas mensagens anteriores, Jesus Cristo é o nosso exemplo e a motivação para o viver em unidade, acolhendo uns aos outros, como Ele nos acolheu.

 

           15.7 Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.

             Acolher – ‘proslambano’, receber, tomar para si, aceitar em comunhão...        

            Jesus acolheu, Mt 10.40-42; 11.28-30; Lc 15.2.

             Como lemos em Efésios 2.14, o evangelho de Jesus Cristo derruba muros de inimizade, de separação.

              "Judeus e gentios, fracos e fortes, ricos e pobres devem refletir na Igreja a unidade em Cristo" (Timothy Keller, Romans For You, Vol. 2).

 

             8 Digo, pois, que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos nossos pais;

             Ministro -  'diakonos', servo, empregado doméstico, atendente...  Mt 20.26; Mc 10.45.

             Mc 10.45 Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

 

             Verdade - 'aletheia', a totalidade da revelação de Deus, de si mesmo e sua vontade, Jo 1.14,17; 14.6; 17.17; Rm 2.2.

              Jo 1.17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

              

              Como Jesus Cristo devemos ser servos em prol da verdade...

               Timothy Keller (Romans For You, Vol. 2) escreveu que ao procurar uma residência para morar, em vez de perguntar: Aonde eu posso viver de modo mais confortável? Pergunte: Aonde eu posso ser mais útil para Deus e os outros?

                Deveríamos fazer esta pergunta em todos os nossos níveis de relacionamentos, empreendimentos, ..., na totalidade do nosso viver para refletirmos a glória de Deus.

                Mt 5.16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

 

              Jesus foi servo em prol da verdade ... :

 

I. Para confirmar as promessas feitas aos nossos pais, 8b.

             Ministro da circuncisão ...

             Circuncisão - 'peritome', At 11.2; Rm 2.25 - uma referência aos da circuncisão, aos judeus.

              Rm 3.1 Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?

              9.4 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; deles são os patriarcas, e também 5 deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

 

                 ... Para confirmar ... - 'bebaioo', assegurar, comprovar, estabelecer... Mc 16.20; 1 Co 1.6.

                 ... As promessas ...  - 'epaggelia', proclamação, anuncio... Rm 4.13; 9.4.

                 Promessas feitas aos patriarcas, Gn 12.1-3; 28.10-17.

                 Gl 3.16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.

 

                Jesus Cristo se fez servo dos judeus para ser benção, esperança de salvação eterna para os judeus...

 

 

II. Para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia, 9.

              9 e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu te glorificarei entre os gentios e cantarei louvores ao teu nome.

               Jesus Cristo, embora sendo judeu segundo a carne, Ele "acolheu", se deu a si mesmo para morrer na cruz pelos pecados, em prol dos judeu e dos gentios (não judeus).

 

                 Nesta passagem de Romanos 15 ...

                10 E também diz: Alegrai-vos, ó gentios, com o seu povo.

                11 E ainda: Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, e todos os povos o louvem.

                12 Também Isaías diz: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para governar os gentios; nele os gentios esperarão.

                 .... são citadas as passagens de -  15.10 Cf. 2 Sm 22.50; Sl 18.49; 15.11 Cf. Sl 117.1; 15.12 Cf. Is 11.10.

 

              ... Para que os gentios glorifiquem - 'doxazo', louvar, exaltar, magnificar, tornar a dignidade e o valor de alguém ou de algo manifesto e conhecido - Lc 2.20; 1 Pe 4.11. 

               At 13.48 Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. 49 E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região

 

               ... Porcausa da sua misericórdia - 'eleos', 9.23; 11.31; Ef 2.4; 1 Pe 1.3.

 

                Tt 3.5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo

 

                Jesus Cristo se fez servo dos gentios para ser benção, esperança de salvação eterna para que os gentios glorifiquem a Deus...

                

 

Conclusão

             

              Timothy Keller (Romans For You, Vol. 2) escreveu que ao procurar uma residência para morar, em vez de perguntar: Aonde eu posso viver de modo mais confortável? Pergunte: Aonde eu posso ser mais útil para Deus e os outros?

 

              O cristão maduro na fé, tendo Jesus Cristo como exemplo e motivação, no Espírito Santo se reconhece como servo, e pelo viver e proclamar da verdade refleteos propósitos eternos de Deus.

 

               Ao servir ... Jesus Cristo refletiu os propósitos eternos de Deus, de que:

               A.  ... todos os povos o louvem ('epaineo), 11b.

                Que todos, judeus e gentios, louvem a Deus.

               Sl 117.1,2 Louvai ao SENHOR, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos. Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco, e a fidelidade do SENHOR subsiste para sempre. Aleluia!

               "E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os" selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra", Ap 5.9,10.

                 

                  Desafio: vivermos cada dia para o louvor de Deus, e com uma visão e comprometimento missionário para que "até os confins da terra" Seu Nome seja louvado.

 

 

                  B. Todos se sujeitem ao governo do Messias - Jesus Cristo.

                   ... aquele que se levanta para governar ('archo') os gentios, 12b.

                  Que todos, judeus e gentios, estejam debaixo do governo do Messias - Jesus Cristo.

                 

                  Gn 49.19 O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.

                 Sl 22.27,28 Lembrar-se-ão do SENHOR e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações. Pois do SENHOR é o reino, é ele quem governa as nações.

                  

                   Desafio: vivermos cada dia em plena sujeição a vontade de Deus, e no Espírito conduzirmos outros à obediência a Cristo.

                 

 

               C. Todos coloquem a esperança em Jesus Cristo...

                 ... nele os gentios esperarão ('elpizo'), 12b.

                Que os judeus e os gentios... Todas as nações coloquem sua esperança de salvação eterna, de alegria completa,  no Messias, na "raíz de Jessé" (Cf. (Lc 24.21; Mt 12.21; Mt 1.1,5,6,16,17).

               Is 11.1 Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. ... 10 Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada.

                Ap 22.16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. (Cf. Ap 22.12-17).

               

               Desafio: vivermos cada dia com a esperança colocada em Jesus Cristo, e orando e testemunhando e proclamando Jesus Cristo para que as pessoas esperem Nele.

 

               

                Nesta caminha de fé, vivendo cada dia refletindo os propósitos de Deus, estamos sujeitos a desânimos, decepções... etc.; e, que o Deus da esperança nos encha...  15.13 ... "de todo o gozo e paz no vosso (nosso) crer, para que sejais (sejamos) ricos de esperança no poder do Espírito Santo".

 

                O "Deus da esperança" é o Deus que inspira esperança, e oferece esperança para, Seus remidos. Os cristãos podem ser alegres (preenchido "com toda a alegria") por causa do que Deus já fez por eles, e que Ele ainda está fazendo para eles. Também podemos cheio de paz(cheios de toda a "paz") à medida que compreendemos tanto o que Ele está fazendo por nós agora, e o que Ele fará por nós no futuro. É possível nós sermos "ricos de esperança", por causado "poder" do onipotente"Espírito Santo" que está agindo em nós (cf. cap. 8). (Dr. Constable's Notes on Romans 2015 Edition, p. 186).

 

 

(Nota: nesta série de mensagens em Rm, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong,s, Esword, Strong´s, ou Gingrich & Danker)

 

 

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto - SP

Outubro 2016