Confirmados pelo Deus glorioso
Mensagens Bíblicas
"Vivendo pela fé”
Série em Romanos
Pr Domingos M. Alves
38a. Mensagem
29/01/2017
Rm 16.25-27
MENSAGEM: O Deus, único e sábio, digno de glória, é poderoso para nos manter firmes na fé em Jesus Cristo, no perseverar em comunhão e confiança e obediência a Ele e sua palavra.
Introdução
1. Recordando
No domingo, 15/01/16, 37a. Mensagem, refletimos – Perigo, inimigo infiltrado! Rm 16.17-20. Vimos que “O cristão maduro espiritualmente permanece na sã doutrina e vive de modo integrodiante de Deus e dos homens, resistindo aos falsos cristãos e mestres que ao serviço de Satanás sutilmente combatem contra o Evangelho e a Igreja de Jesus Cristo.
2. Hoje, 15/01/17 - 38a. Mensagem – Confirmados pelo glorioso Deus. Rm 16.25-27.
16.25a Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo... [...] 27 ao Deus único e sábio seja dada a glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!
Na 1ª. Mensagem (04/01/2015) desta série em Romanos, nós refletimos sobre: Os desafios do viver pela fé.
Vamos concluir esta série de mensagens, relembrando alguns pontos da 1ª. Mensagem, e refletindo em Rm 16.25-27.
“A Epístola aos Romanos diz que devemos colocar tudo em ordem – com Deus, conosco mesmos e com os outros. A justiça de Deus recebida pela fé permite que vivamos corretamente” (Warren Wiersbe).
Na ocasião mós trabalhamos com duas perguntas, cujas respostas nos ajudaram a compreender “quem é o justo?”, e “o que significa viver pela fé?”.
I. Quem é o justo?
Rm 3.28 Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei. (NVI)
“Anteriormente, todos nós estávamos vivendo entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos...”, Ef 2:3
“Justiça” – Deus pune o pecado, condena o pecador rebelde; mas, oferece perdão, salvação, vida eterna a todo aquele que crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, Rm 1:18; 3:25,26; 5:1; 6:23; 8:1; Jo 3:36.
Assim, o “justo” é todo aquele que por meio da fé em Jesus Cristo, segundo a justiça de Deus é declarado justo por Deus; absolvido da condenação do pecado, tem o perdão dos seus pecados, e recebe o dom da vida eterna, e a adoção como filho de Deus.
“Justiça de Deus” – caráter justo que pertence a Deus; a justiça pessoal de Deus, e a justificação que ele concede aos pecadores, declarando-os e aceitando-os como justos (Bruce).
“... Uma justiça que do princípio ao fim é pela fé...”, Rm 1:17 – Paulo refere-se a um processo iniciado e continuado pela fé.
II. O que significa viver pela fé?
Rm 1.16 Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. 17 Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “o justo viverá pela fé”. (NVI)
Hc 2.4 Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade. (NVI)
Gl 2.20b ... vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e si mesmo se entregou por mim.
“A fé não é um ato pontual, mas sim um modo de vida” (MacArthur).
“Viver pela fé significa crer na Palavra de Deus e lhe obedecer, independentemente de que como nos sentimos, do que vemos ou de quais possam ser as consequências” (Warren Wiersbe).
“Alguém disse bem que ter fé não é crer apesar das evidências, mas sim obedecer apesar das consequências, descansando na fidelidade de Deus” (Warren Wiersbe).
Conclusão
Em Rm 16.25-27, o apóstolo Paulo termina com uma doxologia.
O Deus eterno que é capaz de estabelecer os romanos (e todos os cristãos) por meio do evangelho merece glória eterna. (C. O. Pinto)
O Deus, único e sábio, digno de glória, é poderoso para nos manter firmes na fé em Jesus Cristo, no perseverar em comunhão e confiança e obediência a Ele e sua palavra.
Explanando o texto...
16.25a Ora aquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo ...
Confirmar - ‘sterizo’, estabelecer como seus filhos,firmar na verdade, fortalececer..., cf. 1 Pe 5.10,11; 2 Pe 1.12; 1 Ts 5.24; Jd 24,25.
Segundo (em conformidade) o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério... – evangelho relacionado com Jesus Cristo e a revelaçaõ do mistério (segredo que estava oculto).
A pregação (‘kerygma’) é Jesus Cristo, o tema da mensagem; assim, como Jesus Cristo é a revelação do mistério que estava em silêncio (‘sigao’, estar quieto, em estado de silêncio...) – 1 Co 1.21; Cl 1.25-29; Ef 3.9,10.
16.26 e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações.
Tornou-se manifesto – ‘phaneroo’, tornar claro, revelou...
Escrituras proféticas – 1.2 o qual foi por
“Embora os profetas tivessem anteriormente ensinado tudo o que Cristo e os apóstolos explicaram, ensinaram-no com tanta obscuridade, em comparação com a brilhante clareza da luz do Evangelho, que não precisamos ficar surpresos se se nos diz que estas coisas, agora reveladas, estavam ocultas” (Calvino).
Para a obediência por fé... – 1.5. A verdadeira fé gera verdadeira obediência...
Entre todas as nações... – há uma visão de Rm 15-9-12; At 1.8; Mt 28.18-20; etc., do Evangelho ser proclamado até os confins da terra, entre todas as nações.
16.27 ao Deus único e sábio seja dada a glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!
Deus é único (‘mono’) – não há outro Deus além dele... Rm 11.33-36; 1 Tm 1.17; 6.13-16.
Deus é sábio (‘sopho’) – “por isso estabeleceu um plano apropriado em Jesus Cristo e mediante a instituição da pregação do evangelho aos gentios” (Leenhardt, p. 397).
Desafio:
O estudo de Romanos deve nos tornar mais firmes na fé e mais entusiasmados em compartilhar Cristo com os outros (Wiersbe).
“A Epístola aos Romanos diz que devemos colocar tudo em ordem – com Deus, conosco mesmos e com os outros. A justiça de Deus recebida pela fé permite que vivamos corretamente” (Warren Wiersbe).
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é de perseverante e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nestes estudos, faça a você mesmo estas perguntas:
• O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e de agir?
• Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?
• Qual o primeiro passo que darei nessa direção, para que haja real transformação em minha vida?
Conheça a verdade. Creia... Aproprie-se... Pratique... e experimentarás a vida completa que há em Jesus Cristo – Jo. 10.10.
Pr Domingos M. Alves
Ribeirão Preto, SP, Brasil
19/01/2017