Pais e filhos com o “DNA” de Jesus Cristo

NOVA ALIANÇA
Mensagens bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
17a. Mensagem
22.10.2017
Pr. Domingos M. Alves

Colossenses 3.20,21

 

Mensagem: Pais e filhos que “armazenam, expressam e transmitem” o pensar e o agir segundo Jesus Cristo, eles desenvolvem um relacionamentoem   amor e segurançae satisfação mútua,  que glorifica o Seu Nome.

 

A. Recordando

Na 16a. Mensagem,  dia 15.10,17, em Cl 2.18,19, sob o tema “Casais com o “DNA” de Jesus Cristo”, 3.18,19, refletimos queMaridos e esposas que “armazenam, expressam e transmitem” o pensar e o agir segundo Jesus Cristo edificam um casamento sólido e um lar feliz”.

 

B. Mensagem de hoje, 22.10 - Pais e filhos com o “DNA” de Jesus Cristo, Cl 3.20,21

Nas Escrituras Sagradas observamos que, desde o início da criação, os filhos fazem parte do projeto de Deus (Gn 1.28), e que sob a perspectiva divina os filhos são bênçãos de Deus (Sl 127; 128).

Mas, assim como no casamento, também, na relação entre pais e filhos, a entrada do pecado no mundo, por meio de Adão e Eva, trouxe uma série de graves crises relacionais.

Precisamos sempre voltar às Escrituras, ao Evangelho de Jesus - “palavra da verdade do evangelho”, com a convicção de que o ideal de Deus é de que em Jesus Cristo o relacionamento entre pais e filhos, num contexto de amor e paz e satisfação,  reflita a glória do Seu Nome.

Pais e filhos que “armazenam, expressam e transmitem” o pensar e o agir segundo Jesus Cristo, eles desenvolvem um relacionamentoem   amor e segurançae satisfação mútua,  que glorifica o Seu Nome.

Reflitamos em Cl 3.20,21, sobre dois princípios divinos que devem nortear o relacionamento entre pais e filhos com o “DNA” de Jesus Cristo.

3.20 Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. 21 Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

 

I. Filhos, em tudo, obedientes aos seus pais, 3.20

3.20 Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.

Filhos (‘teknon’), crianças, menores, que moram com os pais...

Nota: por toda vida, os filhos devem “honrar”, respeitar os pais (Êx 20.12; Ef 6.1). Mas, enquanto debaixo da autoridade dos pais, é dever dos filhos, em tudo, obedecer o pais.

Em tudo - não somente no que é conveniente; em tudo que legal e ética e moralmente não viola o caráter santo e justo e amoroso de Deus.

Obedecei (‘hupakouō’), prestai atenção, estai submisso, segui...

A vossos pais (‘goneus’), ref. aos pais e mães... Cf. Pv 3.1-4,11,12; 4.1-6.

Ef 6.1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. [...] 5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo.

Filhos precisam aprender o princípio da sujeição, da obediência à autoridade. E, tal aprendizado começa no lar, e é importante para que aprendam a desenvolver liberdade com responsabilidade.

Filhos que não aprendem a obedecer aos pais têm sérios problemas de sujeição as autoridades na escola, no trabalho, na igreja, na sociedade em geral...

“O colapso da autoridade em nossa sociedade reflete o colapso da autoridade no lar” (Wiersbe).

Por que os filhos devem, em tudo, obedecer aos pais?

3.20b ... pois fazê-lo é grato diante do Senhor.

Grato (‘euarestos’) diante do Senhor - é agradável a Deus; agrada bem a Deus.

Ef 5.10 Provando sempre o que é agradável ao Senhor.

Ef 6.1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.

Filhos que levam Deus a sério compreendem que obedecer aos pais é agir segundo o que é correto diante de Deus, e agrada ao Seu coração.

Filho, em tudo, sob a graça de Deus, você tem obedecido aos seus pais? Se não estás mais debaixo da autoridade dos pais, você os tem honrado?

Se há algo no qual tens violado o princípio divino, quais os passos que Deus requer de ti, para colocar tua vida em ordem com Ele e com os teus pais?

Filhos verdadeiramente cristãos, com o “DNA” de Jesus Cristo, revestidos das virtudes divinas, obedecem aos seus pais enquanto estão debaixo de sua autoridade, e os honram por toda a vida.

 

II. Pais, não irritem os vossos filhos, 3.20

3.21 Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

Pais (‘patēr’), ref. a paternidade...

Não irriteis (‘erethizō’), provocar a ira, irritar...

 

3.21a Pais, não irriteis os vossos filhos...

Como os pais podem provocar a ira dos seus filhos?

*  Sendo severos, sem sensibilidade, sem amor no trato com os filhos...

*  Sendo injustos, tratando os filhos com imparcialidade...

*  Sendo incoerentes, cobrando dos filhos coisas que os próprios pais não vivem...

*  Sendo desrespeitosos, humilhando os filhos no espaço privado e/ou público...

*  Sendo omissos, ausentes (mesmo, quando estão fisicamente presentes!!!) da vida dos filhos; “filhos órfãos de pais vivos”...

*  Sendo egoístas, tomando decisões e agindo sem considerar os filhos...

*  Sendo orgulhos, não reconhecendo os erros, e não pedir perdão quando ofendem os filhos...

*   ...

Pais, você têm irritado os seus filhos? Se sim, de que modo vocês os têm irritado? O que Deus requer que façam para acertar o vosso relacionamento com Ele e com os teus filhos?

Por que, os pais não devem irritar os seus filhos?

3.21b ... Para que não fiquem desanimados.

Não fiquem desanimados (‘athumēo’), desencorajados, sem ânimo, sem motivação...

Pais devem encorajar os seus filhos. Como?

No Espírito Santo em perseverante oração, Ef 2.20,21; 6.18:

*  Tendo o viver conjugal (marido e esposa) no Senhor...

*  Tendo tempo qualitativo com os filhos...

*  Sendo exemplo do viver sério com Deus...

*  Educando em amor: cuidando; instruindo; encorajando; disciplinando - estabelecer limites e responsabilidades, admoestar, corrigir (rebeldia).

Ef 6.4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.

Hb 12.6 Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? 10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. 11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.

O lar cristão deve ser um espaço acolhedor, de educação, encorajamento e segurança para os filhos.

“Quando uma criança não é encorajada em casa procura a auto-afirmação em outros lugares” (Wiersbe).

Pais revestidos das virtudes divinas não são fonte de desanimo para os seus filhos, mas os educam em amor segundo o ensino e o modelo de Deus Pai.

Pais verdadeiramente cristãos, com o “DNA” de Jesus Cristo, revestidos das virtudes divinas, com amor e coragem e perseverança encorajam os seus filhos no viver segundo Deus.

 

Conclusão

3.20 Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. 21 Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

Pais e filhos que “armazenam, expressam e transmitem” o pensar e o agir segundo Jesus Cristo, eles desenvolvem um relacionamentoem   amor e segurançae satisfação mútua,  que glorifica o Seu Nome.

Ml 4.5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; 6 ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.”

O ministério de Elias era um chamado ao arrependimento, a volta ao viver sério com Deus. Nesse contexto de avivamento espiritual, assim como precisamos em nossos dias, os corações dos pais são convertidos aos filhos, e dos filhos aos pais.

Uma palavra de esperança para pais e filhos, “vinda da palavra que nos foi evangelizada” - 1 Pe 1.17-21. Deus Pai, por meio de Jesus Cristo, resgata os seus do “fútil procedimento que nossos pais nos legaram”, de sorte que a nossa “fé e esperança estejam em Deus”.

Pais e filhos que “armazenam, expressam e transmitem” o pensar e o agir segundo Jesus Cristo, eles desenvolvem um relacionamentoem   amor e segurançae satisfação mútua,  que glorifica o Seu Nome.

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

- Phillips, J. B., Cartas às igrejas novas. São Paulo: Vida Nova, 2ª. Ed.  1972.

- Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

- MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

- Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

- Meyers, Rick - E-sword HD.

- Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

- The Bible Knowledge Commentary, Walvoord, Jonh F.; Zuck, Roy B.; Dallas Theological Seminary.  Logos Bible (usando a partir das mensagens de Out. 2017).

- Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas:  Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

 

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto – SP – Brasil

Outubrode 2017