Igreja Nova Aliança

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Conhecer para viver e transmitir

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série “A Toda-Suficiência de Cristo”
Colossenses
Introdução – 05.03.2017
Pr. Domingos M. Alves

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Colossenses 1.1-2

 

Mensagem: O verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo (Jo 17.4) e da verdade bíblica (Jo 8.31,32) nos liberta da condenação e da escravidão do pecado e dos falsos ensinos e das falsas crenças, e é suficiente nos conduz ao viver de modo digno do Senhor.

Esboço:

Introdução

A. Autor, v.1.

Paulo escreveu esta carta por volta do ano 61 a.D., quando da sua primeira prisão em Roma.

Há algumas contestações, doutrinárias e léxicas, sobre a autoria desta carta ser de Paulo ou não... Mas, tais contestações não são adequadas para negar a autoria paulina. “Um argumento convincente a favor da autoria paulina é o fato de que Filemon, que é incontestavelmente paulina, menciona as mesmas pessoas encontradas em Colossenses (...) e é enviada a mesma cidade” (C. O. Pinto, p.375,376).

Paulo se apresenta como apóstolo, e escreve em nome dele e de Timóteo...

Cl 1:1  Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo...

Apóstolo” (apostolos ) - enviado;  mensageiro; especialmente aplicado aos doze apóstolos de Jesus Cristo (Ef 2.20).

Paulo se reconhece apóstolo pela “vontade de Deus”…

Vontade” (thelēma) – Segundo o desejo, escolha ou determinação de Deus (At 9.15).

 

B. Destinatários, v. 2.

“Aos santos (hagios) e fiéis (pistos) irmãos (adelphos) em Cristo...” – membros da família de Deus; pessoas consagradas a Deus; pessoas que crêem em Jesus como Salvador, que confiam nas Suas promessas e o seguem como Senhor; aqueles que em Cristo Jesus se tornam filhos do Pai celestial, membros da mesma família...

A carta originalmente foi destinada aos cristãos em Colossos – ficava no vale do rio Lico, hoje, região da Turquia / oeste da Ásia. Tinha sido uma grande e prospera cidade, mas estava em decadência no período romano...

A carta deve ter sido levada por Tíquico, 4.7

A igreja deve ter sido começado pelo ministério de Epafras, 1.7,8; 4.12,13.

Paulo começou a carta com uma saudação habitual – “Graça e paz”.

Cl 1:2  ... Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai.

Graças” (charis)  - favor divino; o que Deus faz por nós, nos concede, como fruto do Seu amor, e não dos nossos méritos.

Paz”  (eirēnē) – ausência de animosidade; tranqüilidade;  segurança, prosperidade, felicidade; paz como fruto da reconciliação com Deus Pai em Cristo Jesus (Rm 5.1).

A graça e a paz vêem da parte de “Deus nosso Pai”.

Pai” (patēr) – o fundador da família e ou da nação; Deus como criador, preservador e protetor; especial e íntimo relacionamento com Deus; reconciliados e amados por Deus.

A carta aos Colossenses, palavra de Deus, se aplica a todos os discípulos de Jesus Cristo, aos membros da família de Deus, da Igreja de Jesus Cristo....

 

C. Propósito da carta

O propósito da carta pode ser formulado como: Promover dedicação exclusiva a Cristo como cabeça todo-suficiente da igreja ao confrontar suas perfeições com o falso sistema religioso que era ensinado em Colossos (C.O. Pinto, 381).

Paulo escreve para desmascarar e refutar um falso ensino que tinha entrado intrusivamente na vida da igreja em Colossos (2.4,8) (Martin, p. 54).

A carta aos Colossense nos apresenta a excelência e a suficiência de Jesus Cristo e nos desafia ao viver plenamente comprometido com Cristo.

Os hereges alegavam que para atingir-se o nível espiritual mais elevado, era necessário algo mais do que a Pessoa de Cristo. Era necessário acrescentar-se:

• Filosofia, 2.8-10; legalismo, 2.16,17; misticismo, 2.18,19;  e ascetismo, 2.20-23.

A carta foi escrita para combater uma heresia sincrética (filosofia grega e tradicionalismo judaico) que infectava a igreja em Colossos... “Era uma forma sincrética de crença e culto que roubava o cristianismo da sua identidade ao diminuir Cristo e exigir acréscimos à fé como um meio de salvação” (C. O. Pinto, p. 379).

 

Quatro elementos desta heresia:

(1) Filosofismo – Uso de argumentos persuasivos. Dualismo de matéria e espírito. Ênfase em princípios elementares. 2.20; 2.8.

Ataca a doutrina da iluminação.

(2) Legalismo – Circuncisão. Leis alimentares. Observância de dias especiais para culto ou devoção. 2.8, 11, 16; 3.11 (cf. 1 Tm 4.3-4).

Ataca as doutrinas da reconciliação e identificação com Cristo.

(3) Misticismo – Autodegradação. Mortificação. Adoração de anjos. Visões extáticas. 2.18.

Ataca a doutrina da união entre dos crentes com Deus.

(4) Ascetismo – Abstinência sexual. Restrições alimentares. Restrições de contato. 2.16a, 21, 23.

Ataca a doutrina da santificação.

(C.O. Pinto, p. 379, 380).

O verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo (Jo 17.4) e da verdade bíblica (Jo 8.31,32) nos liberta da condenação e da escravidão do pecado e dos falsos ensinos e das falsas crenças, e é suficiente nos conduz ao viver de modo digno do Senhor.

 

Conclusão

          O desafio do verdadeiro cristão, da Igreja de Jesus Cristo, diante dos desafios dasheresias, das influências doutrinárias e condutas que atentam contra a Cristo, e a Igreja...

O fracasso dos cristãos modernos em compreenderem e se apropriarem das riquezas que há em Cristo tem aberto as portas para totó tipo de influências aberrantes. Falsa doutrina, legalismo, libertinagem, humanismo e secularização – citando algumas destas influências – estão corroendo a fé cristã. Tais assaltos satânicos são bem mais sutis e, portanto, mais perigosos que o liberalismo que estilhaçou a igreja no início deste século; e estão proliferando com eficácia assustadora (MacArthur, p. 11).

Uma das evidências de que muitos cristãos estão perdendo a confiança em Cristo é uma teologia cada vez mais humanista.  O foco para as pessoas e os seus problemas, não o foco em Deus. A opinião contemporânea é utilitária, valorizando mais oconforto físico do que o bem-estar espiritual, mais o amor-próprio do que o ser igual a Cristo, mais as boas emoções do que o viver santo (MacArthur, p. 13,14).

O verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo (Jo 17.4) e da verdade bíblica (Jo 8.31,32) nos liberta da condenação e da escravidão do pecado e dos falsos ensinos e das falsas crenças, e é suficiente nos conduz ao viver de modo digno do Senhor.

 

Desafio - crer na verdade...

            Acolhendo / aceitando a palavra de Deus...

   At 2.40 E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa. 41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; 42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Tg 1.21 Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão (prautēs – dar as boas vindas, receber com disposição, com gentileza de espírito) a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas. 22  E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Aceitar e acolher a palavra para a salvação eterna – poderosa para nos reconciliar com Deus, para nos salvar da morte e condenação eterna...

 

Desafio - viver e transmitir a verdade...

Como Esdras devemos devemos...

Ed 7.10  Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças.

a) Buscar (dârash)...

1Pe 2.1  Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a maledicência, 2  desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação...

Buscar a palavra, desejar, é condição para o desenvolvimento da salvação, para o crescimento no conhecimento da verdade e para o desenvolvimento do caráter semelhante a Cristo.

b) Cumprir (‘âsâh)...

Tg 1.22  E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Cumprir, fazer, obedecer a palavra de Deus é um dos requisitos para o viver feliz, para o bom êxito, para o viver em inteiro agrado a Deus e para ser benção na vida dos outros (a começar no contexto da lar, da família e indo além).

c) Ensinar (lâmad)...

Cl 3.16  A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.

“Ensinai-vos uns aos outros” – um mandamento recíproco. Este ensino deve ocorrer formalmente e informalmente nos relacionamentos com os outros discípulos de Jesus Cristo.

Buscar... Cumprir...  Ensinar... Tudo deve, em oração humilde e perseverante, sob a dependência e liderança do Espírito Santo!

2Tm 3.14  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15  e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem (dunamai)  fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16  Toda Escritura é divinamente inspirada (theopneustos) e proveitosa para ensinar (didaskalia – instruir), para repreender (elegchos),  para corrigir (paidéia – tutoria, educação, treinamento) , para instruir em justiça (dikaiosunē - condição, estado aprovado por Deus, integridade); 17  para que o homem de Deus seja perfeito (artios - provido, suprido, completo), e perfeitamente preparado para toda boa obra (ergon – todo tipo de ocupação, trabalho...).

2 Pe 1.19  E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; 20  sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21  Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

Há aqueles que alegam que a Bíblia é um mero livro escrito por homens, e nada mais que isso. Não a reconhecem como a palavra de Deus, negam erejeitam... Tais pessoas estão debaixo da condenação, da ira de Deus (Rm 1.18-23).

Deus nos deu, na Bíblia, dois tipos de revelação proposicional. Primeiro, declarações didáticas e mandamentos. Segundo, um registro de como tem trabalhado na história(Schaeffer, p. 65) .

Aquilo que é contrário à verdade proposicional de Deus não é verdade. Se uma afirmação é verdadeira o oposto dela não é verdadeiro – antítese (Schaeffer,p. 47).

A carta aos Colossenses, palavra de Deus, se aplica a todos os discípulos de Jesus Cristo, aos membros da família de Deus, da Igreja de Jesus Cristo....

Possuir o Senhor Jesus Cristo é ter todo recurso espiritual. Toda força, sabedoria, consolo, alegria, paz, significado, valor, propósito, esperança e realização na vida, agora e para sempre, estão inseparavelmente contidos nEle. O cristianismo é um relacionamento todo-suficiente com um Cristo todo-suficiente. Não há razão para qualquer pessoa que crê na Palavra de Deus ter dificuldades com essa verdade auto-evidente.

Mas uma abrangente falta de confiança na suficiência de Cristo vem ameaçando a igreja contemporânea (MacArthur, p. 12).

O verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo (Jo 17.4) e da verdade bíblica (Jo 8.31,32) nos liberta da condenação e da escravidão do pecado e dos falsos ensinos e das falsas crenças, e é suficiente nos conduz ao viver de modo digno do Senhor.

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Esword; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

 

Pr. Domingos Mendes Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto – SP - Brasil

Março de 2017