O Evangelho verdadeiro (1a. Parte)

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
3ª. Mensagem - 1a. Parte
16/04/2017
Pr. Domingos M. Alves

Cl 1.5-8

Mensagem: O Evangelho verdadeiro é Jesus Cristo - o que Ele e fez por nós, segundo a graça e o poder de Deus para salvação eterna - justificar e santificar e glorificar, de todo aquele que se arrepende dos seus pecados e Nele crê como único e suficiente Salvador e O confessa como Senhor.

 

Introdução

Na segunda mensagem (09/04) desta série na carta aos Colossenes, nós refletimos sobre “Deus é o Deus da verdade”, 1.5b-8. O foco da mensagem foi - o Deus Vivo e Real é o Deus da verdade, e sob o poder do Espírito Santo o cristão da verdade e de verdade crê, vive, instrui outros e transmite na palavra da verdade do evangelho de Jesus Cristo.

1:5  por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.

No domingo passado (2ª. Mensagem)  levantamos a questão – O que é a verdade?

Hoje, vamos levantar a questão – o que é a verdade do Evangelho, o Evangelho verdadeiro?

No domingo passado, compartilhei de que durante as recentes viagens que fiz, num dos vôos eu estava lendo um artigo no New York Times sobre “o porque as pessoas continuam a acreditar em coisas objetivamente falsas”. O artigo refere-se ao Presidente Donald Trump que afirma certas coisas como sendo verdade, mesmo que as evidências sejam contrárias a sua opinião.

Como, também, li online no Expresso NEXO, isto tem sido denominado de “pós-verdade”. “Pós-verdade” foi definido pela Oxford Dictionaries como: um adjetivo “que relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais”.

Ou seja, a “pós-verdade” trata de uma “verdade”, que na verdade é uma mentira.

Na terça-feira, 11/04, 21:49 hrs, ao chegar em casa, após ter saído de um encontro aonde ministrei sobre o Evangelho de Cristo, vi e ouvi na Televisão parte de um programa religioso (não posso chamar de verdadeiramente cristão / evangélico). Na parte que eu vi e ouvi, o Missionário RR Soares leu o texto bíblico de Fp 2.13 – Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua vontade. Após ter lido o texto, RRS focou o “querer e o efetuar”, e relacionou o “querer” com Deus ter dado aos presentes no auditório o “querer” de terem ido lá; e o “efetuar” com as curas, resoluções do mal e dos problemas... Em seguida, ele orou: como ministro de Deus eu paraliso e ordeno: sai dor, sai inflamação, sai os problemas desta vida em Nome de Jesus. Tendo orado, encorajou para que testemunhos fossem dados sobre o “efetuar” de Deus, ou seja, para as curas, resolução da dores...

O que vi e ouvi, foi uma “pós-verdade”.  Não é a verdade do Evangelho, e nada tem haver com o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.

1:5b  ... da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.

O que é a verdade do evangelho, o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo?

O Evangelho verdadeiro é Jesus Cristo - o que Ele e fez por nós, segundo a graça e o poder de Deus para salvação eterna - justificar e santificar e glorificar, de todo aquele que se arrepende dos seus pecados e Nele crê como único e suficiente Salvador e O confessa como Senhor.

Vejamos 02 características e os desafios, da verdade do Evangelho, do Evangelho verdadeiro.

(Hoje, refletiremos sobre a 1a. característica, e continuaremos num outro domingo).

 

I. O evangelho verdadeiro é Jesus Cristo.

O evangelho, antes de ser uma verdade divina, é uma Pessoa – Jesus Cristo eSua obra salvífica pelos pecadores.

1.5b “Palavra (logos) da verdade (aletheia) do evangelho”.

Jo 1.1 No princípio era o Verbo (logos), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

O Evangelho verdadeiro é Jesus Cristo - o que Ele e fez por nós, segundo a graça e o poder de Deus para salvação eterna...

Nos versos 13 a 22, 2.8-13, pelo poder do Espírito Santo nós podemos conhecer e compreender mais claramente quem é Jesus Cristo e o que Ele fez por nós.

A. Quem é Jesus Cristo?

1.3... Nosso Senhor Jesus Cristo... (cf. 2.6; 3.18,20,22-24; 4.1; Rm 10.9; Fp 2.9,10).

1.15 Este é a imagem do Deus invisível... - 1.19 Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude. (cf. 2.3,9,10; 3.11; Mt 11.27; Jo 1.14,16; Ef 1.23; 4.10).

1.15... O primogênito de toda a criação (cf. 1.16,17; Jo 1.1,3).

1.18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja... (cf. 1.24; 2.17;  Ef 1.22,23; 5.23).

1.27... Cristo em vós, a esperança da glória (cf. 1.5a; 3.4a; Rm 5.2; 8.18,19; 2 Co 4.17,18; 1 Tm 1.1; 1 Pe 1.3,4).

 

B. O que Jesus Cristo fez por nós pecadores?

1.14 no qual (Jesus Cristo) temos a redenção, a remissão dos pecados (1.20-22; 2.11-15; 1 Co 15.1-4).

Redenção (apolutrosis) e remissão (aphesis) dos pecados...

Gl 1.4 O qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.

1 Pe 3.18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito.

O evangelho, antes de ser uma verdade divina, é uma Pessoa – Jesus Cristo e Sua obra salvífica pelos pecadores.

 

Desafio:

Reconhecer e crer em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, e viver em adoração e sujeição ao Seu Nome.

(Continua...)

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Esword; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

 

 

Pr. Domingos Mendes Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto – SP - Brasil

Abril de 2017