A excelência de Jesus Cristo (1ª. Parte)
NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
5ª. Mensagem
14.05.2017
Pr. Domingos M. Alves
Colossenses 1.13-23
Mensagem: A Pessoa e a obra de Jesus Cristo são incomparáveis e únicas, e plenamente suficientes para, por meio da graça e fé, reconciliar o ser humano pecador com o Deus – Santo e Justo e Amoroso, e torná-lo digno e capaz de desfrutar da plenitude da vida Nele.
Introdução:
1. Recordando
Na 4ª. Mensagem, “Vivendo com excelência em Cristo”, Cl 1.9-14, nós focamos que “o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, com pleno conhecimento da vontade de Deus, em toda sabedoria e entendimento espiritual, ele persegue o viver com excelência em Cristo”.
2. Mensagem de hoje - A excelência de Jesus Cristo, Cl 1.13-23
A Pessoa e a obra de Jesus Cristo são incomparáveis e únicas, e plenamente suficientes para, por meio graça e fé, reconciliar o ser humano pecador com o Deus – Santo e Justo e Amoroso, e torná-lo digno e capaz de desfrutar da plenitude da vida Nele.
I. A excelência da Pessoa de Cristo.
Jesus Cristo é Deus, 1.15
1.15a Este é a imagem do Deus invisível...
“Imagem” (‘eikōn’), palavra que expressa a idéia de representação e manifestação. Cristo é a perfeita imagem de Deus, Ele é Deus.
Jo 1.1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Hb 1.3a Ele (o Filho), que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder... (cf. Hb 1.1-14).
Deus é espírito, e pode ser conhecido porque Ele se deu a conhecer, se revelou... Jo 4.24; 1.18.
Essa revelação é vista clara e totalmente no Filho - Jesus Cristo, Mt 11.25-27; Jo 1.1,14; 2 Co 4.4-6; Hb 1.1-4.
Jesus é a “imagem”, a própria realidade divina, sendo Ele – Deus.
1.18 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude.
1 Jo 5.20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (Jo 1.1,14).
Hb 1.6 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. [...] 8a mas acerca do Filho (diz): o teu trono, ó Deus, é para todo sempre...
Jesus Cristo sendo Deus:
A. Ele é Criador e sustentador da criação, 1.15
1.15b... O primogênito de toda a criação; 16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.
“Primogênito” (‘prōtotokos’), palavra que enfatiza a pré-existência e a singularidade de Cristo, bem como a Sua superioridade sobre a criação. Pode estar presente também a idéia de herdeiro da criação – na família judaica o primogênito era o principal herdeiro.
“Primogênito”, não que Ele pertença à criação de Deus, sendo criado, mas sim como sendo o agente através de quem foram criadas todas as coisas, 1.16; Jo 1.1-4.
Ele é o sustentador da criação, 1.17 – “subsiste”, todas as coisas são coerentes, são sustentadas, têm harmonia (sunistaō / sunistanō / sunistēmi) Nele (por isso se a criação é fruto da evolução, do acaso, então não há ordem e harmonia, e sim caos). Teoria da evolução espontânea – matéria + energia + tempo. A energia não organiza, não planeja...
B. Ele tem a primazia sobre todas as coisas, 1.17
1.18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas coisas ter a primazia, 19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude.
“Cabeça” (‘kephale’) – soberania, liderança, senhorio...
“Primazia” (‘proteuo’)
Ele é o fundador de um novo “princípio” (‘arche’), “primogênito” (‘prōtotokos’). Em Gn 49.3, LXX, usando os mesmos termos ‘prōtotokos ’ – ‘arche’... Esta combinação sugere que Jesus Cristo antes de tudo e de todosé o fundador de um novo povo, Rm 8.29.
1.18b... Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas coisas ter a primazia.
A ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos é a garantia da ressurreição de todos os que Nele crêem...
C. Jesus Cristo é o Salvador, 1.19,20
1.19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
Deus expressou a totalidade da sua atividade salvífica e reconciliadora em Jesus – reconciliação pelo sangue da cruz...
A RECONCILIAÇÃO TEVE SEU LUGAR CENTRAL NA SUA TEOLOGIA DA CRUZ.
2.13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; 14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; 15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
Paz – a reconciliação tem a ver primeiramente com a restauração de relacionamentos. Paz é mais do que um fim às hostilidades. Aponta para a presença de bênçãos espirituais e o bem estar do ser humano todo e como um todo, tanto individual como socialmente.
Ef 1.17 E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; 18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.
Rm 5.1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; [...] 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; 11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
Desafio:
Jesus Cristo é Deus, plenamente digno de ser adorado e servido – Fp 2.9-11.
Ap 5.12 Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. 13b... Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.
Conclusão
A Pessoa e a obra de Jesus Cristo são incomparáveis e únicas, e plenamente suficientes para, por meio da graça e fé Nele, reconciliar o ser humano pecador com o Deus – Santo e Justo e Amoroso, e torná-lo digno e capaz de desfrutar da plenitude da vida Nele.
2 Pe 1.2 Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor; 3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.
Em Jesus Cristo, pela fé:
- Temos sabedoria, justiça, santificação e redenção – 1 Co 1.30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, 31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
- Temos a vida eterna (vida com plena qualidade e satisfação, e sem fim) e a direção para o viver segundo Deus – Jo 1.4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. [...] 12.46 Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
- Através de uma única oferta Ele nos aperfeiçoou para sempre - Cl 2.10a Também, nele (Cristo), estais aperfeiçoados... ; Hb 10.10 Nossa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. [...] 14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.
- Somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais - Ef 1.3 Bendito o Deuse Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.
- Temos todos os tesouros espirituais – Cl 2.2b... Para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, 3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.
- Temos a graça divina que é suficiente para cada situação - 2 Co 12.9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
- Temos a verdadeira alegria, fruto do relacionamento com Ele – Fp 1.2 Graças e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. [...] 4.4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.
...
Portanto possuir o Senhor Jesus Cristo é ter todo o recurso espiritual... Toda a sabedoria, força, consolo, alegria, paz, significado, propósito, esperança e realização na vida, agora e para sempre, estão inseparavelmente contidos Nele.
O que mais alguém poderia acrescentar a Cristo?
“O cristianismo é um relacionamento todo-suficiente como um Cristo todo-suficiente” (John MacArthur, Nossa suficiência em Cristo. Fiel: São J. dos Campos, 1995).
A Pessoa e a obra de Jesus Cristo são incomparáveis e únicas, e plenamente suficientes para, por meio da graça e fé Nele, reconciliar o ser humano pecador com o Deus – Santo e Justo e Amoroso, e torná-lo digno e capaz de desfrutar da plenitude da vida Nele.
(Continua...)
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):
Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.
MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.
Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.
Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.
Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Esword; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.
Pr. Domingos M. Alves
www.novaalianca.com
Ribeirão Preto – SP - Brasil
Maio de 2017