Jesus, Senhor dos fies.
NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
18.06.2017
Pr. Rodrigo Silva
Introdução
Se você fizer uma pesquisa no Google com a palavra fiel, o primeiro link que aparecerá, será o do fiel torcedor, um site do clubes de futebol.
O segundo na pesquisa será o site da fiel torcida do Corinthians.
Essa torcida já possuía esse adjetivo, mas depois do ano de 2007, quando o time é rebaixado para segunda divisão do futebol brasileiro, é que se percebe o tamanho da fidelidade dessa torcida. Por todo canto se via manifestações com os disseres “eu nunca vou te abandonar”.
Fidelidade é isso, é estar junto de alguém, mesmo nos momentos mais difíceis, mesmo quando as lutas chegam e querem nos afastar. Aqueles que são fieis ficarão juntos, custe o que custar.
É esse o sentido dos votos que muitos fazem no casamento: na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença...
Havia uma igreja na antiguidade que fora considerada fiel a Deus, mesmo em meio a perseguição, em especial um irmão chamado Antipas, que é considerado fiel, pelo próprio Senhor Jesus. Ap. 2.13.
A fidelidade a Jesus é demostrada através da prática fiel da Palavra de Deus.
Contexto
· Primeira cidade com um templo a César, provavelmente por isso da menção feita na carta da expressão “trono de satanás” 2.13.
· Havia também um templo ao deus Esculápio, o deus da cura. O símbolo desse deus eram duas serpentes enroladas. Isso talvez fosse uma menção a um dos nomes de Satanás, a antiga serpente.
· A cidade era uma importante província do Império.
· Possuía a segunda maior biblioteca do mundo na época.
· A espada era um símbolo proconsular, a autoridade romana era demonstrada e até exercida por meio dela.
· Jesus se apresenta a igreja, como sendo aquele que tem a espada de dois gumes. V.12. Aquele que tem a autoridade maior que a de César.
Uma igreja fiel ao seu Senhor obedece e pratica a sua Palavra.
Fidelidade é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel, para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência. [1]
Como se comprova a fidelidade de algo?
Uma nota de dinheiro é minuciosamente avaliada para se atestar a sua fidelidade. São feitos comparativos com uma referência para verificar a autenticidade da nota.
Como uma igreja demostra a sua fidelidade?
Creio que podemos olhar para referenciais que esse texto nos dá.
Uma igreja mostra a sua fidelidade ao seu Senhor...
1. Sustentando uma fé genuína no Senhor. V.13.
Esses irmãos tiveram a sua fé provada através da perseguição.
Essa cidade por algum tempo fora a capital do império e lá havia um templo de adoração ao imperador, que cobrava que todos acendessem incenso a ele.
Essa cobrança muitas vezes era feita a espada, um símbolo de autoridade e poder para a época.
Jesus como faz em todas as cartas se apresenta como Soberano Senhor, acima de César ou de qualquer outro.
Jesus então se apresenta como tendo a espada de dois gumes. Aquela capaz de ser muito mais letal.
Os irmãos de Pérgamo precisavam tomar uma decisão: declarar Jesus como Senhor e serem fieis a Ele, isso poderia leva-los a morte, como aconteceu com Antipas. Certamente a fidelidade deles levaria aqueles cristãos a experimentarem a espada do império.
Mas é isso que se espera de alguém fiel, fidelidade até o fim. Antipas é chamado pelo próprio Senhor Jesus de “minha testemunha, meu fiel”. V. 13.
Você quer ser chamado de fiel? Não negue a sua fé a Jesus, mesmo que isso lhe custe à morte. E custará, no mínimo a morte do seu “EU”, do seu ego, das suas vontades.
Talvez para sustentar a sua fé em Cristo...
Você perderá alguns amigos.
Alguma posição social.
Deixar de fazer algumas coisas que te agradam.
Se você não estiver disposto a fazer isso, a sua fidelidade não é a Jesus, mas sim a você.
Essa igreja não negou o nome de Cristo, pelo contrário, se apegou a ele firmemente.
A palavra usada aqui traz essa ideia.
κρατεω krateo
1) ter poder, ser poderoso
1a) ser o chefe, ser mestre de, governar
2) ter a posse de
2a) tornar-se mestre de, obter
2b) segurar
2c) segurar, pegar, apoderar-se
2c1) agarrar alguém a fim de mantê-lo sob domínio
3) segurar
3a) segurar na mão
3b) manter preso, i.e., não se desfazer ou deixar ir
3b1) manter cuidadosamente e fielmente
3c) tornar a segurar, reter
3c1) da morte que continua a reter alguém
3c2) controlar, reter
Eles agarraram firmemente a fé que possuíam em Jesus. Eles se apegaram firmemente a nova filiação que receberem, o novo nome.
Somos conhecidos pelo nosso nome e o sobrenome indica a que família pertencemos. Muitos refugiados da segunda guerra tiveram que trocar seus nomes para não serem encontrados pelo regime nazista, para não serem mortos negaram o seu nome.
Não podemos negar o nome que carregamos, o nome de cristãos.
“Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos". Marcos8:38.
Recebemos filiação por meio de Cristo Jesus, é isso que Paulo fala aos Efésios.
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. 5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, 6 para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Efésios 1.3-6.
Como filhos não podemos negar o nosso Pai.
A fidelidade a Jesus é demostrada através da prática fiel da Palavra de Deus.
2. Não sustentando um pseudoevangelho . v. 14-15.
Apesar da fidelidade deles ao nome de Cristo e sustentarem uma fé genuína, eles enamoravam com algumas heresias da época. Em um certo sentido eles eram licenciosos em sua maneira de viver.
Havia dentro de igreja dois grupos e certamente não era a igreja toda, mas esses dois grupos estavam contaminando a muitos com doutrinas erradas.
O verso 14 diz que o pessoal da doutrina de Balaão estava no meio da igreja. É muito interessante que a palavra usada aqui para “os que sustentam” e no verso 15 é a mesma palavra usada no verso 13 krateo. Da mesma forma que alguns se agarravam a uma fé genuína e não negavam o nome de Jesus, se agarravam e essas falsas doutrinas de Balaão e Nicolaítas.
O que esses dois grupos ensinavam?
Entre outras coisas, ambos tinham em comum o ensino de um pseudoevangelho, ou seja, um falso evangelho. Para eles tudo era permitido, não havia problemas participar das festas dos ídolos e comer da comida sacrificada a eles.
Alguns cristãos entendiam que, o simples fato de estar em uma festa dessas não era problema e por isso toleravam esses ensinos dentro da igreja.
Mas Jesus está dizendo arrependa-se. V 16.
Wiersbe ao comentar esse texto diz:
“A congregação ou o cristão que faz concessões indevidas ao mundo só para evitar o sofrimento ou ser bem-sucedido comete "adultério espiritual" e é infiel ao Senhor.”[2]
O apostolo Paulo diz aos gálatas:
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5:1
Não estamos debaixo de julgo de escravidão, mas isso não nos habilita a viver sem responsabilidade cristã. Paulo completa a sua ideia de liberdade.
Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. Gálatas 5:13
Já naquela época havia o pessoal do “nada a ver”, “todo mundo faz” e esse grupo não era repreendido na igreja. O mundo vai entrando na igreja de maneira muito sutil, as vezes com pequenas praticas ou até a frouxidão da aplicação de princípios bíblicos.
O nome da cidade de Pergámo quer dizer casamento, talvez Cristo ao escrever para a sua Noiva, a Igreja, esteja cobrando dela fidelidade.
Não existe fidelidade completa. Fidelidade incompleta é infidelidade total.
Fidelidade.
1. Qualidade de fiel.
2. Fé, lealdade.
3. Verdade, veracidade.
4. .Exatidão.[3]
Fiel
1. Que guarda fidelidade. = LEAL
2. Constante.
3. Verídico, exato.
4. Seguro.
5. Probo, honrado.
6. Que não falha.[4]
O mundo vai tentar dizer o tempo todo para nós que podemos ser mais flexíveis com a Palavra de Deus, mas omundo está corrompido, mas uma vez Wiersbe ao comentaresse texto diz:
“o sistema deste mundo é retratado como uma prostituta corrompida, enquanto a Igreja é apresentada como uma noiva pura”[5],
Não pode haver contaminação é preciso haver arrependimento.
Conclusão
Como sempre o Senhor promete duas coisas.
A falta de arrependimento será punida e o arrependimento recompensado.
Aos que não se arrependerem Jesus promete vir com a espada da sua boca a sua Palavra. V.16
Alguns comentaristas fazem associação dessa Palavra que sai da boca de Deus com uma citação de Hebreus.
12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois. gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4.12.
É a Palavra de Deus que vai demostrar quem está fiel ou não.
Aos que se arrependem é prometida a comunhão com Cristo. O Maná escondido é a promessa de participação nas bodas do cordeiro, um contraponto com as festas pagãs e os alimentos sacrificados aos ídolos. V.17.
A pedra branca a absolvição dos pecados. Os juízes para votarem em alguém que queriam que fosse absolvido colocavam uma pedra branca em um vaso. Além disso, em alguns banquetes uma pedra branca era enviada como convite e deveria ser apresentada para ter acesso a festa. V.17.
Haverá um dia e apocalipse retrata esse dia em que o Senhor buscará os seus fieis.
6 Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: "Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso. 7 Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. 8 Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos. 9 E o anjo me disse: "Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! " E acrescentou: "Estas são as palavras verdadeiras de Deus". Apocalipse 19.6-9
A fidelidade a Jesus é demostrada através da prática fiel da Palavra de Deus.
Olhando para as nossas vidas, estamos praticando fielmente a Palavra de Deus?
Olhando para a vida da igreja, estamos vivendo e comunicando uma prática fiel a Palavra de Deus?
Uma igreja fiel ao seu Senhor obedece e pratica a sua Palavra.
Sustentando uma fé genuína no Senhor
Não sustentando um pseudoevangelho
[1] Wikipédia
[2] Wiersbe pp. 731oo
[3] "fidelidade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/fidelidade [consultado em 14-06-2017].
[4] "fiel", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/fiel [consultado em 14-06-2017].
[5] Wiersbe pp. 732