Igreja Nova Aliança

View Original

Um serviço glorioso

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
6ª. Mensagem
04.06.2017
Pr. Domingos M. Alves

See this SoundCloud audio in the original post

Cl 1.24-29

 

Mensagem: Deus nos chama e capacita para um serviço árduo e com alegria no sofrimento, que dever ser realizado segundo a Sua direção e na força do Seu poder, tendo como propósito “apresentar todo homem perfeito em Cristo” para Sua glória.

Introdução:

1. Recordando

Nos domingos, 14 e 28/05/17, nós refletimos sobre “A excelência da Pessoa de Cristo”, 5ª. Mensagem desta série em Colossenses.

Vimos que Jesus Cristo é plenamente Deus e plenamente suficiente para nos conduzir ao pleno conhecimento do Pai, ao grau mais alto de espiritualidade, de nos tornar dignos e capazes de desfrutar da plenitude de vida Nele.

Portanto, possuir o Senhor Jesus Cristo é ter todo o recurso espiritual. Toda força, sabedoria, consolo, alegria, paz, significado, valor, propósito, esperança e realização na vida, agora e para sempre, estão inseparavelmente contidos Nele.

“O cristianismo é um relacionamento todo-suficiente com um Cristo todo-suficiente” (MacArthur).

 

2. Mensagem de hoje – Um serviço glorioso, Cl 1.24-29.

Deus nos chama e capacita para um serviço árduo e com alegria no sofrimento, que dever ser realizado segundo a Sua direção e na força do Seu poder, tendo como propósito“apresentar todo homem perfeito em Cristo” para Sua glória.

Analisemos três características desse serviço glorioso.

 

I. O serviço engloba todo verdadeiro cristão

1.23b ... Eu, Paulo, me tornei ministro.

1.25 Da qual eu me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a meu favor, para dar pleno cumprimento a palavra de Deus.

 “Ministro” aqui não tem a conotação dos privilégios, das regalias, do status, do fórum privilegiado etc., dos ministros do governo federal brasileiro, ou em qualquer outro país. “Ministro” (‘diakonos’), é um servo, atendente, alguém que serve às mesas...

Todo verdadeiro cristão é um “ministro”, um servo de Jesus Cristo (1 Co 4.1).

Rm 6.22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos ('douloo') de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna.

1 Ts 1.9b ... deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes ('douleuo') o Deus vivo e verdadeiro.

Mc 10.45a Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir...

A semelhança do Senhor Jesus Cristo, os verdadeiros cristãos devem viver para servir, e não para serem servidos.

Ef 4.12a Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço...

1 Pe 4.10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Assim, como Paulo (1.25), nos foi confiado o papel de mordomos (‘oikonomia’). Foi nos dado a responsabilidade, a autoridade e a obrigação (como de um empregado doméstico) de fielmente usarmos para o serviço de Deus a nossa vida, os dons espirituais...

Todo verdadeiro cristão, assim como Jesus Cristo, é um “ministro”, um servo de Deus.

 

II. O serviço cristão é árduo e em favor da Igreja.

Todo verdadeiro cristão é um “ministro”, um servo de Jesus Cristo em “favor do seu corpo, que é a igreja”, 1.24b.

Ef 4.12a Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo (Igreja).

Faz parte do propósito divino que os “santos” (os verdadeiros cristãos, discípulos de Jesus Cristo) sejam aperfeiçoados “para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo (Igreja)”.

 

1. O que está envolvido neste serviço?

1.24a Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós... – envolve regozijo nos sofrimentos em prol da igreja; alegria por sofrer por amor a Cristo e em favor da Sua Igreja.

1.29a Para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível... – envolve trabalho árduo, um esforço por vezes quase sobre-humano (2.1).

 

2. Por que o serviço em favor da Igreja?

1.24b ... A favor do seu corpo, que é a igreja - a Igreja é o corpo de Cristo, da qual nós somos membros... (cf. 1.18; Ef 1.22,23; 5.23).

1.24b ... Preencho o que resta das aflições de Cristo... – Cristo sofreu pela Igreja; Ele a amou e a si mesmo se entregou por ela (cf. 1.20,22; Ef 5.25; At 20.28).

“Preencho as aflições de Cristo” – o sofrimento sacrificial de Cristo não continua, acabou na cruz (Jo 19.30); “Preencher as aflições” refere-se ao fato de que o sofrimento por causa de Cristo, este sofrimento continua... (Jo 15.18-21; 2 Tm 3.12).

Todo verdadeiro cristão, assim como Jesus Cristo, deve amar e servir em favor da Igreja.

 

III. O serviço deve realizado segundo Deus.

1. Na força do Seu poder

1.29b ... Segundo a eficácia que opera eficientementeem mim – envolve dependência do poder, da graça de Deus; agir segundo a energia que Deus ativa e poderosamente faz operar,a força que Deus supre, o Seu poder efetivo (cf. 1.11; 1 Pe 4.11; 1 Co 15.10).

 

2. Conforme sua direção

1.25 Da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus... (cf. vs. 25 a 27).           

Paulo foi apóstolo aos gentios, “para dar pleno cumprimento a palavra de Deus” (25b)... Nos vs. 26,27 há referência à revelação do mistério que estivera oculto “Cristo em vós, a esperança da glória”.

Ef 2.6 A saber, que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho (cf. Ef 2.1-13).

E, é a Jesus Cristo que, assim como Paulo, devemos:

Anunciar (‘kataggeello’), continua e habitualmente proclamar publicamente, fazer conhecido...           

Fp 1.18 Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijo.

Advertir (‘noutheteo’), corrigir mediante instrução, admoestação...

Rm 15.14 E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.

Ensinar (‘didasko’), instruir, conduzindo outros, pela palavra ao viver segundo os ensinos de Deus... Ensinar em toda a sabedoria (como aplicar o conhecimento de Deus as situações práticas da vida)

Cl 3.16a Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos (‘disdako’) e aconselhai-vos (‘noutheteo’) mutuamente em toda a sabedoria...

“A fim de que...” - Tendo como alvo apresentar “todo homem perfeito em Cristo”.

Apresentar todo ser humano perfeito (‘teleios’) - maduro espiritualmente, adulto, com o pensar (mente) e o agir (atitudes) segundo Jesus Cristo (cf. 2.2,3; Ef 4.12,13; Gl 4.19).

          Maduro em Cristo – mente de Cristo / viver, conformado a Ele

Todo verdadeiro cristão, assim como Jesus Cristo, serve segundo a direção e o propósitode Deus.

 

Conclusão

Um serviço glorioso!

Sirvamos a Deus, sempre tendo como fim maior a glória de Deus.

Tenhamos sempre em mente de que “Tudo foi criado por meio dele e para ele”, 1.16b.

Cl 3.17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Rm 11.36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

1 Co 10.31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

1 Pe 4.11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém

Deus nos chama e capacita para um serviço árduo e com alegria no sofrimento, que dever ser realizado segundo a Sua direção e na força do Seu poder, tendo como propósito“apresentar todo homem perfeito em Cristo” para Sua glória.

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Esword; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto – SP – Brasil

Junho de 2017