Igreja Nova Aliança

View Original

Uma batalha nobre

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
7a. Mensagem
02.07.2017
Pr. Domingos M. Alves

See this SoundCloud audio in the original post

Colossenses 1.29 - 2:7

 

Mensagem: Batalhe, no Espírito Santo, para o encorajamento uns dos outros e a unidade em amor e a convicção da fé em Cristo, e assim possam permanecer firmes vivendo sob o comando do Senhor Jesus Cristo.

 

Introdução:

1. Recordando

A 6a. Mensagem, desta série em Colossenses, em 1.24-29,  teve como tema -  “Um serviço glorioso”. Focamos que "”Deus nos chama e capacita para um serviço árduo e com alegria no sofrimento, que dever ser realizado segundo a Sua direção e na força do Seu poder, tendo como propósito “apresentar todo homem perfeito em Cristo” para Sua glória"”.

 

2. Mensagem de hoje, 02.07.17 - Uma batalha nobre.

Recentemente vi e li num post colocado no Facebook, por um dos meus filhos, um artigo, escrita porKeshia Naurana Badalge (Freelance journalist, Quartz, This article is published in collaboration with Quartz., The views expressed in this article are those of the author alone and not the World Economic Forum), sobre o “Efeito espectador”.

Segundo o artigo “o efeito do espectador ocorre quando as pessoas se abstêm de intervir em uma situação de emergência porque há outras pessoas ao redor. Os psicólogos Bibb Latané e John Darley, que primeiro demonstraram o efeito espectador, atribuíram esse fenômeno a dois fatores: uma difusão percebida de responsabilidade (pensando que alguém do grupo ajudará) e influência social (onde os observadores vêem a inação do grupo como Evidência de que não há motivo para intervir)”.

 

Há causas, pelas quais não vale a pena batalhar, lutar. Mas, na mensagem de hoje, refletiremos sobre algumas boas causas, pela qual todo verdadeiro cristão deve batalhar…

 

2.1 Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face.

Várias vezes no Novo Testamento nós encontramos palavras, expressões, passagens bíblicas, que nos revelam de que na vida cristã nós estamos envolvidos numa luta, numa grande batalha. Uma delas é a batalha em prol da edificação e do fortalecimento de vidas em Jesus Cristo.

“Luta” ('agon') – O retrato é de uma luta atlética, que é exaustiva e exigente. Ilustra o intenso esforço de uma pessoa orando, à medida que luta dentro de si mesma e contra aqueles que se opõem ao evangelho (Rienecker e Rogers).

Fp 1.27 Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; 28 e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus. 29 Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele, 30 pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.

Devemos estar envolvidos em semelhante luta... Lutando por uma causa nobre, que exalta o Nome deCristo e edifica a Sua Igreja...

 

Cuidado com o “efeito espectador”…

 

 

Aqui, na passagem de Colossenses, qual o propósito desta "grande luta"?

2.2para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo.

 

Batalhe, no Espírito Santo, para o encorajamento uns dos outros e aunidade em amor e a convicção da fé emCristo, e assim possam permanecer firmes vivendosob o comando do Senhor Jesus Cristo.

 

Reflitamos sobre três propósitos destas batalha nobre.

 

I. Os corações sejam confortados.

2.2  para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo

 

"Confortados",  (‘parakaleo’) – animar, consolar, exortar, encorajar...

Corações desanimados geram pessimismo na família, na igreja, na comunidade em geral...

Pv 17.22 O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.

Pv 18.14 O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?

 

Charles Swindoll já afirmou num dos seus livros de que o desânimo é uma das piores armas que o Diabo usa para nos derrotar...

 

Lutar para levar animo, encorajamento, é agir segundo o ministério do Espírito Santo, o Consolador... É viver segundo os princípios, mandamentos, da mutualidade cristã - “uns aos outros”.

1 Ts 5.11 Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. […] 14  Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.

2 Co 13.11 Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.

 

Cuidado com o “efeito espectador”…

 

Como encorajar?

* Compartilhe fielmente a palavra de Deus (Sl 119.107,116; Rm 15.4; Hb 10.24,25).

* Esteja “ao lado” em meio às crises e tribulações (Jó 2.11-13; Rm 15.32; 2 Co 7.6).

* Ame de verdade, socorrendo os aflitos, os desanimados (1 Jo 3.16-18; 2 Tm 4.9-13; Fp 4.14-16).

 

II. Haja unidade em amor

Em Gn 11, Deus disse: “Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer...” (v.5). Deus reconheceu a força deles por serem “um só povo”, falarem “uma só língua”, e estarem unidos em volta de um só propósito -  “construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus” (v. 4)! O problema é que a motivação, o método e o propósito deles não eram agradáveis a Deus... Assim, Ele “os dispersou” e “os confundiu”, levando-os a fracassar em alcançar o propósito estabelecido. Hoje, o Diabo trabalha (e às vezes até usando alguns chamados “crentes”) para “dispersar” e “confundir” a Igreja de Jesus Cristo, para que o povo de Deus não “seja um”, não fale a “mesma língua”, e assim não alcance o propósito da expansão e da edificação doReino de Deus, para Sua glória.

 

Todo verdadeiro discípulo de Jesus Cristo deve batalhar pela “unidade em amor”.

2.2  para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo.

"Vinculado juntamente", (‘sumbibazo’) - unir, juntar; o significado aqui pode ser “instruir”; “ensinar”, sentido didático.

Podemos traduzir por “estando instruídos em amor”.

 

Cl 2.19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.

 Unidade da igreja é semelhante às inter-conexões entre os tecidos de um corpo humano que está sob o controle de sua cabeça.

 “Amor” – rede de ligamentos e tendões que vincula todos os vários membros numa unidade – 3.14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

Ef 4.3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; 4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

 

Cuidado com o “efeito espectador”…

 

Como batalhar pela unidade?

* Viva em humildade e mansidão, e longanimidade, suportando outros em amor (Ef 4.2; 4.31-5.2; Fp 2.1-4).

* Seja um pacificador (Mt 5.9; Pv 26.20-22; 12.20).

* Note e admoeste e afaste-se daqueles que insistem em provocar divisões (Rm 16.17; 1 Ts 5.15; Pv 26.20-22).

 

 

 

III. Tenham toda riqueza da forte convicção do entendimento.

2.2  para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo.

 

"Convicção" (‘Plerophoria’) – plena certeza, firme convicção, confiança.

 

“Entendimento” ('sunesis') - conhecimento...

 

“A riqueza consiste de convicção” – importante arma na luta contra o erro, contra as heresias, os enganos...

 

Propósito – para compreenderem plenamente o ministério de Deus – Cristo.

3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. 4 Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes.

 

Em Cristo estão ocultos todos os tesouros...

Ocultos - Depositados, armazenados... Manifestados, revelados a todos os que conhecem a Cristo (crêem em Cristo).

1 Co 1.24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

 

No Espírito Santo à luz da Bíblia – palavra de Deus, nós precisamos pesquisar, estudar, desvendar este tesouro...

 

"Sabedoria" ('sophia'),  conhecimento, prático relacionado com a vida...

 Mostra ao cristão a direção que deve seguir e os padrões mediante os quais deve regular suas ações (Masson).

"Conhecimento" ('gnosis'), conexão com a obediência prática – não um conhecimento teórico, especulativo.

 

A convicção é necessária, também, para não ser enganado…

 4 Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes.

Para que ninguém vos iluda; falsos raciocínios, sofismas; fig. “fazer mau uso” de certos documentos...

 

Cuidado com o “efeito espectador”…

 

 

Como batalhar para que haja riqueza da forte convicção do entendimento?

* Diariamente medite / estude a palavra de Deus(Sl 1.1,2; Cl 3.16; 2 Tm 2.15).

* Sistematicamente e intencionalmente ensine outros na sã doutrina (Cl 3.16; 2 Tm 3.14-17; Mt 28.18-20).

 

 

 

 CONCLUSÃO

Assim, como o apóstolo Paulo, nessa batalha nobre, temos como um dos grandes motivos de alegria verificar nos cristãos, pelos quais batalhamos, “a boa ordem e a firmeza da fé em Cristo”.

 

5 Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo

A vossa boa ordem ('taxis') e a firmeza ('stereoma') da vossa fé em Cristo.

Oapóstolo uma a figura como de uma formação militar frente firme, sólida, não quebrando fileiras, nem perdendo sua união diante do inimigo, do perigo...

 

Cuidado com o “efeito espectador”…

 

 

Batalhe, no Espírito Santo, para o encorajamento uns dos outros e aunidade em amor e a convicção da fé emCristo, e assim possam permanecer firmes vivendosob o comando do Senhor Jesus Cristo.

 

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Esword; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto – SP – Brasil

Julho de 2017

(Nota: mensagem “concluída”, emLuanda, Angola,

durante uma viagem ministerial)