Andando em Cristo
NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
8a. Mensagem
09.07.2017
Pr. Domingos M. Alves
Colossenses 1.29 - 2:7
Mensagem: Arraigado e edificado em Cristo e confirmado na fé, o cristão tem a segurança do andar e crescer em maturidade espiritual, com plena gratidão a Deus, para testemunho e glória do Seu Nome.
Introdução:
1. Recordando
A 7a. Mensagem, desta série em Colossenses, em 1.29 – 2.7, teve como tema - “Uma nobre batalha”. Focamos – “Batalhe, no Espírito Santo, para o encorajamento uns dos outros e aunidade em amor e a convicção da fé emCristo, e assim possam permanecer firmes vivendosob o comando do Senhor Jesus Cristo”.
2. Mensagem de hoje, 09.07.17 – Andando em Cristo.
2.6 Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, 7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.
2.6 Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele.
Recebestes (‘paralambanō’) - Receber de modo familiar, ou seja, associar-se a si mesmo (em qualquer ato ou relação familiar ou íntima); aceitar ou reconhecer que alguém é tal como professa ser...
Jo 1.11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem filhos de Deus, a saber, aos que creem no ser nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
1 Co 15.1 Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; 2 por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão.
Após ouvir o evangelho de Jesus Cristo, pela fé a pessoa se arrepender dos seus pecados e recebe a Cristo como único e suficiente Salvador e o confessa como Senhor... Por meio do batismo nas águas, ela publicamente testemunha do arrependimento dos pecados e da fé em Jesus Cristo.
2.6 Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele.
Cristo Jesus, o Senhor (‘kurios’) - aquele que é supremo em autoridade; aquele a quem uma pessoa pertence, e está sob autoridade; o Soberano Deus...
Este texto bíblico traz à lembrança a natureza divina e primazia de Cristo sobre tudo e sobre todos.
1.3a Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo...
1.18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia.
Fp 2.9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Lc 6.46 Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?
2.6 Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele.
Andai(‘peripateō’) – fig. Que se refere ao comportamento, ao estilo de vida; traz a mente a dinâmica da vida cristã.
A vida cristã deve ser vivida Nele (Jesus Cristo) – Jesus Cristo é o fundamento e a provisão para o viver cristão; Ele é o padrão, e é sob Seu Senhorio que vive o verdadeiro cristão, discípulo.
No Espírito Santo, persiga o andar, o viver conforme Cristo, o ensino da palavra de Deus - Bíblia, e não segundo as palavras, as idéias dos seres humanos sem Deus...
1.10a A fim de viverdes do modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado...
Ef 4.1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados.
1 Jo 2.4 Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. 5 Aquele, entretamento, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: 6 aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.
Andar pela fé, como vimos na série de mensagens em Romanos, e viver em confiança e obediência a Jesus Cristo.
Arraigado e edificado em Cristo e confirmado na fé, o cristão tem a segurança do andar e crescer em maturidade espiritual, com plena gratidão a Deus, para testemunho e glória do Seu Nome.
Reflitamos sobre três requisitos fundamentais para o caminhar seguro e o crescimento espiritual em Jesus Cristo.
I. Radicados em Cristo.
7 Nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.
Radicados (‘rhizoō’) - Como uma árvore plantada na terra... Plantada uma vez para sempre, com raízes profundas e fortes, tendo naquela terra sadia e fértil todos os nutrientes necessários para o seu bom desenvolvimento...
Ef 3.17 E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor.
Cristo habita no nosso coração a partir do momento da nossa conversão, do novo nascimento pela fé Nele. Nele, Deus Pai nos declara justos, e nele estamos “plantados”.
“Se suas raízes espirituais forem profundas em Cristo, não terá interesse em qualquer outro solo” (Wiersbe, p. 163).
Em Cristo não precisamos do “solo”: das filosofias e vãs sutilezas humanas (2.8); nem do legalismo (2.16,17); nem do misticismo (2.21).
Em Cristo precisamos somente de Cristo - 2.9,10.
Sl 92.12 O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. 13 Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. 14 Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor. 15 Para anunciar que e Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.
Desafio: O viver cristão deve ser com as “raízes” fincadas em Jesus Cristo.
II. Edificados em Cristo.
7 Nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.
Edificados(‘epoikodomeō’) - Metáfora – arquitetura – crescimento contínuo... construir sob...
Ef 2.20 Edificados sobre o fundamento dos apostolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular, 21 no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, 22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
1 Pe 2.4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5 também vós, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
… sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
Em Cristo somos edificados para servir a Deus (Ef 4.12), assim de em Cristo ofertarmos a Deus aquilo que Lhe é agradável. Eis algumas dessas ofertas, desses sacrifícios espirituais..
Sl 51.17 espírito quebrantado e coração contrito ...
Hb 13.15 confessar o nome do Senhor …
Hb 13.16 prática do bem e a mútua cooperação …
Rm 12.1 corpos consagrados …
Rm 15.16 vidas ganhas pelo evangelho …
Ap 8.3,4 orações dos santos …
Fp 4.19 ofertas financeiras…
Que ofertas você tem feito para Deus?
Somos “pedras vivas”, dia após dia, edificados em Cristo, crescendo na maturidade espiritual em Cristo. E, uma das marcas dessa maturidade é CRESCER EMAÇÕESDE GRAÇAS, Cl 2.7b.
3.17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Desafio: (como vimos na quarta mensagem) do crescer continuamente em Jesus Cristo.
III. Confirmados na fé em Cristo.
7 Nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.
Confirmados (‘bebaioō’ ) na fé – É um termo jurídico; ref. a umcontrato ratificado e que se torna obrigatório...
1 Co 1.6 Assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, [...] 8 o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
2 Co 1.21 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, 22 que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.
O Espírito Santo em nós é a confirmação, a garantia de que pertencemos a Deus… A fé é certeza, convicção fundamentada não nossas percepções, emoções, …, mas na palavra de Deus.
Lembre-se de suas declarações iniciais de fé...
Hb 13.7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. 8 Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. 9a Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça…
Instruídos (1.7) na palavra da verdade do evangelho (1.5,6).
“Radicados”, “edificados” e “confirmados na fé” ocorrem onde há instrução verdadeira e cuidadosa na doutrina dos apóstolos, At 2.42 (Shedd).
Desafio: Fé que vem pelo ouvir a palavra de Deus, e é fortalecida pela palavra de Deus. Aderência ao evangelho – doutrinas acerca da fé cristã.
CONCLUSÃO
Em Efésios, no contexto aonde o apóstolo Paulo exorta os cristãos a não mais viver “segundo o velho homem”, mas segundo o “novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”, ele escreveu: “se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus”, Ef 2.21.
Arraigado e edificado em Cristo e confirmado na fé, o cristão tem a segurança do andar e crescer em maturidade espiritual, com plena gratidão a Deus, para testemunho e glória do Seu Nome.
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):
Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.
MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.
Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.
Meyers, Rick - E-sword HD.
Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.
Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.
Pr. Domingos M. Alves
www.novaalianca.com
Ribeirão Preto – SP – Brasil
Julho de 2017