Igreja Nova Aliança

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O engano da superespiritualidade

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
11a. Mensagem
13.08.2017
Pr. Domingos M. Alves

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Colossenses 2.18,19

Mensagem: O cristão que se julga superespiritual baseia sua experiência com Deus aparte de Jesus Cristo, da palavra de Deus e da comunhão com a Igreja – corpo de Cristo.

Introdução:

1. Recordando

Na 10ª. Mensagem, refletimos sobre “O engano da religiosidade”, 2.16,17. Vimos que “os religiosos, ditos cristãos, são adoradores das “sombras” (crenças, regras e rituais religiosos) e não da “imagem real” que é Jesus Cristo - único e todo-suficiente Senhor e Salvador”.

2. Mensagem de hoje, 13.08.17 O engano da superespiritualidade, 2.18-19.

2.18 Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, 19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.

Há aqui um problema com o misticismo, gnosticismo e paganismo, ameaçando os cristãos em Colossos.

O cristão que se julga superespiritual baseia sua experiência com Deus aparte de Jesus Cristo, da palavra de Deus e da comunhão com a Igreja – corpo de Cristo

Vamos procurar compreender esta passagem, e suas implicações para nossa vida cristã.

18Ninguém se faça árbitro contra vós outros...

Ninguém se faça árbitro (‘katabrabeuo’) – decidir contra alguém, dar uma sentença contrária contra a pessoa, privar, condenar, deixar que alguém o desqualifique, que alguém tire o seu prêmio...

“Que ninguém vos tire a alegria em Cristo...” (Tradução de J. B. Phillips).

...Pretextando ...

Pretextando (‘thelon en’) – insistindo em, indica o desejo da parte dos mestres do erro de impor seus pontos de vista... (Martin, p. 104); têm em mente, pretendem, metendo-se...

... Humildade e ...

Humildade (‘tapeinophrosune’), a palavra era muito usada em conexão com o jejum como algo que insere a pessoa numa esfera celestial e/ou leva a ter visões (Martin, p. 104).

Cl 2.23a Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético...

... Culto dos anjos ...

Os anjos são criaturas de Deus, e como tal não devem ser adorados (cf. Hb 1.5-14). Em Hb 1.14, nós lemos: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?”

Mas, há anjos que pecaram, caíram, e estão ao serviço do Diabo - ele mesmo um anjo, que assim como os outros a seu serviço “não guardou seu estado original, mas abandonou o seu próprio domicilio” Jd 6; 2 Pe 2.4.

 

O ‘culto aos anjos’ provavelmente envolvia a noção falsa de que os anjos são mediadores da oração e adoração a Deus.

... Baseando-se em visões...

Baseando-se (‘emabteuo’) – entrar em, penetrar. Talvez o significado aqui seja de entrar nas esferas celestiais, como um tipo de experiência superior espiritual...

Visões...

Dando a ideia de alguma experiência superior… (Constable’s Note)

Havia pessoas que alegavam ter autoridade espiritual, por causa da comunhão com seres angelicais através de visões e outras experiências místicas, e queriam impor sobre os outros as suas pretensas experiências...

18 ... Enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal.

Enfatuado (‘phusioo’), encher, inchar, cheio de si mesmo...

Na sua mente carnal – referência a uma mente sob o controle da natureza pecaminosa, e não do Espírito Santo.

Rm 6.7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito a lei de Deus, nem pode estar. 8 Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Tais experiências místicas, por vezes nada mais revelam do que soberba espiritual e uma mentalidade carnal, se colocando como superiores aos outros... Tudo isto não é fruto da ação do Espírito Santo, sim do orgulho e da mente humana.

19e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.

Retendo (‘katreo’) – permanecer estreitamente unido a alguém, ligado, segurar em...

A cabeça, da qual todo o corpo – A Cabeça é Jesus Cristo, e o corpo é a Igreja.

Cl 1.18a Ele é a cabeça do corpo, da igreja...

Como já vimos em Colossenses, a “cabeça” faz referência à autoridade, ao senhorio de Jesus Cristo.

Suprido(‘epichoregeo’), sustentar, suprir...

Em João 15, na figura da “videira verdadeiramente e dos ramos”,  fica claramente evidenciado que é em comunhão com Cristo que o cristão é sustentado, suprido…

E bem vinculado por suas juntas e ligamentos – em Cristo há contato e unidade entre os verdadeiros cristãos no Seu corpo– Igreja.

Ef 4.16a De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a cooperação de cada parte...

Cresce o crescimento que vem de Deus– um crescimento contínuo, que procede de Deus...

Ef 4.16b ... Efetua o seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor.

1 Co 3.7 De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento.

Conclusão

O cristão que se julga superespiritual baseia sua experiência com Deus aparte de Jesus Cristo, da palavra de Deus e da comunhão com a Igreja – corpo de Cristo.

18Ninguém se faça árbitro contra vós outros...

O verdadeiro cristão, discípulo de Jesus Cristo, não deve sepreocupar com a desqualificação que provém dos superespirituais, mastemer a desqualificação que vem de Deus.

A cada dia, no Espírito Santo, o verdadeiro cristão persegue o viver de modo digno do Senhor, para o Seu inteiro agrado... Cl 1.10.

1 Co 9.27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

1 Co 3.14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

“Existe, portanto, o risco de que a forma de viver hoje prive a pessoa das recompensas e glórias do amanhã” (Wiersbe, p.170).

O verdadeiro cristão, conhece, crê, se apropria e pratica a verdade, de que a verdadeira espiritualidade:

1. Se fundamenta em Jesus Cristo e na palavra de Deus, sob a direção e capacitação do Espírito Santo.

Ele ‘retém a Cabeça’, vive debaixo do Senhorio de Jesus Cristo, e em plena comunhão com Ele.

Hb 1.1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2a  nestes últimos dias, nos falou pelo Filho...

Is 8.19 Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultam os mortos? 20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.

Lc 16.29 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas: ouçam-nos.

1 Pe1.19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilhaem lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração (cf. 1 Pe 1.16-21).

A clareza, para compreensão da revelação que Deus faz de Si mesmo, seus propósitos,...,  vem pelas Escrituras Sagradas.

Há várias maneiras de Deus falar – mas o referencial final é sempre Jesus Cristo, e a Palavra de Deus – a Bíblia.

O místico raramente questiona a virtude ou o valor de sua experiência, ele coloca-se como alguém superespiritual. Assim questiona-se a exegese, o estudo sistemático da Bíblia, a ortodoxia bíblica...

Geralmente, aparte da revelação bíblica, eles afirmam: “O Senhor me falou...”, “O Senhor me revelou...”, “Houve uma palavra profética...”, “Eu tive um sonho”...

A verdadeira espiritualidade se fundamenta em Jesus Cristo e na palavra de Deus, sob a direção e capacitação do Espírito Santo, e não nas práticas místicas.

“Misticismo é a ideia de que o conhecimento direto acerca de Deus ou da realidade máxima se consegue através da intuição ou da experiência pessoal e subjetiva, à parte de ou até mesmo em contradição ao fato histórico ou a objetiva revelação divina – a Bíblia” (John MacArthur Jr.)

2. Gera humildade.

O apóstolo Paulo,  diante de uma experiência genuína e extraordinária com Deus correu o perigo da soberba.

2 Co 12.7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exalte.

A verdadeira espiritualidade gera humildade, pois:

A mente se enche de reverência pela grandeza de Deus; o coração se enche de amor por Deus; e a volição sujeita-se aos propósitos de Deus (Wiersbe, p. 170).

3. Cresce no contexto da comunhão com o corpo de Cristo - Igreja, e serve para edificação da Igreja.

“Juntas e ligamentos”... Sob o Senhorio de Jesus Cristo, e na Sua dependência, o cristão viveem contato e unidade com a Igreja.

Ef 4.16 De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor (cf. 1 Co 12.12,13).

Cl 1.19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.

O verdadeiro cristão, discípulo de Jesus Cristo, não deve sepreocupar com a desqualificação que provém dos superespirituais, mastemer a desqualificação que vem de Deus.

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

Phillips, J. B., Cartas às igrejas novas. São Paulo: Vida Nova, 2ª. Ed.  1972.

Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

Meyers, Rick - E-sword HD.

Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

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Agosto de 2017