Vida Eterna

Mensagens Bíblicas
“Vida eterna”, Jo 17.3
Domingos M. Alves [
domingos.a@novaalianca.com
Agosto de 2017                                                                                                                                   Dia da Família

Jo 17.3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, 

o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 

 

17.3 E a vida eterna é esta... 

Vida (‘zoe’) – plenitude de vida tanto em essência como eticamente, que pertence a Deus, vida real e genuína... 

Eterna (‘aionios’) – sem começo e sem fim... 

A vida eterna consiste no conhecimento de Deus (Bruce, p. 281). 

 

17.3 ... Que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro... 

Como muitas vezes lemos nos escritos de J. I. Packer e A. W. Tozer, nós precisamos conhecer a Deus como Ele é, a fim de que possamos amá-Lo perfeitamente, e louvá-Lo de modo digno. 

1 Co 8.4b ... Sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus. 

O coração idolatra entende Deus de maneira diferente do que Ele realmente é, e substitui o Deus verdadeiro por ídolos (objetos, elementos de culto / adoração) feitos a sua imagem, tendo ideias indignas a respeito de Deus. 

1 Ts 1.9b ... Deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro. 

Este conhecimento vai além de uma questão intelectual, envolve um relacionamento pessoal. 

8.54 Respondeu Jesus: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus. 55 Entretanto, vós não o tendes conhecido; eu, porém, o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei como vós: mentiroso; mas eu conheço e guardo a sua palavra. 

2 Ts 1.7b ... Quandodo céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, 8 em chamas de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 

Sl 9.10 Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu Senhor, não desamparas os que te buscam. 

O conhecimento é concedido pelo próprio Deus, por meio do Filho – Jesus Cristo, que Ele enviou. 

O Evangelho de Jesus Cristo revela a incapacidade da mente humana perante a grandeza de Deus. Deus só pode ser conhecido à medida que Ele se auto revela, à medida que o Espírito Santo atua na mente, no coração humano. 

2 Co 4.6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. 

17.3 ... E a Jesus Cristo, a quem enviaste. 

Jo 3.17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito de Filho de Deus. 

O Filho tem autoridade para conceder a vida eterna -  17.2 Assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda vida eterna a todos os que lhe deste. 

1 Jo 5.11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. [...] 20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado o entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 

O arrependimento da verdadeira culpa moral (dos pecados pessoais e morais) e a fé em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador – são os únicos meios para a vida eterna. 

Jo 17.3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 

 

Bruce, F.F., João – Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova e Mundo Cristão, 1987. 

 

Domingos M. Alves 

domingos.a@novaalianca.com 

Agosto de 2017 

Ribeirão Preto / SP / Brasil