O engano da religiosidade

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
10a. Mensagem
06.08.2017
Pr. Domingos M. Alves

Colossenses 2.16,17

Mensagem:Os religiosos, ditos cristãos, são adoradores das “sombras” (crenças, regras e rituais religiosos)e não da “imagem real” que é Jesus Cristo - único e Todo-suficiente Senhor e Salvador.

Introdução::

1. Recordando

A9a. Mensagem, desta série em Cl 2.8-15, Cuidado – prisioneiro do engano!, teve como foco - Jesus Cristo e a palavra da verdade do evangelho são suficientes para nos libertar do engano humano (filosofias / religião), e nos conduzir ao pleno conhecimento de Deus, a maturidade espiritual, e ao viver cristão na sua plenitude.

2.8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.

 

2. Mensagem de hoje, 06.08.17O engano da reliogisidade, 2.16,17.

Se Deus assim permitir, em Colossense 2, veremos ainda: 11ª. Mensagem “O Engano da superespiritualidade”, 2.18,19 (domingo, 13/08); e, na 12ª. Mensagem, “O engano do ascetismo”, 2.20-23 (domingo 27/08).

2.16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.

Os religiosos, ditos cristãos, são adoradores das “sombras” (crenças, regras e rituais religiosos)e não da “imagem real” que é Jesus Cristo - único e Todo-suficiente Senhor e Salvador.

Reflitamos sobre dois equívocos, enganos, advindos da religiosidade.

 

I. Um julgamento equivocado, 2.16.

2.16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados.

Vos julgue(‘krino’)... Aqui está em foco o julgar no sentido de condenar outros por não manterem certas regras, certos rituais religiosos...

 

Por causa...

De regimes alimentares...

Comida (‘brosis’)– comer certos tipos de alimentos

Bebida (‘posis’) – ato de beber, provavelmente beber vinho...

Por causa...

Da observação de datas e/ou dias especiais...

Festa(‘heorte’) – festival, dia de festa. Exemplo, as festas judaicas, anuais - Páscoa, Pentecostes, etc.

Lua nova (‘noumenia’)– festa judaica da lua nova; festa mensal...

Sábados (‘sabbaton’) – dia santo, no qual os israelitas deveriam se abster de todo trabalho; sétimo dia de cada semana...

O religioso (que pode ser legalista e/ou ascético) crê que obtém méritos, que é aprovado diante de Deus por causa da obediência as regras e aos rituais religiosos, ou que pode obter revelações especiais de Deus por causa de tais práticas. Eles fazem de tais regras e rituais padrões de espiritualidade!

De igual modo, em nossos tempos, o batismo nas águas e a participação na Ceia do Senhor, a prática da oração e do jejum, a presença nos cultos cristãos, as ofertas financeiras, etc., não promovem a reconciliação do homem com Deus, não nos elevam a graus maiores da revelação de Deus, e nem são marcas da verdadeira espiritualidade em Jesus Cristo.

É um grande equivoco bíblico julgar outros, sua espiritualidade em Jesus Cristo, tendo como ponto de partida deste julgamento o mero cumprimento de crenças e regras e rituais religiosos.

 

II. Um foco equivocado, 2.17.

17porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.

Sombra (skia) – não tem substância em si mesma, porém indica a existência de um corpo, que produz; imagem projetada por um objeto e representando a forma daquele objeto...

A lei, os rituais e os cerimoniais do Velho Testamento eram sombras do que haviam de vir – indicavam para Jesus Cristo, a “imagem real”, em quem estão os “bens vindouros”.

Religiosos cristãos são adoradores da ‘sombra’.

... Das coisas que haviam de vir, porém o corpo é de Cristo.

Cristo é a ‘imagem real’, cujo ‘corpo’ produz a ‘sombra’!

Refere-se ao que havia de vir em Jesus Cristo – redenção, regeneração, adoção, santificação...

Hb 10.1 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeito os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem. [...] 12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, 13 aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. 14 Porque , com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.

Cl 2.13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

Na 9ª. Mensagem, nos versículos 11 a 15, de Colossenses 2, vimos que é em Jesus Cristo, e exclusivamente Nele (Sua Pessoa e obra), que o ser humano tem reconciliação com Deus, nova vida, perdão dos pecados, santificação, vitória sobre o Diabo e o pecado e a morte.

É um grande equivoco tentar viver a vida cristã tendo como foco o que é secundário (‘sombra’), e não focar o principal – Jesus Cristo (‘realidade’, ‘imagem real’).

 

CONCLUSÃO:

Os religiosos, ditos cristãos, são adoradores das “sombras” (crenças, regras e rituais religiosos)e não da “imagem real” que é Jesus Cristo - único e todo-suficiente Senhor e Salvador.

Na 8ª. Mensagem, nós vimos sobre o “Andar em Cristo”.

2.6 Ora, como recebestesa Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele.

1 Jo 2.4 Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. 5Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: 6aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.

 

A vida cristã deve ser vivida Nele (Jesus Cristo) – Jesus Cristo é o fundamento e a provisão para o viver cristão; Ele é o padrão, e é sob Seu Senhorio que vive o verdadeiro cristão, discípulo.

 No Espírito Santo, persiga o andar, o viver conforme Cristo, o ensino da palavra de Deus - Bíblia, e não segundo as palavras, as idéias da religiosidade e nem dos seres humanos sem Deus...

No viver em Jesus Cristo, em comunhão com Ele e obediência a Sua palavra – o cumprir as ordenanças bíblicas do batismo nas águas e da celebração da Ceia do Senhor; as orações e os jejuns; as contribuições financeiras para obra de Deus, por meio da igreja local; os deveres eclesiológicos, ministeriais – como membro de umaigreja local; ...; surgem como atos livres de adoração e amor e obediência a Deus (não como obrigação do cumprimento de regrase rituais religiosos, nem com a pretensão de obter-se favores diante de Deus, ou de parecer ser mais espiritual do que os outros cristãos).

No viver no Espírito Santo encontramos a direção e a capacitação espiritual para o bom uso da liberdade cristã.

Gl 5.13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.

Tenhamos sempre em mente de que tudo (não no sentido pecaminoso / tudo, refere-se ao que é lícito):

- me é permitido, mas nem tudo convém, 1 Co 6.12; 10.23;

- me é permitido, mas não deixarei que nada me domine, 1Co 6.12;

- me é  permitido, mas nem tudo edifica, 1 Co 10.23.

Além disso, o uso da liberdade em Cristo deve ser norteado pelo amor a Deus e ao próximo (Rm 14.13,15,20,21), e de glorificar a Deus acima de todas as coisas (1 Co 10.31; Rm 11.36); e, não pelo legalismo, pelas regras e rituais religiosos.

As crenças, as regras e os rituais religiosos são totalmente impotentes para nos reconciliar com Deus e nos conduzir ao viver em novidade de vida segundo Jesus Cristo.

Os religiosos, ditos cristãos, são adoradores das “sombras” (crenças, regras e rituais religiosos)e não da “imagem real” que é Jesus Cristo - único e todo-suficiente Senhor e Salvador.

 

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

Phillips, J. B., Cartas às igrejas novas. São Paulo: Vida Nova, 2ª. Ed.  1972.

Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

Meyers, Rick - E-sword HD.

Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

 

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto – SP – Brasil

Agosto de 2017