Revele o “DNA” de Jesus Cristo - parte 1
NOVA ALIANÇA
Mensagens bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
15a. Mensagem
24.09 & 08.10.2017
Pr. Domingos M. Alves
Colossenses 3.12-17
Mensagem: O verdadeiro cristão, como “eleito de Deus e amado e santo”, revela em seu novo estilo de vida o “DNA” do caráter de Jesus Cristo.
1. Recordação
Na 14a. Mens., Dispa-se do velho homem, 3.5-11, vimos que “O verdadeiro cristão, sob a total dependência da graça de Deus, tem a responsabilidade de cooperar com o Espírito Santo na perseguição do viver segundo o “novo homem” criado em Jesus Cristo”.
2. Mensagem de hoje, 24.09.17 – Revele o “DNA” de Jesus Cristo, Cl 3.12-17.
Cada célula do corpo de uma pessoa tem dentro de si o DNA - ácidodesoxirribonucléico – ... Bioq. Macro molécula formada por ácido fosfórico, bases nitrogenadas e glicídios, que participa dos processos de armanezamento, transmissão e expressão das informações genêticas (Dicionário Houais da Língua Portuguesa).
O DNA apresenta todas as características, que são únicas, de uma pessoa. Assim, de igual membro, cada cristão, membro do corpo de Cristo deve ter em si o ‘DNA’ – “armazenar, transmitir e expressar”, o caráter de Jesus Cristo.
Os versículos 10 a 17 nos revelam caraterísticas desse caráter, do viver segundo o novo homem, criado em Jesus Cristo.
3.12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.
Em Cristo há nova vida, uma novidade qualitativa, em contraste com o que existia anteriormente... (2 Co 5.17; Rm 6.3,4).
Nessa nova vida, há um novo homem segundo o “pleno conhecimento” – a capacidade de reconhecer a vontade e ordem de Deus (Cl 1.9), e praticá-la. E, como fruto da ação do Espírito Santo há um contínuo renovar, transformar, segundo o caráter de Jesus Cristo.
O verdadeiro cristão, como “eleito de Deus e amado e santo”, revela em seu novo estilo de vida o “DNA” do caráter de Jesus Cristo.
I. A identidade do verdadeiro cristão
Nos vs. 1 a 3, na mensagem “Convictos e Focados em Cristo”, falamos algo sobre esta identidade...
3.12a Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados…
A. Eleito de Deus.
Eleito (‘eklektos’), escolhido como membro da família de Deus, da nova criação em Jesus Cristo. Traz a nossa mente a vontade soberana de Deus na salvação de cada um de nós.
Rm 8.33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
B. Santo.
Santo (‘agios’), separado da condenação e escravidão do pecado e consagrado para servir a Deus.
Ef 1.4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor.
C. Amado.
Amado (‘agapao’), objeto do amor de Deus, amor esse revelado na morte de Jesus Cristo pelos pecados…
Gl 2.20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
II. As atitudes segundo o caráter de Jesus Cristo.
Revesti-vos de:
A. Profunda Compaixão (‘splanchna oikitirmou’), 3.12
Coração compassivo; sentimentos de empatia, solidariedade diante do sofrimento e das necessidades uns dos outros...
B. Bondade (‘chrestotes’), 3.12
A bondade expressa em atitudes e atos – fazer o bem. Atitude amigável e auxiliadora que procura suprir a necessidade dos outros mediante atos generosos...
C. Humildade (‘tapeinophrosyne’), 3.12
Visão realista de si mesmo… Reconhecimento da própria fraqueza e limites, mas também reconhecimento do poder de Deus (poder que o capacita...).
O verdadeiro cristão, como “eleito de Deus e amado e santo”, revela em seu novo estilo de vida o “DNA” do caráter de Jesus Cristo.
D. Mansidão (‘prautes’), 3.12
Não se portar com arrogância, como “dono da razão”, mas considerar os outros... Atos gentis e uma atitude benevolente para com as outras pessoas, e, frequentemente com paciência enfrenta a oposição... É virtude de manter a personalidade sujeita a vontade de Deus mediante o poder do Espírito Santo.
E. Paciência (‘makrothymia’), 3.12
Mente que se controla durante um longo tempo antes de agir... Longanimidade, paciência em sofrer injustiças, sem vingança, mas com esperança em Deus. Não desistir diante de pessoas e ou situações difíceis.
F. Suportem-se uns aos outros (‘anechomai’), 3.13
Aceitação e amparo mútuo, com as atitudes mencionadas no v. 12...
Como tendemos em rejeitar aquele que é diferente que age e ou pensa diferente de nós (não me refiro à aceitação da atitude pecaminosa, mas ao ser, agir e pensar diferente...).
G. Perdoem (‘charizomai’) as queixas, 3.13
“Queixa” por aquilo que te trouxe vergonha, pesar, tristeza...; “achar falta em...”; “estar insatisfeito com...”.
“Perdoem como o Senhor lhes perdoou” (cf. Cl 2.13,14)... – não guarde rancor, mágoa, mas, liberte-se desses sentimentos pecaminosos que geram animosidade; cancele a dívida gerada pela ofensa, considere-a paga na cruz de Cristo; liberte a outra pessoa da culpa, da ofensa contra você; assuma o compromisso de não renovar a questão perdoada (cf. Pv 17.9).
Perdão gera reconciliação, remove as barreiras da inimizade, restaura a comunhão... Perdoar não é opção, mas é resultado natural da nova vida em Cristo, é uma questão de obediencia a Deus, de andar no Espírito.
O verdadeiro cristão, como “eleito de Deus e amado e santo”, revela em seu novo estilo de vida o “DNA” do caráter de Jesus Cristo.
Conclusão
Até aqui vimos:
I. A identidade do verdadeiro cristão
II. As atitudes segundo o caráter de Jesus Cristo.
3.14 Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vinculo da perfeição.
Acima de todas as virtudes mencionadas deve estar o amor (cf. 1 Co 13; Rm 13.8; Gl 5.6).
Construa relacionamentos revestidos pelo “amor” (‘agape’). Tenha uma atitude motivada e orientada pelo amor de Cristo; amor que é sacrificial, que visa o benefício do próximo. O “vinculo”, oelemento unificador, integrador uns dos outros, deve ser o amor.
O verdadeiro cristão, como “eleito de Deus e amado e santo”, revela em seu novo estilo de vida o “DNA” do caráter de Jesus Cristo.
Revele o “DNA” de Jesus Cristo
(Contimua – 08.10.17)
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):
Phillips, J. B., Cartas às igrejas novas. São Paulo: Vida Nova, 2ª. Ed. 1972.
Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.
MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.
Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.
Meyers, Rick - E-sword HD.
Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.
Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.
Pr. Domingos M. Alves
www.novaalianca.com
Ribeirão Preto – SP – Brasil
Setembro de 2017