Convictos e focados em Cristo

NOVA ALIANÇA
Mensagens bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
13a. Mensagem
03.09.2017
Pr. Domingos M. Alves

Colossenses 3.1-4

 

Mensagem: O cristão autêntico pela fé no Senhor Jesus Cristo, e sob a ação do Espírito Santo, ele tem o seu pensar e o viver fundamentados na convicção da sua identidade em Cristo, e no foco na exaltação do Seu Nome.

Introdução:

1. Recordando

Na 12a. Mensagem, desta série em Cl 2.20-23, O engano do ascetismo, nós vimos que “somente na toda-suficiência da Pessoa e obra de Jesus Cristo, o ser humano encontra libertação e vitória na luta contra o pecado e suas trágicas consequências”.

No capítulo 2, a partir do versículo 8, fomos alertados sobre os perigos do enganos advindos da filosofia e dos raciocínios falazes, do legalismo (tradições religiosas), do misticismo (superespiritualidade) e do ascetismo.

Tenhamos sempre o conhecimento, a compreensão e a convicção de que Jesus Cristo e a palavra de Deus são plenamente suficientes para, sob o poder do Espírito Santo, nos conduzir ao pleno conhecimento de Deus, a maturidade espiritual e ao viver cristão na sua plenitude.

 

2. Mensagem de hoje, 03.09.17Convictos e focados em Cristo 3.1-4.

3.1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

O cristão autêntico pela fé no Senhor Jesus Cristo, e sob a ação do Espírito Santo, ele tem o seu pensar e o viver fundamentados na convicção da sua identidade em Cristo, e no foco na exaltação do Seu Nome.

 

I. Convictos da identidade em Jesus Cristo

Em Jesus Cristo não fomos apenas separados (estamos mortos) de um mundo sem Deus, mas fomos vocacionados (fomos ressuscitados) para uma nova vida.

3.1a Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo...

Tendo em vista que vocês ressuscitaram com Cristo... Há aqui uma afirmação, uma certeza, da nova vida em Cristo.

O apóstolo Paulo relembra a nova vida, resposta de fé e que foi certificada no batismo (Martin, p. 111).

Fomos ressuscitados em Cristo, porque primeiramente morremos em Cristo...

2.12 Tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

2.20a Se morrestes com Cristo...

Rm 6.6 Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7 porquanto quem morreu está justificado do pecado. [...] 11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. (cf. Rm 6.1-14).

2.12 Tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. 13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; 14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz.

Ao nos arrependermos dos pecados e crer em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, nós “morremos para o mundo”, fomos livres do Diabo e do pecado e morte eterna... Deus nos declarou justos, adotou como filhos amados, e nos vocacionou para o viver segundo a Sua vontade e para Sua glória.

3.3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.

Oculta (‘krupto’), esconder, pôr a salvo; indica um estado completo, uma ação no passado; sugere que a vida do cristão é nutrida, e segura, e tem identidade com Cristo, em Deus.

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar (‘phaneroo’) - referência a Sua segunda vinda, quando então as coisas ocultas serão plenamente conhecidas, e as coisas incompletas serão plenamente acabadas.

Em Cristo temos a esperança da glória, da obra completa da salvação – justificação e santificação e glorificação.

Rm 8.30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

 Fp. 1.6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Jesus Cristo.

 1 Jo. 3.2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.

E, é com esta convicção e a perspectiva futura de “glória” em Cristo (“da esperança preservada nos céus”, 1.5), que nós devemos a cada dia viver focados em Cristo.

 

II. Focados em Cristo.

Na nova vida pela fé m Jesus Cristo, nós somos movidos pelo Espírito Santo ao viver como foco no que está relacionado com a exaltação do Seu Nome.

3.1b ... Buscai as coisas lá do alto onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

Temos aqui dois imperativos que nos revelam mostram qual deve ser o nosso foco em Cristo...

1º. Imperativo - Buscai as coisas do alto.

3.1b... Buscai as coisas lá do alto onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

Não se refere a uma busca esporádica, dominical, circunstancial...

Buscai (‘zeteo’), esforçar-se por conseguir, procurar com afinco e persistência a fim de encontrar; tem uma conotação prática; sig. aquilo que orienta a vontade do ser humano (cf. Rm 10.3; 2.7).

Coisas lá do alto (‘ano’) – mundo celestial...

Tenham a vossa vida focada segundo os valores celestiais, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

“Devemos focar a nossa ambição na busca de tudo que esteja relacionado com Cristo e Sua exaltação” (Shedd & Mulholland).

Mt 6.31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram tais coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

 

2º. Imperativo - Pensai nas coisas do alto.

2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;.

Pensai (‘phroneo’), disposição interior...

O motivo determina uma linha de ação e a conduta do indivíduo.

Que os vossos pensamentos se fixem em algo sublime... Não nas “coisas aqui da terra”, não conformados com um mundo sem Deus.

Fp 2.5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

Em Cristo precisamos ter um foco no que é eterno, celestial, no que exalta o Seu Nome... Nossos motivos devem ser inspirados pelo Senhorio de Cristo na nossa vida.

Hb 11.13 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. 27 Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.

2 Co 5.6 Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; 7 visto que andamos por fé e não pelo que vemos.

 

Conclusão

O cristão autêntico pela fé no Senhor Jesus Cristo, sob a ação do Espírito Santo ele tem o seu pensar e o viver fundamentados na convicção da sua identidade em Cristo, e no foco na exaltação do Seu Nome.

Quando dizemos que somos cristãos, mas vivemos como os “gentios” (incrédulos, pagãos) buscando as coisas “aqui da terra”, o nosso coração se enche de ansiedade, e somos levados ao desanimo apenas para as “coisas relacionadas com Cristo e a Sua glória”. Perdemos o ânimo para as “coisas do alto”, como ler a Bíblia, orar, congregar com o povo de Deus!!! Mas, continuamos nos esforçando para fazer as coisas aqui da terra, como comer, vestir, beber, trabalhar, praticar esportes!!!

Ter uma boa qualidade de vida, família, profissão, estudos, economia, lazer etc., não podem ser a agenda e nem os “fins”, o foco da nossa vida. Tais coisas devem ser “meios”, e agenda de vida deve ser a deservir, testemunhar e glorificar a Cristo, em todas as áreas e circunstâncias da nosso ser, fazer e ter.

O cristão autêntico pela fé no Senhor Jesus Cristo, e sob a ação do Espírito Santo, ele tem o seu pensar e o viver fundamentados na convicção da sua identidade em Cristo, e no foco na exaltação do Seu Nome.

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

Phillips, J. B., Cartas às igrejas novas. São Paulo: Vida Nova, 2ª. Ed.  1972.

Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

Meyers, Rick - E-sword HD.

Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto – SP – Brasil

Setembro de 2017