Igreja Nova Aliança

View Original

Legado de vida

NOVA ALIANÇA
Mensagens bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
21a. Mensagem - Mensagem Final
31.12.2017
Pr. Domingos M. Alves

See this SoundCloud audio in the original post

Colossenses 4.7-18

 

Mensagem: Vidas sob o Senhorio de Cristo transmitem aos outros os valores do Reino de Deus, e os desafiam ao viver sério com Deus, a serem “cooperadores em favor do Reino de Deus”.

 

Introdução

A. Recordando

Na 20a. Mensagem, Resgate um tempo precioso!, Cl 4.5.6, vimos que O verdadeiro cristão deve ser sábio e, assim, resgatar em sua agenda de vida, tempo para testemunhar e proclamar Jesus Cristo àqueles  que ainda não são discípulos de Cristo”.

 

No domingo, 05/03 do corrente ano, na mensagem introduzindo esta séria, sob o título “Conhecer para viver e transmitir”, Colossenses 1.1-2, o foco foi que “O verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo e da verdade bíblica nos liberta da condenação e da escravidão do pecado e dos falsos ensinos e das falsas crenças, e é suficiente nos conduz ao viver de modo digno do Senhor”.

 

Na mensagem de hoje, na Conclusão dessa série, vamos refletir sobre “Legado de vida”, 4.7-18.

O foco e o desafio da mensagem: Vidas sob o Senhorio de Cristo transmitem aos outros os valores do Reino de Deus, e os desafiam ao viver sério com Deus, a serem cooperadores em favor do Reino de Deus.

 

B. Conceito de “legado”

No encerramento da carta aos Colossenses o apóstolo Paulo faz saudações finais... Nestes versículos onde vários nomes são citados, queremos destacar o legado que estas vidas nos deixam...

 

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “Legado” - fig. O que é transmitido às gerações que se seguem.

 

Qual o legado da tua vida? Ou seja, o que a tua vida tem transmitido a outrem, às gerações que se seguem?

 

Fp 3.17 Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. 18 Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. 19 O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.”

 

Que tipo de modelos nós somos? Isto está em harmonia com o que Deus Pai, sob o poder e a condução da pessoa do Espírito Santo, quer que nós sejamos?

 

Vidas sob o Senhorio de Cristo transmitem aos outros os valores do Reino de Deus, e os desafiam ao viver sério com Deus, a serem “cooperadores em favor do Reino de Deus”.

 

Neste encerramento da carta do apóstolo Paulo, aos Colossenses, reflitamos sobre vários personagens citados por Paulo, e quais os desafios que seus legados nos transmitem.

 

 Legados de vida

1. Tíquico, 4.7 – servo fiel  e encorajador.

7 ... Irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor...

Ministro (‘diakonos’) fiel e conservo (‘sundoulos’) – cooperador, que está sob a serviço do mesmo  Senhor.

Tíquico  era um servo fiel, cumpridor dos seus compromissos e responsabilidades com Deus e com os outros.

 

Paulo o envia, como homem de confiança, que podia ser um mensageiro,  e, 4.8 “...de alentar” (‘parakaleo’) – ser encorajador dos irmãos em Cristo.

 

2. Onésimo, 4.9 – testemunho vivo de uma vida transformada.

9b ... O fiel e amado irmão que é do vosso meio...

Onésimo é um dos filhos espirituais de Paulo, que foi gerado “entre algemas” (Fm 10).

É sobre Onésimo que Paulo escreve a Filemon, dizendo: “Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil a ti e a mim” (v. 11).  Depois, ele exorta Filemon a receber de volta Onésimo, não mais como escravo, sim como “caríssimo irmão”.

 

De “inútil” para “útil” no Senhor, como “fiel e amado irmão” – testemunho de uma vida transformada sob a graça de Deus...

 

 

3. Aristarco, Marcos, e Jesus (conhecido por Justo), 4.10 – fontes de ânimo.

São apresentados como os “únicos da circuncisão”  (‘peritome’) – ref. aos  judeus;  que “cooperam (‘sunergos’) – trabalham junto com Paulo; em prol do reino (‘basileia’) de Deus, Mt 3.1,2; At 1.1-3; 20.25-27.

 

Companheiros de Paulo, cooperando em favor do Evangelho de Jesus Cristo, Fm 24; At 19.29; 27.2-4.

 

Marcos é aquele desistiu na primeira viagem missionária de Paulo... Motivo de discussão entre Paulo e Barnabé (At 15.36-41). Mas, depois, foi reconhecido pelo próprio Paulo como sendo “útil para o ministério”, 2 Tm. 4.11.

 

Jesus, chamado o Justo, 4.1. Judeu (da “circuncisão”) convertido ao Evangelho de Cristo...

 

Aristarco, Marcos, e Jesus (conhecido por Justo) são reconhecidos como o lenitivo  (‘paregoria’) – ânimo, conforto;  uma fonte de ânimo para Paulo.

 

4. Epafras, 4.12 – batalhador em prol da fé dos cristãos.

Servo (‘doulos’) de Cristo Jesus – vida de dedicação e obediência ao serviço em prol de Cristo...

Também, um homem de oração – se esforça sobremaneira (‘agonizomai’) -  batalha, ‘agoniza’ continuamente por vós, nas orações...

Um homem de fé e esperança, orando pelos cristãos de Colossos, Laodicéia e Hierápolis (4.13), rogando que se mantivessem firmes, perfeitos (‘teleios’) – maduros; e plenamente convictos da verdade do Evangelho de Cristo, como sendo a plena vontade revelada de Deus.

Epafras não se conformava com a erosão da fé dos cristãos...

Ele havia os instruído... 1.7

E, batalhava por eles em oração...

 

5. Lucas, 4.14 – vida e ocupação ao serviço do reino de Deus.

O médico amado, que por vezes cuidou de Paulo, 2 Tm 4.11; Fm 24

O Lucas, o homem do Evangelho de Lucas, e de Atos dos Apóstolos.

Um profissional, que colocava sua vida e ocupação profissional ao serviço do Reino de Deus.

 

 

6. Ninfa, 4.15 – hospitalidade e valorização da igreja local.

“Igreja que se reúne em sua casa...”.

Hospitaleira, valoriza a igreja abrindo as portas da sua casa, para que a mesma se reúna lá...

Provavelmente, Ninfa deveria  exercer alguma  liderança entre os cristãos...

 

 

Conclusão

Concluímos esta mensagem com trazendo a mente Demas, 4.14, e Arquipo, 4.17.

Em meio aos bons exemplos de legados de vidas, citados acima, Demas e Arquipo nos servem como alertas.

 

A. Demas, 4.14 – começar bem, mas terminar mal.

Servia como evangelista...

Um homem que começou bem, mas terminou mal...

Mais ou menos seis anos depois ( 2 Tm 4.10), Demas abandonou a obediência a Cristo, o serviço ao Reino de Deus, pois “amou o presente século”.

Ele deixou-se levar pelas “preocupações desta vida, pelo engano dos prazeres e riquezas deste século – de um mundo sem Deus”.

“Demas” é o tipo da pessoa que abandona o evangelho de Cristo, que deixa de ser um “cooperador em favor do Reino de Deus”...

Pessoas assim culpam os outros, a Igreja, o pastor...

Mas, se esquecem de que o problema começa no seu próprio coração... Pv. 4.23.

 

Fp 3.17 Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. 18 Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. 19 O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.”

 

Que tipo de modelos nós somos? Isto está em harmonia com o que Deus Pai, sob o poder e a condução da pessoa do Espírito Santo, quer que nós sejamos?

 

Demas “amou o presente século”. Que testemunho triste... Demas transmite como não devemos terminar a carreira cristã!

 

 

B. Arquipo, 4.17 – prestar atenção a missão que recebeste no Senhor.

Companheiro de lutas de Paulo...

É admoestado para “cumprir o ministério que recebeu no Senhor”.

Arquipo parece que não estava preocupado com o ministério, com a situação da igreja... Poderia ser indiferente, despreocupado... É exortado a cumprir o ministério.

“Arquipo” é o tipo de cristão que por vezes está indiferente, despreocupado com o serviço que recebeu do Senhor, e deve ser exortado a atentar para o serviço, para o cumprir.

 

O apostolo conclui a carta,  4.18, suplicando: “Lembrem-se das minhas algemas”... Ele estava preso por causa do evangelho de Cristo, e contava com as orações dos irmãos em seu favor (4.3,4), e ao mesmo tempo sabia que eles poderiam ser encorajados por “suas algemas” a falar com ousadia a palavra de Deus (Fp 1.12-14).

 

“A graça seja com vocês” – graça que nos alcançou em Cristo, que nos basta e capacita para o servir e viver em Cristo – 1.6; 2 Co 2.14-17; 3.4; 12.9.

 

Qual o legado da tua vida? Ou seja, o que a tua vida tem transmitido a outrem, às gerações que se seguem?

 

Vidas sob o Senhorio de Cristo transmitem aos outros os valores do Reino de Deus, e os desafiam ao viver sério com Deus, a serem “cooperadores em favor do Reino de Deus” – esta vivida só pode ser vivida debaixo da graça de Deus.

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

- Phillips, J. B., Cartas às igrejas novas. São Paulo: Vida Nova, 2ª. Ed. 1972.

- Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

- MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

- Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

- Meyers, Rick - E-sword HD.

- Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

- The Bible Knowledge Commentary, Walvoord, Jonh F.; Zuck, Roy B.; Dallas Theological Seminary. Logos Bible (usando a partir das mensagens de Out. 2017).

- Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são

pesquisadas: Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

 

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto, SP, Brasil

Dezembro 2017