A proclamação da salvação a todas as nações.
NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série - Revestidos do Espírito Santo.
3a. Mensagem
28.01.2018
Pr. Domingos M. Alves
Revestidos do Espírito Santo
3a. Mensagem
Foco: A proclamação da salvação a todas as nações.
Lucas 24.47,48
Mensagem: Cristãos revestidos do poder do Espírito Santo, eles compreendem e creem nas Sagradas Escrituras, são inseridos na comunhão e no serviço no corpo de Jesus Cristo – Igreja, e com poder e satisfação do alto cumprem a missão de testemunhar o evangelho de Jesus, para glória de Deus.
Introdução
A. Recordando
2a. Mensagem – Foco: a Pessoa e obra de Jesus Cristo.
Lucas 24.46, 47
Desafio: Cristo não morreu e ressuscitou apenas para nos libertar da condenação e escravidão do pecado, mas para ser o Senhor das nossas vidas. Logo, o foco do cristão deve ser agradar o Senhor Jesus
B. 3ª. Mensagem – Foco: A proclamação da salvação a todas as nações.
Lc 24.47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas destas coisas.
47a E que em seu nome... – está relacionado com o caráter e a obra de Jesus Cristo, como vimos na mensagem passada.
24.46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia.
Jesus Cristo morreu pelos pecados da humanidade, para satisfazer a justiça divina... Ele morreu a nossa morte, para que por meio Dele possamos viver a vida de Deus. Ele ressuscitou dentre os mortos. A ressurreiçou autenticou a Sua divindade, sua obra salvífica, e é a garantia da salvação eterna de todos que Nele creem como único e suficiente Salvador.
At 4.11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro nome; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, pelo qual importa que sejamos salvos.
1 Tm 1.5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos...
Jo 1.29b ... Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado (‘hamartia’) do mundo.
Não há reconciliação com Deus; não há perdão do pecado e dos pecados; não há salvação, vida eterna – aparte da fé em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador.
Lc 24.47 E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.
Se pregasse (‘kerusso’), pregar, proclamar, anunuciar publicamente a obra salvífica de Deus...
Mt 10.27 O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz;e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o (‘kerusso’) dos eirados.
I. O que se deve anunciar publicamente em nome de Jesus Cristo?
47b ... Arrependimento para remissão de pecados...
Arrependimento (‘metanoia’), mudança de mente (de um propósito que se tinha ou de algo que se fez), conversão...
Arrependimento envolve: reconhecimento do pecado, pesar pelo pecado, confissão e abandono do pecado (exemplo, Sl 32, 51).
Lc 3.8a Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento (‘metanoia’)... (cf. vv. 9-14).
Lc 15.7 Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende (‘metanoeo’) do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento (‘metanoia’).
Remissão (‘aphesis’), perdão, libertação da escravidão ou prisão, remissão da penalidade, cancelamento da dívida e ou punição...
Lc 4.18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação (‘aphesis’) aos cativos e restauração de vista aos cegos, para pôr em liberdade (‘aphesis’) os oprimidos.
Ef 1.17 No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão (‘aphesis’) dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.
Remissão de pecados (‘hamartia’), errar o alvo, errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra, desviar-se do propósito e da vontade de Deus, violação da lei divina em pensamento e/ou motivação e/ou ação; pecaminosidade – estado, condição (Jo 1.29).
Sl 32.1 Bem-aventurado aquele cuja iniquidade (pesha‛ - revolta, rebelião, transgressão, ideia fundamental de rompimento nos relacionamentos, rejeição da autoridade de Deus...) é perdoada, cujo pecado (chăṭâ'âh – pecado, uma ofensa) é coberto. 2 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade (‛âvôn – culpa, castigo pela culpa; “raiz” - perversão, comportamento desonesto...) e em cujo espírito não há dolo (remı̂yâh – engano, fraude...).
1 Jo 3.4 Todo aquele que pratica o pecado (‘hamartia’) também transgride a lei, porque o pecado (‘hamartia’) é a transgressão da lei.
Tg 4.17 Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz nisso está pecando (‘hamartia’).
Tg 2.9 Se todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado (‘hamartia’), sendo arguidos pela lei como transgressores.
Em nome de Jesus Cristo devemos anunciar o arrependimento para o perdão dos pecados...
II. Para quem se deve anunciar o arrependimento para o perdão dos pecados?
Lc 24.47 E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.
A todas as nações (‘ethnos’), povos...
Mt 24.14 E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações (‘ethnos’). Então virá o fim.
Ap 5.9 E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e abrir os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação (‘ethnos’).
O arrependimento para o perdãos dos pecados, dever ser anunciado para todas as nações. Isto revela a universalidade do Evangelho. Não o universalismo, a salvação de toda humanidade, independentemente da fé em Jesus Cristo, mas a pregação do evangelho para todos...
III. Quem deve anunciar o arrependimento para perdão dos pecados?
24.48 Vós sois testemunhas destas coisas.
Testemunhas (‘martus’) - testemunha é alguém que relata com sinceridade tudo o que viu e ouviu (At 4.20) (Wiersbe, p. 363).
At 2.32 A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas (‘martus’).
At 5.32 Ora, nós somos testemunhas (‘martus’) destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.
O Espírito Santo que Deus, de modo soberano e voluntário dá aos que lhe obedecem – verdadeira fé gera verdadeira obediência, também, é testemunha da vida e obra de Jesus Cristo. E, o Espírito Santo, nos impulsiona e capacita a sermos testemunhas...
At 1.8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas (‘martus’) tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Todo o verdadeiro cristão é uma testemunha de Jesus Cristo, e assim tem a missão de anunciar publicamente o arrependimento para o perdão dos pecados em Jesus Cristo, para glória do Seu Nome.
Desafio: Ser comprometido, no poder do Espírito Santo, com o testemunhar e anunciar, a todas as nações, o arrependimento para perdão dos pecados em Jesus Cristo.
Dicas: Seja convicto da salvação em Jesus Cristo; Viva na dependência do Espírito, e, com bom testemunho, e com expressões de amor; Ore por oportunidades e sabedoria divina; Testemunhe da obra de Cristo em tua vida; Fale do evangelho puro e simples; Confie os resultados ao Espírito Santo...
Cristãos revestidos do poder do Espírito Santo, eles compreendem e creem nas Sagradas Escrituras, são inseridos na comunhão e no serviço no corpo de Jesus Cristo – Igreja, e com poder e satisfação do alto cumprem a missão de testemunhar o evangelho de Jesus, para glória de Deus.
(Continua - 4ª. Mensagem)
O plano bíblico da salvação proclamado sob o poder do Espírito Santo.
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Bibliografia:
Biblia – ARA, Barueri, SP. SBB.
Harris & Gleason & Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998.
Pinto, Carlos Osvaldo. Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.
MacArthur, John. Bíblia de Estudo - ARA.. Barueri, SP. SBB, 2010.
Meyers, Rick - E-sword HD.
Morris, Leon L., Lucas – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1983.
The Bible Knowledge Commentary, Walvoord, Jonh F.; Zuck, Roy B.; Dallas Theological Seminary. Logos Bible.
Wiersbe, W. Warren. Novo Testamento 1, Comentário Bíblico Expositivo. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.
- Nesta série de mensagens, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas: Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.
Pr. Domingos M. Alves
www.novaalianca.com
Ribeirão Preto – SP – Brasil
Janeiro 2018