A condição civil e o servir a Deus
1 Co 7.25-40
MENSAGEM: O discípulo de Jesus Cristo, independentemente da sua condição civil, deve perseguir no Espírito Santo o melhor caminho para o viver e o servir plenamente agradável a Deus.
INTRODUÇÃO
Como tem se estudo nesta série em 1 Coríntios, a Igreja em Corinto tinha uma série de dúvidas e problemas, na área doutrinária e relacional e comportamental, e o apóstolo Paulo está tratando destas questões.
Neste capítulo 7, o apóstolo Paulo trata questões relacionadas com sexualidade, casamento, divórcio, e ser solteiro.
As afirmações de Paulo, 1 Co 7 - "12 … Digo eu, não o Senhor…”; “25 … Não tenho mandamento do Senhor; porém dou minha opinião…”; “ 40 … Segundo a minha opinião; e penso que também eu tenho o Espírito de Deus” - não significam que as suas palavras não sejam inspiradas por Deus, que não tenham autoridade divina (2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.21,22), sim que ele está ensinando coisas que não foram diretamente citadas por Jesus Cristo, quando Ele tratou desta questão de casamento, divórcio…
O apóstolo tinha a convicção que tinha “25 …recebido do Senhor a misericórdia de ser fiel”, e tinha “40 … o Espírito Santo”.
Em 1 Co 2 ao falar da sua pregação, o apóstolo Paulo afirmou: “4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, 5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus”.
Assim, podemos concluir de que o apóstolo ensinou movido pelo Espírito Santo, sendo o seu ensino - palavra de Deus.
MENSAGEM: O discípulo de Jesus Cristo, independentemente da sua condição civil, deve perseguir no Espírito Santo o melhor caminho para o viver e o servir plenamente agradável a Deus.
7.27 Estás casado? Não procures separar-te. Estás livre de mulher? Não procures casamento. […] 35 Digo isto em favor dos vossos próprios interesses; não que eu pretenda enredar-vos, mas somente para o que é decoroso e vos facilite o consagrar-vos, desimpedidamente, ao Senhor.
"O casamento não impede grande devoção ao Senhor, porém, traz questões mais potenciais que interferem com ela. O estado de solteiro tem menos obstáculos, embora não seja garantia de maior virtude espiritual"(John MacArthur, Biblia de Estudo MacArthur, SSB, 2010, p. 1538).
Por que o apóstolo aconselhou, entre outros, a permanecer solteiro?
I. Por causa da angustiosa situação
26aConsidero, por causa da angustiosa situação presente …
Provavelmente referência as perseguições que os cristãos estavam sofrendo… Momentos de grande crise, como por exemplo: perseguições e guerras e graves crises sócio-econômicas…, ser solteiro tem as suas vantagens…
28b …tais pessoas sofrerão angústia na carne, e eu quisera poupar-vos.
No dia a dia, mas acima de tudo em épocas de crises, em tempos de angústia, as pessoas casadas têm algumas pressões diferentes das pessoas solteiras.
II. Por causa da brevidade do tempo…
29aIsto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia…
O tempo é breve tanto na perspectiva da segunda vinda de Jesus Cristo, como da nossa transitoriedade (‘peregrinos e forasteiros’) neste mundo diante da eternidade…
29b … o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem;30mas também os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem;31e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa.
"Paulo queria que eles vissem a verdadeira natureza do tempo, para que as funções temporárias não obscurecessem as prioridades eternas"(Robert Hughes, First Corinthians, Everyman’s Bible Commentary, Moody Press, 1985, p. 82).
Exemplo de Marta e Maria, e o uso das palavras em Lc 10.40,41 e 1 Co 7.35.
III. Porque a vida de solteiro reduz as preocupações…
32a O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações…
Estar livre das preocupações em como agradar ao cônjuge, em estar dividido, e ter dificuldade de se consagrar desimpedidamente ao Senhor.
32b … Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; 33 mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa,34 e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido. 35 Digo isto em favor dos vossos próprios interesses; não que eu pretenda enredar-vos, mas somente para o que é decoroso e vos facilite o consagrar-vos, desimpedidamente, ao Senhor.
Quando pensamos no servir a Deus servindo outros além do contexto do lar, o solteiro tem mais tempo, quantitativamente falando, do que o casado, para servir ao Senhor. Embora, isto não seja garantia de que o solteiro de fato vá consagrar-se, desimpedidamente, ao Senhor.
Conclusão
O discípulo de Jesus Cristo, independentemente da sua condição civil, deve perseguir no Espírito Santo o melhor caminho para o viver e o servir plenamente agradável a Deus.
Desafios:
1) Compreender que não é pecado ficar solteiro ou casar
7b … cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade de um modo; outro, de outro.
28a Mas, se te casares, com isto não pecas; e também, se a virgem se casar, por isso não peca…
36 Entretanto, se alguém julga que trata sem decoro a sua filha, estando já a passar-lhe a flor da idade, e as circunstâncias o exigem, faça o que quiser. Não peca; que se casem.37 Todavia, o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas domínio sobre o seu próprio arbítrio, e isto bem firmado no seu ânimo, para conservar virgem a sua filha, bem fará.38 E, assim, quem casa a sua filha virgem faz bem; quem não a casa faz melhor.
Como família na ‘carne e sangue’ e/ou na ‘fé em Jesus Cristo’ precisamos deixar de lado gracinhas e ou cobranças para que a pessoa solteira se case, como se o casamento fosse dom de Deus para todos e/ou como se a pessoa solteira seja incompleta e infeliz…
2) Assumir plenamente a responsabilidade de viver segundo a vontade de Deus.
a) Se solteiro, viva em pureza sexual, 7.2-4
7.2 Mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido.
Segundo o caráter e a vontade divina a prática sexual, ocorre exclusivamente no casamento, entre homem e mulher, macho e fêmea.
A luz deste texto de 1 Coríntios 7, Warren Wiersbe, recomenda que “toda pessoa que está pensando em se casar deve fazer a si mesma as seguintes perguntas:
Qual o dom que recebi de Deus?
A pessoa com quem desejo me casar é cristã?
É certo me casar nas atuais circunstâncias?
De que maneira o casamento afetará meu serviço no Senhor?
Estou preparado para assumir este compromisso para o resto da vida? (Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento 1, p. 776).
b) Se casado não se separe, e procure no Senhor como agradar ao seu cônjuge.
27a Estás casado? Não procures separar-te…
O divórcio nunca deve ocorrer como primeira opção, mas somente depois de esgotadas todas as tentativas no Senhor de restauração do casamento; e, nunca deve ser visto como propósito de Deus, mas sempre como fruto da “dureza do coração humano” (Mt 19.8).
34b … a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido.
O cônjuge deve procurar agradar o outro, em tudo aquilo que que é segundo a vontade de Deus, e assim O glorifica (1 Co 10.31).
c) Se fores viúvo (a), e te casares que seja no Senhor.
39A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor.
Casamento com alguém sério com Deus, segundo os princípios bíblicos…
A vida agradável a Deus, e com satisfação e realização em Jesus Cristo, não depende da nossa condição civil, e sim do viver segundo o dom que Deus concede a cada um.
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Pr. Domingos Mendes Alves