A espiritualidade no orar (parte 2/2)
Efésios 6.18
Mensagem: Apropriar-se pela fé da Pessoa e obra de Jesus Cristo, e viver orando no Espírito Santo, em plena comunhão e submissão a Deus, são requisitos imprescindíveis para que o verdadeiro cristão viva de modo piedoso e alegre e vitorioso em Cristo.
Esboço:
Introdução
No domingo passado, iniciamos:
28/Out - A espiritualidade no orar (Parte 1), Ef 6.18.
Refletimos sobre o contexto de Ef 6.18, a conscientização de que a vida cristã é uma batalha espiritual, e o imperativo de conhecer o inimigo (o diabo) e combater com as armas e as estratégias corretas.
Concluímos, o desafio: Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós, Tg 4:7
Coloque-se sob a autoridade e comando de Deus...
Mantenha-se firme contra o diabo...
E, o diabo fugirá de vós... - inimigo derrotado.
Mensagem de hoje, 04/11: Revestindo da armadura de Deus…
Jesus Cristo afirma que o diabo é homicida (destruidor) e mentiroso (enganador)… Jo 8.44.
O cristão não pode ser possesso, endemoninhado…; mas, pode ser seduzido, enganado, usado para propósitos de destruição e engano…
Para resistir firme na fé, vencer esta batalha, nós precisamos ser fortalecidos em Deus, nos revestir de toda armadura de Deus.
Ef 6.10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. […] 13 Portanto, tomai a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14a Estai, pois, firmes…
Revestindo da armadura de Deus.
A “armadura” refere-se a tudo o que Jesus Cristo é, e o que Ele fez por nós (R. Stedman).
Rm 13.14; 2 Tm 2.1.
As peças da armadura:
1. Cingindo-vos com a verdade, 14; Jo 8.31,32; Ef 4.20,21; 2 Tm 2.1; Jo 14.6; 17.17
Jo 8.31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Nele conhecemos a verdade sobre nós, Deus, eternidade…
Em Cristo conhecemos a realidade da vida, das coisas como realmente são… Precisamos da verdade de doutrina e a verdade de coração (J. Stott).
O cinto segurava a roupa e a espada, e dava ao soldado romano liberdade de movimento…
Andar em Cristo é andar na verdade - integridade e fidelidade…
2. Vestindo-vos da couraça da justiça, 14; Rm 3.24,26; 8.33,34
Rm 3.24 Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, […] 26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Justificados por meio da fé e graça…
Andar firmado na justiça santificadora em Cristo, torna-se uma proteção na batalha espiritual…
3.Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz, 15; 2.13-18; Rm 5.1
Ef 2.14a Porque ele (Jesus Cristo) é a nossa paz… […] 17 E, vindo evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; 18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.
Em Jesus Cristo não temos em Deus um inimigo, mas o nosso aliado nesta batalha…
Em Jesus Cristo nós temos paz com Deus, e paz em meio a batalha espiritual…
4. Embraçando sempre o escudo da fé, 16; 2.8; 3.12; Hb 11.1
"Dardos do maligno” - pensamentos de dúvida, de desobediência, de rebeldia, de concupiscência, de medo… […] Tempos de depressão… (Stott).
A fé toma posse da promessas de Deus em tempos de dúvida e depressão… A fé toma posse do poder de Deus em tempos de tentação (Stott).
A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus… Rm 10.17
Fé - certeza / confiança - isto nos fala do agir com confiança na palavra, no caráter de Deus...
5.Tomai também o capacete da salvação, 17; 2.8; 1.13-16; 1 Ts 5.8-10; Rm 8.31-39
1 Ts 5.8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; 9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, 10 que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.
Certeza e segurança da salvação eterna em Cristo Jesus…
Podemos levantar a cabeça com confiança e alegria… (C. Hodge).
6. Empunhar a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, 17;Mt 4.1-11; 2 Tm 3:15-17; At 20:32; Cl 3.16
Mt 4.4a Jesus, porém, respondeu: Está escrito… […] 7a Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito… […] 10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito… 11 Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.
Jesus Cristo quando tentado pelo diabo (tendo este feito mau uso da palavra de Deus), Ele fez uso correto da palavra de Deus para derrotar o inimigo.
Espada, a única arma - arma ofensiva - palavra de Deus; a verdade das Escrituras, poderosa para destruir os ataques inimigos, 2 Co 10.3-5…
A verdade das Escrituras é poderosa para destruir os ataques do inimigo…
Continua no dia 18/11/2018
Orando em todo o tempo no Espírito, Ef 6.18
Apropriar-se pela fé da Pessoa e obra de Jesus Cristo, e viver orando no Espírito Santo, em plena comunhão e submissão a Deus, são requisitos imprescindíveis para que o verdadeiro cristão viva de modo piedoso e alegre e vitorioso em Cristo.
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Pr. Domingos Mendes Alves