Igreja Nova Aliança

View Original

NATAL – adorar ou não a Jesus?

Mateus 2.1-12 

Mensagem: A história - Pessoa e obra de Jesus Cristo, requer de cada ser humano o veredicto: do arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo;  ou da rejeição, prosseguindo no caminho da idolatria, da morte e condenação eterna.

Introdução

1. Natal

a) O dia do nascimento de Jesus.

Nesta data dever ser celebrado o nascimento de Jesus Cristo. Ele é o aniversariante...

Não se conhece o verdadeiro dia do nascimento de Jesus Cristo...

Seu nascimento inicialmente foi celebrado no dia 06 de Janeiro, e mais tarde foi mudada para o dia 25 de Dezembro...

O dia 25 de Dezembro era um dia festivo em honra ao deus Sol – esta data, 25 de Dezembro, foi favorecida pelos chamados pais da igreja cristã...

b) O ano do nascimento de Jesus Cristo.

Jesus nasceu antes do ano 4 a.C – Herodes morreu antes desta data provavelmente 5 ou 6 a. C.

Esta diferença entre datas existe por causa da diferença entre o calendário cristão e o judaico...

2. Magos

“Magos vindos do oriente...”, 2.1 – “Oriente” – a partir do nascente do sol...

Não há referência a três magos, e nem que fossem reis...

“Magos” eram eruditos que se distinguiam no campo da Matemática, da Astronomia, da Astrologia, da Alquimia e da Religião. Com frequência eram conselheiros de cortes reais, e um dos deveres era estudar as estrelas a fim de antecipar o nascimento de qualquer novo governante, que eventualmente ameaçasse os poderes existentes.

Sec. IV d.C. a imperatriz Helena, mãe do imperador romano Constantino, o Grande, interessou-se sobre o debate acerca da identidade dos magos. Foi feita uma viagem a Jerusalém – descobriram três esqueletos, e decidiram que eram dos magos que tinham sido assassinados depois da visita a Herodes...

Uma coisa é certa – a narrativa de Mateus acerca da visita dos magos nos revela de que eles tinham o veredicto que o menino Jesus Cristo era (e é) Deus, e assim digno de todo “o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre!” (Ap. 5.13,14).

Conceito de ‘veredicto'.

Veredicto é um termo que provém dos vocábulos latinos vere (“com verdade”) e dictus (“dito”). Trata-se, por conseguinte, de um ditame ou de um juízo que é emitido reflexiva e autorizadamente. (conceito.com)

Conceito de “adoração”.

“Adorar” – prostrar-se, reverenciar, servir, prestar culto...  (Jo 20:28).

 “Adorar é avivar a consciência pela santidade de Deus, alimentar a mente com verdade de Deus, purgar a imaginação pela beleza de Deus, abrir o coração ao amor de Deus, consagrar a vontade ao propósito de Deus” (William Temple).

Crer importa em adorar a Jesus, reconhecê-lo como Senhor, prestar-lhe homenagem como Rei.

Curvar-se em adoração é especialmente apropriado diante do Cristo ressurrecto e glorificado... Quando o Cristo ressurrecto aparece a Tomé, ele se prostra e afirma: “Senhor meu, e Deus meu!” (Jo 20:28).

A história - Pessoa e obra de Jesus Cristo, requer de cada ser humano o veredicto, a decisão do arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo;  ou rejeição, prosseguindo no caminho da idolatria, da morte e condenação eterna.

No Natal e no dia a dia da sua vida não adore Maria, José, o presépio, os anjos, os magos, os “santos”, os presentes, o comer e beber…, adore e sirva a Jesus Cristo.

I. Fuja da idolatria, 1 Co 10.14

“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes prestarás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso…”, Êx 20.3-5a.

“... Fujam da idolatria”, 1 Co 10.14.

Vivemos num mundo, que sob a influência e liderança de Satanás nega a Jesus Cristo a adoração que Lhe é exclusiva e digna...

1) Satanás procura ser adorado, Lc 4.4-8; Mt 4.8-11

Satanás procura inverter a verdadeira ordem das coisas – Lc 4.4-8; Mt. 4.8-11, procurando adoração para si... Satanás disse para Jesus: “Tudo isto te darei (referência, aos reinos do mundo), se te prostrares e me adorares”. Jesus lhe disse: “Retira-te Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto” (Mt. 4.8-10).

Hoje sabemos de igrejas satânicas, e de muitos outros locais, e pessoas que adoram o Diabo, e a Ele prestam culto...

Há pessoas que fazem pactos com o Diabo para conseguirem (o que é um engano) “sucesso” no amor, nos negócios, na política, para derrotarem adversários etc.

Você adora e serve ao Diabo? (Jesus afirmou que quem vive na prática do pecado, que rejeita a verdade e não crê em Jesus, de Jesus, é filho do Diabo e faz a vontade do seu pai, Jo 8.44-47).

2) Os seres humanos procuram ser adorados, Dn 6.6-9; 3.1-7;

Quando o rei Dario recebeu a proposta de fazer um decreto ordenando que a ele, e somente ele, todo homem orasse... Uma proposta para que Dario fosse deus, imediatamente ele assinou o decreto... Dn 6:6-9.

O rei Nabucodonozor fez uma imagem de ouro, para que ao som da trombeta todos se prostrassem diante dela e a adorassem...Nabucuodonozor fez de si mesmo um deus... Dn 3.1-7.

Os césares romanos eram tratados como “Senhores”, e deuses...  Mt 22.17-21; At 17.7.

Os seres humanos tendem a procurar adoração para si mesmos...

“Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade”, Sl 115.1.

Você tem buscado adoração para si?Você adora seres humanos, fazendo deles teus deuses, e vivendo para servi-los e agradá-los?

3) Os seres humanos  fazem para si imagens de adoração,  e adoram a criatura - At 19; Sl 115.4-8; Rm 1.18-25.

Imagens religiosas (Sl 115.4-8)… Dinheiro (Mt 6.24)… Prazeres (sexo, bebida, comida) (Fp 3.18,19)...  Fama, sucesso… São alguns dos deuses, dos ídolos das pessoas...

“Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém”, Rm 1.25.

Os ídolos não são nada em si mesmo, mas têm atrás de si o engano satânico desviando os seres humanos para adoração exclusiva e verdadeira ao único e verdadeiro Deus, Criador dos céus e terra, Pai do nosso Senhor Jesus Cristo – 1 Co 10.14-22.

No Natal e no dia a dia da sua vida não adore Maria, José, o presépio, os anjos, os magos, os “santos”, os presentes etc., adore e sirva a Jesus Cristo.

Quem é o seu “deus”? Quem você tem adorado e servido?

O Diabo e todos os seus adoradores sofrerão a condenação eterna, o “lago de fogo e enxofre”, Ap 20:10.

Todos os seres humanos que se fazem deuses, e buscam adoração, se não se arrependerem do seu pecado e confessarem Jesus Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor, sofrerão a ira de Deus e a condenação eterna – Jo 3.36; 1 Ts 1.7-10; Rm 10.9-13.

Adorar a Deus, em humildade e sinceridade sob a liderança do Espírito Santo, é a melhor decisão que o ser humano pode fazer, tendo dividendos eternos… Jo 3.16,36. 

II. Adore única e exclusivamente a Deus – “… Viemos para adorá-lo”, Mt 2:2b.

Deus Pai, Filho - Jesus Cristo, e Espírito Santo.

Adorai a Deus”, i.é., reconhecê-Lo em todo o Seu poder e glória como Criador e Juiz, reconhecendo seus direitos exclusivos e soberanos sobre cada um.

“Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome... O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada”, Sl 119.1,3.

“... Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”, Ap. 14.7b.

“Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não me viram e creram. Na verdade, fez Jesus diante dos seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”, Jo 20.28-31.

A verdadeira adoração é resultado de um encontro revolucionário e transformador com Deus, para o qual o ser humano precisa ser atraído e capacitado pela Sua  soberania e graça, revelada no evangelho de Jesus Cristo.

1. A adoração dos magos.

“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes...”, Mt 2.11a.

Eles tiveram uma atitude de reverência diante de Jesus…

Aqui fica explícito e ou implícito de que eles viram além do “menino”... Eles reconheceram Jesus como Rei (Mt 2.2), Senhor (Mt 8.12), o Filho de Deus (Mt 14.33), Aquele que é Deus e pode agir com onipotência divina (Mt.14.33)... Eles sabiam que estavam diante de alguém digno de adoração...

Houve uma adoração sincera...

“Vieram de longe” para prestarem uma homenagem Aquele que é digno...

Quem é Jesus Cristo para você? O que você vê em Jesus?

A semelhança dos magos, cada ser humano é desafiado a olhar para Jesus e ver mais do que um “menino”, o filho de José e Maria, numa manjedoura – Jesus é Deus, que por amor se fez homem para morrer na cruz pelos nossos pecados... Ele é digno de adoração!

2. A hipocrisia de Herodes.

“... Avisem-me, para que eu também vá adorá-lo”, Mt 2.8b.

É mentira – adorar a Jesus não era a intenção genuína do seu coração!

Seus lábios eram enganosos, porque seu coração era enganoso, e porque estava aprisionado no engano, na mentira...

No v. 3, lemos que Herodes alarmou-se diante da notícia do nascimento de Jesus Cristo... Ele se inquietou... Sua mente foi lançada em confusão... Encarou Jesus como um rival, uma ameaça a sua posição, a seu status...

Para todo o ser humano que está “seguro” em seu estilo de vida, suas crenças religiosas, sua hipocrisia de vida etc. – Jesus Cristo representa uma séria ameaça!

Herodes (cuja fama era conhecida pelos excessos de ira) mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo (Mt. 2.16)... Ele queria eliminar Jesus...

Seus lábios eram enganosos, porque seu coração era enganoso, e porque estava aprisionado no engano, na mentira... E, nesse contexto, Jesus que é a verdade que liberta, e o Senhor a quem devemos servir, Ele se torna rival e ameaça. Tem que ser eliminado.

“Crucifica-O,  solta Barrabás” este foi o grito da multidão enfurecida, diante de Pilatos (Mt. 27.11-26).

“Crucifica-O... Não queremos que reine sobre nós... Mata-O... Elimina-O!!!” – este é o veredicto de todo aquele que não quer confiar em Jesus como único e suficiente Salvador, e não O quer seguir como Senhor.

Quantos vivem no engano, na hipocrisia...

Dizem: “viemos adorá-lo”- mas na verdade agem por vaidade, competição, soberba, estão buscando glória para si... Como disse Jesus no sermão do monte: “buscam a recompensa dos homens”, “querem ser vistos pelos homens”... Por exemplo, briga por ministérios que aparecem, até hoje não vi ninguém brigando por um ministério que não aparece...

Dizem que adoram a Jesus, mas diariamente o “eliminam” da sua vida... Dizem adorar a Jesus, mas se prostram diante do Diabo, de Aparecida, de Maria, de Sto. António, de Alan Kardec,  do médium João de Deus (que de Deus não tem nada, conforme, também, revelam todas denúncias nestes dias, Dez. 2018), da tradição religiosa, da justiça pessoal, das riquezas, da glória e dos prazeres humanos... Para estes,  Jesus Cristo produz confusão mental, é rival, e por isso deve ser eliminado!

Deus conhece os corações, e por isso alertou os magos sobre a verdadeira intenção de Herodes (Mt2.12). Deus conhece suas verdadeiras intenções... Ele sabe quem é Jesus para você – Salvador e Senhor, ou um rival a ser eliminado!

Para você, Jesus é digno de ser adorado, ou o seu veredicto é de que Jesus é um rival a ser eliminado?

III. “Entregue as suas ofertas”, Mt. 2.11

1. Cuidado com as ofertas indignas, Ml 1.6-14.

Deus levanta uma acusação contra o Seu povo...

O que estava acontecendo?

Deus diz que:

- o filho honra o pai – 5º mandamento...

- o servo honra o seu senhor...

Mas o Seu povo não o estava honrando... O centro do problema era o rompimento da comunhão com Deus... E, isto era evidente no estilo de vida deles... Por causa disso, eles estavam oferecendo qualquer coisa a Deus... Estavam oferecendo ofertas indignas, as sobras, o que não tinha valor...

Dar a Deus menos do que Ele é digno, é desprezá-lo, não honrá-lo.

Deus diz que eles estavam dando a Ele, o que não tinham coragem para dar a uma autoridade humana... 

Por vezes damos para nós mesmos e para os outros (segundo nossos interesses egoístas) o nosso melhor – e sobra para Deus: nosso cansaço (cansados para orar; meditar na Bíblia; falar de Cristo aos outros; ministrar na família, na igreja local e na comunidade);  nossas sobras orçamentárias (damos esmolas para Deus); sobras do nosso tempo; serviço relaxado; parte de nós (90% de comprometimento é ausência de 100% de comprometimento); murmuração etc. Estamos desprezando Deus!

 As ofertas por si mesmas não fazem ninguém aceito ou não diante de Deus, mas as ofertas revelam o coração do adorador – ofertas indignas revelam um coração indigno; ofertas dignas revelam um coração digno!

Deus rejeita ofertas indignas, expressão de um doador indigno!Deus diz não tenho prazer neste tipo de oferta... Maldito o enganador!

Você tem valorizado Deus em sua vida? 

2. O prazer das ofertas dignas, Mt 2.11

“... Abriram os seus tesouros...”

Os magos ofereceram presentes valiosos, expressão de uma vida consagrada a Deus...

Ofereceram:

  • Ouro (que pode simbolizar a realeza de Cristo);

  • Incenso (que pode simbolizar divindade de Cristo);

  • Mirra (que pode simbolizar o sacrifício de Cristo).

A verdadeira adoração inclui “tesouros”, presentes valiosos, significativos... A viúva pobre, do exemplo de Jesus, diferentemente dos ricos, ela deu “apenas” uma moeda mas foi elogiada por Jesus, porque ela deu algo precioso, pois aquela moeda era “tudo o que possuía, todo o seu sustento” (Lc 21.4), enquanto os ricos davam suas sobras....

Os magos deram ao Senhor do bom e do melhor!

O que temos para oferecer? Quais são os nossos “tesouros”?

Mc 14.3-9, temos o registro de uma oferta preciosa que Maria, de família pobre, fez para Jesus... Oferta esta que aos olhos de alguns foi um desperdício...

Seu maior tesouro é sua vida, e o melhor de si mesmo para Deus! Este deve ser a sua maior oferta para Jesus Cristo (Rm 12.1,2).

E quando você entrega sua vida a Cristo, crendo Nele como Salvador e seguindo-O como Senhor, tudo que você é, tem e faz, passa a ser colocado ao Seu serviço – para exaltação e testemunho do Seu Nome! Aleluia! E você dará sempre do bom e do melhor para Deus, não as sobras!

Como? Vivendo segundo seus princípios, para seu testemunho e glória... 

Lembre-se: na estimativa de um mundo sem Cristo, sob a “hipocrisia herodiana”, a nossa entrega e nosso serviço ao Senhor são desperdícios... Não valem à pena!

Conclusão / Desafio:

Natal, Jesus Cristo é o aniversariante.Então Ele deve ser o centro...

Qual é o seu veredicto sobre a Pessoa e obra de Jesus Cristo?  

A história - Pessoa e obra de Jesus Cristo, requer de cada ser humano o veredicto: do arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo;  ou da rejeição, prosseguindo no caminho da idolatria, da morte e condenação eterna

Tenha o veredicto de reconheço-lo como Salvador e Senhor…

No texto de Mateus 6.24, Jesus nos conduz a compreensão de que  a pessoa  serve (devota), ama (agrada)  ao objeto (sujeito) da sua adoração - “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer a um e desprezará a outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”. 

No Espírito Santo e sob a graça divina: arrependa-se do pecado e dos pecados (a busca do significado e propósito,  da satisfação e realização da vida aparte de Deus; das intenções e ações que não agradam a Deus…); creia em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador; viva (devote-se) ao serviço e ao agrado de Jesus Cristo, colocando sob esta ótica todos os momentos, as áreas e os relacionamentos do seu ser, fazer e ter. 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

  • O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

  • Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

  • Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10). 

 

Pr. Domingos Mendes Alves