A missão suprema do Espírito Santo
NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série - Revestidos do Espírito Santo.
5a. Mensagem
18.02.2018
Pr. Domingos M. Alves
5a. Mensagem
João 16.13,14 (Lucas 24.44-49)
Introdução
A. Recordando
4ª. Mensagem – Foco: Recebendo o Espírito Santo.
A condição para receber o Espírito Santo é crer em Jesus Cristo... Assim, todo o verdadeiro cristão recebeu, tem e foi batizado no Espírito Santo... O batismo com o Espírito Santo tem haver com a habitação do Espírito Santo no cristão e sua inserção, pelo Espírito Santo, como membro do corpo de Cristo – a Igreja.
Desafios:
1. Conhecer, compreender e viver na verdade divina, não no erro - Jr 5.31a Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo...
2. Ser adulto na capacidade de perceber, julgar as coisas - 1 Co 14.20b ... Quanto ao juízo, sede homens amadurecidos.
3. Se dispor para Deus para o viver dominado pelo Espírito Santo - Ef 5.18 “Enchei-vos do Espírito...”.
Mas, qual o foco, a missão suprema do Espírito Santo?
Nota: Na próxima mensagem, refletiremos sobre “o foco do ministério, da obra, do Espírito Santo, em relação ao ser humano, ao cristão”
Vamos procurar as respostas nas próprias palavras de Jesus Cristo.
B. 5ª. Mensagem – A missão suprema do Espírito Santo, Jo 16.13,14.
O foco supremo do ministério do Espírito Santo é glorificar Jesus Cristo, revelando a excelência da Sua pessoa e obra, e exaltando o Seu Nome acima de todo nome.
I. O Espírito Santo testemunha, anuncia Jesus Cristo.
Jo 16.13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 14b ... Há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar (‘anaggello’, fazer conhecido, proclamar, noticiar...).
Jo 15.26 Quando, porém, vier o Consolador (‘parakletos’ – convocado para estar ao lado de alguém, intercessor, encorajador, alguém que pleiteia a causa de outrem diante de um juíz...), que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade (‘aletheia’, a realidade de Deus tal como ela é...), que dele procede, esse dará testemunho (‘martureo’) de mim; 27 e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.
At 5.32 Ora, nós somos testemunhas destes fatos, bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.
“O testemunho que Jesus tinha dado, com suas palavras e ações, da graça e da verdade de Deus não cessaria quando ele não estivesse mais no mundo. O Espírito assumiria este ministério de testemunhar e levá-lo-ia adiante, e o faria através dos discípulos” (Bruce, p. 270).
Hb 10.12 Jesus, porém, tendo oferecido para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, [...] 14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. 15a E disto nos dão testemunho também o Espírito Santo... (cf. vv. 10-17).
“A Escritura nos ensina que o Espírito Santo é testemunha do caráter decisivo e da suficiência da expiação de Jesus Cristo” (Graham, p.76).
1 Pe 1.12 A eles (profetas, v. 10) foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.
O foco do ministério do Espírito Santo é testemunhar e anunciar o caráter divino de Jesus Cristo, e a suficiência da sua pessoa e obra para salvação eterna de todo o que Nele crê.
Tudo isto tendo como foco supremo a glória de Jesus Cristo.
“Na verdade, em nenhum outro ponto o Espírito glorifica tanto a Cristo, como quando revela as riquezas da sua graça para com os fracassados que reconhecem o seu fracasso” (Hession, p.14).
II. O Espírito Santo glorifica a Jesus Cristo.
Jo 16.14 Ele me glorificará (‘doxazo’, louvar, exaltar, magnificar, dar honras, manifestar seu valor e dignidade...), porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
“O Espírito Santo tem a missão suprema de glorificar Jesus. Assim como o Filho glorificou o Pai com seu trabalho na terra (7.18; 17.4), o Espírito glorificará o Filho com sua vinda... O Espírito glorifica o Filho desvendando claramente o significado de sua pessoa e obra” (Bruce, p. 275).
Em Atos 2, na experiência dos judeus ao receberem o Espírito Santo e falarem em línguas... E, depois em At 10, quando a experiência se repete entre os gentios, ao receberem o Espírito Santo e falarem em línguas... - perceba que o foco não está nos dons espirituais, no falar línguas conhecidas ou desconhecidas, nos milagres e ou maravilhas pela manisfestação e/ou operação do Espírito Santo... Estas coisas são importantes, mas secundárias... O foco está na exaltação, no falar das grandezas de Deus!
At 2.11b ... Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas (‘megaleios’, magnificente, excelente, esplêndido, maravilhoso, louvar, exaltar...) de Deus?
At 10.46a Pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus...
O foco supremo do ministério do Espírito Santo é glorificar Jesus Cristo, revelando a excelência da Sua pessoa e obra, e exaltando o Seu Nome acima de todo nome.
Desafio:
1 Co 6.19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. (Cf. Ef 1.11-14; 1 Co 10.31).
Ef 3.21 A Ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Nossa Visão e Missão de ser e viver Igreja estão alinhadas com estas verdades bíblicas...
Nesta série temos visto...
Mensagem: Cristãos revestidos do poder do Espírito Santo, eles compreendem e creem nas Sagradas Escrituras, são inseridos na comunhão e no serviço no corpo de Jesus Cristo – Igreja, e com poder e satisfação do alto cumprem a missão de testemunhar o evangelho de Jesus, para glória de Deus.
(Continua - 6ª. Mensagem)
...
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Bibliografia:
Biblia – ARA, Barueri, SP. SBB.
Bruce, F.F. João, Introdução e Comentátio. São Paulo: Ed. Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1987.
Graham, Billy. O Espírito Santo – Ativando o poder de Deus em sua vida. São Paulo: Vida Nova, 1983.
Harris & Gleason & Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998.
Hession, Roy. Enchei-vos agora. Venda Nova, MG: Ed. Betânia, 1978.
Pinto, Carlos Osvaldo. Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008
MacArthur, John. Bíblia de Estudo - ARA.. Barueri, SP. SBB, 2010.
Meyers, Rick - E-sword HD.
Morris, Leon L., Lucas – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1983.
The Bible Knowledge Commentary, Walvoord, Jonh F.; Zuck, Roy B.; Dallas Theological Seminary. Logos Bible.
Wiersbe, W. Warren. Novo Testamento 1, Comentário Bíblico Expositivo. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.
- Nesta série de mensagens, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas: Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.
Pr. Domingos M. Alves
www.novaalianca.com
Ribeirão Preto – SP – Brasil
Fevereiro 2018