Idolatria, uma cilada espiritual - Juízes 2.6-3.6
Idolatria - uma cilada espiritual.
Juízes 2.6-3.6
Mensagem: A ignorância espiritual acerca da Pessoa de Deus - Pai e Filho e Espírito Santo, e a rebeldia espiritual, tem conduzido gerações ao mal e a ruína de suas vidas.
ESBOÇO
INTRODUÇÃO
1. Recordando
No domingo, 29.09.2019, na 1a. Mensagem, nós introduzimos esta série no livro de Juízes…
Jz 1.1-2.5, como o título “Deus da aliança e restauração”.
Mensagem: O verdadeiro cristão pela fé em Jesus Cristo, quando é infiel a aliança com o Deus - único, soberano, fiel e misericordioso, sofre trágicas consequências, das quais é liberto somente mediante o arrependimento dos pecados e a obediência a Jesus Cristo.
2. Hoje, 06.10.2019 - 2a. Mensagem, Jz 2.6-3.6
Como vimos na 1a. mensagem, em Juízes nós encontramos um ciclo, que pode se repetir em nossas vidas:
1) Israel abandona Deus; 2) Deus pune, permitindo derrota e subjugação militares; 3) Israel ora, clamando por libertação; e, 4) Deus levanta “juízes"civis ou, às vezes, vencedores militares locais, que derrotam opressores… (MacArthur, p. 308)
Jz 2.16-20, nos dá uma clara imagem deste ciclo…
2.16 Suscitou o SENHOR juízes, que os livraram da mão dos que os pilharam. 17 Contudo, não obedeceram aos seus juízes; antes, se prostituíram após outros deuses e os adoraram. Depressa se desviaram do caminho por onde andaram seus pais na obediência dos mandamentos do Senhor; e não fizeram como eles. 18 Quando o Senhor lhes suscitava juízes, o SENHOR era com o juiz e os livrava das mãos dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o SENHOR se compadecia deles ante os seus gemidos, por causa dos que os apertavam e oprimiam. 19 Sucedia, porém, que, falecendo o juiz, reincidiam e se tornavam piores do que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os eles; nada deixavam das suas obras, nem da obstinação dos seus caminhos. 20a Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel…
Como já refletimos o povo de Israel, em Juízes, o povo foi desobediente, infiel a aliança com Deus, foi idolatra e várias vezes derrotado pelos inimigos como disciplina divina…
A ignorância espiritual acerca da Pessoa de Deus - Pai e Filho e Espírito Santo, e a rebeldia espiritual, tem conduzido gerações ao mal e a ruína de suas vidas.
Analisemos o texto de Jz 2.5-3.6, com os problemas espirituais e as respostas espirituais requeridas ao povo de Deus.
I. Problema espiritual: uma geração que não conhecia o Senhor
2.7 Serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que viram todas as grandes obras feitas pelo SENHOR a Israel.
Mas, …
Depois do falecimento de Josué, e dos anciãos, se levanta uma nova geração …
2.10b … E outra geração após eles se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tão pouco as obras que fizera a Israel.
Uma geração não conhecia o Senhor… Uma geração que não levava Deus a sério, que não glorificava a Deus.
2.11 Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; pois serviram aos baalins. 12 Deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, […], e provocaram o SENHOR à ira. […] 2.15 Por onde quer que saíam, a mão do SENHOR era contra eles para o seu mal, como o SENHOR lhes dissera e jurara; e estavam em grande aperto.
Uma geração que fez o que era mau perante o Senhor … Pois, passaram a servir deuses, se tornaram idolatras, provocando assim o Senhor à ira (2.14, 15, 20; 3.7,8a.)
Rm 1.18 A Ira de Deus se revela do céu contra toda a perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; […] 25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém.
Deus por zelo a sua aliança age contra o seu povo, disciplinando para conduzir ao arrependimento dos pecados, e ao retorno a fidelidade da aliança.
Hb 12.6 … o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, … , logo, sois bastardos e não filhos. […] 11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
Gl 6.7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia para a própria carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
Analisemos o texto de Jz 2.5-3.6, constatando os problemas espirituais, e as respostas espirituais requeridas ao povo de Deus, para solução dos problemas.
Problemas espirituais, requerem respostas espirituais…
II. Respostas espirituais: gerações que amam a Deus e Lhe são fiéis.
Nesse processo é imprescindível:
1) Pais / gerações tementes a Deus que conduzem os seus filhos / as novas gerações, nos caminhos do Senhor, Dt 6.4-7; Sl 78.1-8; Ef 6.4.
Sl 78.4b … Contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. […] 7 para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos.
É imperativo, que no Espírito Santo, as gerações mais velhas, conduzam as gerações mais novas ao conhecimento de Jesus Cristo - Senhor e Salvador, para que, se arrependam dos seus pecados e creiam Nele como único e suficiente Senhor e Salvador,; vivam com alegria Nele; em amor se sujeitem plenamente a Sua vontade; e, O glorifiquem.
Como conduzir, educar ? pela oração; exemplo do viver sério com Deus; ensino, repreensão, correção, criação de hábitos de justiça provenientes da Palavra de Deus.
2) Gerações sempre fiéis a aliança com Deus, por meio da fé em Jesus Cristo.
Vidas de dedicação e adoração plena ao Senhor Jesus , fugindo da idolatria, Jz 2.1-4; Êx 23.33; Mt 6.24; 1 Co 10.11-22.
2.11 Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; pois serviram aos baalins.
Deus já havia advertido contra a idolatria, e a armadilha que ela representava…
Êx 23.33 Eles não habitarão na tua terra, para que te não façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, isso te será cilada.
Cilada … ‘moqesh’, isca, chamariz, laço … (Bible Study - RA Strong’s)
Jz 2.2b … contudo, não obedecestes à minha voz. Que é isso que fizestes? 3 Pelo que também eu disse: não os expulsarei diante de vós; antes, vos serão adversários, e os seus deuses vos serão laços. 4 Sucedeu que, falando o Anjo do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, levantou o povo a sua voz e chorou. 5 Daí, chamarem a esse lugar Boquim; e sacrificaram ali ao Senhor.
Laços … ‘moqesh’, isca, chamariz, laço … (Bible Study - RA Strong’s)
2 Tm 2.24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, 25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.
Laços … ‘pagis’, laço, armadilha, cilada; laços nos quais pássaros são enredados e capturados; i.e., qualquer coisa que traz perigo, perda, destruição; tentações para o pecado pela qual o mal mantém alguém preso … (Bible Study - RA Strong’s)
Atras de toda idolatria há a ação demoníaca, para nos desviar da verdade divina, e nos manter escravos do mal…
1 Co 10.11 Portanto, meus amados, fugi da idolatria. […] 20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. 21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 22 Ou provocaremos zelos no Senhor? Somos, acaso, mais fortes do que ele?
Quem é o senhor da nossa vida?
Qualquer coisa que nos controle se torna nosso deus […]. Quem busca poder é controlado pelo poder. Quem busca aceitação é controlado pelas pessoas a quem deseja agradar. Não controlamos a nós mesmos. Somos controlados pelo senhor de nossa vida. (Wiersbe, p. 9, cintando PIPPERT, Rebecca Menley).
O 'ego', dinheiro, pessoas, prestígio social, prazeres, trabalho, etc., podem ser o nosso deus, o ídolo da nossa vida… Armadilhas demoníacas para nos afastar do viver alegre e agradável a Deus, e nos conduzir a ruína.
1 Co 10.11 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
Conclusão
A ignorância espiritual acerca da Pessoa de Deus - Pai e Filho e Espírito Santo, e a rebeldia espiritual, tem conduzido gerações ao mal e a ruína de suas vidas.
Conclusão
O verdadeiro cristão pela fé em Jesus Cristo, quando é infiel a aliança com o Deus - único, soberano, fiel e misericordioso, sofre trágicas consequências, das quais é liberto somente mediante o arrependimento dos pecados e a obediência a Jesus Cristo.
Continua, domingo 20/10/19 - Jz 3.7-31
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Bibliografia
Cundal, Arthur E. & Morris, Leon. Juízes e Rute, Introdução e Comentário. Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed, Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1986.
Lindsey, F. D. (1985). Judges. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures. Wheaton, IL: Victor Books - Dallas Theological Seminary. Logos Software Bíblico.
Keller, Timothy. JUÍZES para você. São Paulo: Vida Nova, 2016.
MacArthur, John. Bíblia de Estudo - Almeida Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.
Pfeiffer, Charles F. & Harrison, Everett F. Comentário Bíblico Moody - Volume 2 Josué a Cantares. São Paulo, SP: Imprensa Batista Regular, 1988.
Pinto, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento. 2a. Edição Revisada e Atualizada. São Paulo: Hagnos, 2006.
Wiersbe, W. Warren. Históricos - Comentário Bíblico Expositivo, Antigo Testamento - Volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.
Palavras hebraicas, pesquisa, no e-Sword, Bible Study - RA Strong’s;
Pr. Domingos Mendes Alves