A Deus a glória - Juízes 4.1-5.31

A Deus a glória

Juízes 4.1-5.31

Mensagem: Deus é digno de toda glória, pois é Ele quem de modo poderoso e misericordioso conduz e capacita o seu povo a trilhar o caminho de fé e vitórias nas batalhas contra o mal.

ESBOÇO 

INTRODUÇÃO 

1. Recordando

Domingo, 20.10.2019, na 3a. Mensagem - Deus é misericordioso, Jz 3.7-31. Mensagem: Deus manifesta a sua ira santa e justa, contra  o pecado e o pecador, mas Ele tem prazer na misericórdia, no perdão e na restauração de vidas.

2. Hoje, 03.11.19 - 4a. Mensagem - A Deus a glória,  Jz 4.1-5.31

4.1 Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante o Senhor, depois de falecer Eúde.

No capítulo 4.1-3, voltamos a encontrar o mesmo ciclo: 

  1. Israel peca, sendo infiel a aliança com Deus (4.1) ; 

2) Deus os entrega nas mãos do inimigos (4.2);

3) Israel clama a Deus (4.3);

4) Deus levanta libertadores (4.3,6,10,22-24).

Nesta história nós encontramos três personagens de destaque:

Débora, 4.4 Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. 5 Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.

Débora “profetisa" - naquele contexto “predisse" a vitória, 4.9,14; e, proclamava e ensinava a palavra de Deus, 4.6; 1 Co 14.3; e “juíza" - aconselhava e julgava as questões entre o povo, v. 5.

Baraque, filho de Abinoão, 4.6,10,22, o “libertador”, guerreiro que conduziu o povo de Israel a vitória contra Jabim, rei de Canãa, e Sísera comandante do seu exército…

Jael, mulher de Héber, que teve a honra de matar Sísera, comandante do poderoso exército   de Canãa, 4.9,17,21,22.

Nota: Aqui temos duas mulheres - Débora e Jael, que foram maravilhosamente usadas por Deus; e, Débora de modo especial teve papel importante na história de Israel, nesse período de Juízes, mostrando, também, o valor da mulheres nos propósitos divinos. Mas, não temos aqui, ensino bíblico, que possa servir de suporte ideológico para o que no mundo contemporâneo se chama do “empoderamento da mulher”, e/ou para que se defenda a liderança da mulher no casamento, na família, ou na Igreja no papel de “presbítera”, “pastora”… cf. Ef 5.21-33; 1 Co 11.2-16; 1 Tm 2.8-15; …

Por intermédio destas três personagens Deus, o ator principal e maior, conduziu o povo de Israel a vitória na batalha contra Jabim, rei de Canãa, e Sísera seu comandante.

Em Hebreus 11.32, encontramos o nome de Baraque, entre aqueles que, 33a “… pela fé, subjugaram reinos…" 34b “… da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros”.

Deus é digno de toda glória, pois é Ele quem de modo poderoso e misericordioso conduz e capacita o seu povo a trilhar o caminho de fé e vitórias nas batalhas contra o mal.

Desta narrativa bíblica, tiramos três preciosas lições para a caminhada de fé em Jesus Cristo.

I. A fé nos conduz ao ouvir e obedecer a palavra de Deus

4.6 Mandou ela chamar a Baraque … e disse-lhe: Porventura, o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens de Naftali e dos filhos de Zebulom. (10; 5.18)

A verdadeira fé produz uma vida de confiança e obediência ao Senhor Jesus Cristo.

Lc 6.46 Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?

Mt 7.21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

1 Pe 1.2 Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

A fé nos conduz ao ouvir e obedecer a palavra de Deus.

II. A fé confia na vitória divina diante do humanamente impossível

Baraque e o povo de Israel estavam diante de uma batalha humanamente impossível de ser vencida.

4.3 Clamaram os filhos de Israel ao SENHOR, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro e, por vinte anos, oprimia duramente os filhos de Israel.

Jabim tinha um exercito equipado com o que havia de melhor para a batalha, e além disso já tinha domínio que lhe dava vantagem sobre o povo de Israel.

Mas, 4.15 E o SENHOR derrotou a Sísera, e todos os seus carros, e a todo o seu exército a fio de espada, diante de Baraque; e Sísera saltou do carro e fugiu a pé.

A verdadeira fé em Jesus Cristo nos leva a confiar em vitória diante do “humanamente impossível” - seja na ação miraculosa, como na gravidez da mulher estéril; Seja na incapacidade humana de agir em conformidade com os padrões divinos - perdoar além dos “limites humanos” etc.

Lc 1.36 E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril. 37 Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.

Lc 17.5. Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. 6 Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grau de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.

A fé confia na vitória divina diante do humanamente impossível.

III. A fé  tributa a Deus a glória pela vitória nas batalhas

5.1 Naquele dia, cantaram Débora e Baraque, filho de Abinoão, dizendo: 2 Desde que os chefes se puseram à frente de Israel, e o povo se ofereceu voluntariamente, bendizei ao SENHOR. 3 Ouvi, reis, dai ouvidos, príncipes: eu, eu mesma cantarei ao Senhor; salmodiarei ao SENHOR, Deus de Israel. […] 5 Os montes vacilaram diante do SENHOR, e até o Sinai, diante do SENHOR, Deus de Israel.

5.9 Meu coração se inclina para os comandantes de Israel que voluntariamente, se ofereceram entre o povo; bendizei ao SENHOR. […] 11a À música dos dos distribuidores de água, lá entre os canais dos rebanhos, falai dos atos de justiça do SENHOR, das justiças a prol de suas aldeias em Israel…

A honra, a glória não era para Débora e Baraque (5.1,12), ou para Jael (5.24), mas acima de tudo para o SENHOR.

A verdadeira fé em Jesus Cristo conduz a tributar a Ele a glória acima de tudo e de todos.

Sl 115.1 Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. 

Sl 145.9 O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras. 10 Todas as tuas obras renderão graças, SENHOR; e os teus santos te bendirão. 11 Falarão da glória do teu reino e confessarão o teu poder, 12 para que aos filhos dos homens se façam notórios os teus poderosos feitos e a glória da majestade do teu reino.

Ef 1.11 Nele, digo, no qual fomos feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.

A fé  tributa a Deus a glória pela vitória nas batalhas.

Conclusão

Deus é digno de toda glória, pois é Ele quem de modo poderoso e misericordioso conduz e capacita o seu povo a trilhar o caminho de fé e vitórias nas batalhas contra o mal.

A fé nos conduz ao ouvir e obedecer a palavra de Deus

A fé confia em vitória diante do humanamente impossível

A fé  tributa a Deus a glória pela vitória nas batalhas

Continua, domingo 17.11.19 , Juízes Juízes 6.1 - 8.21 


Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

Bibliografia

Cundal, Arthur E. & Morris, Leon. Juízes e Rute, Introdução e Comentário. Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed, Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1986.

Lindsey, F. D. (1985). Judges. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures. Wheaton, IL: Victor Books - Dallas Theological Seminary. Logos Software Bíblico. 

Keller, Timothy. JUÍZES para você. São Paulo: Vida Nova, 2016.

MacArthur, John. Bíblia de Estudo - Almeida Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.

Pfeiffer, Charles F. & Harrison, Everett F.  Comentário Bíblico Moody - Volume 2 Josué a Cantares. São Paulo, SP: Imprensa Batista Regular, 1988.

Pinto, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento. 2a. Edição Revisada e Atualizada. São Paulo: Hagnos, 2006.

Wiersbe, W. Warren. Históricos - Comentário Bíblico Expositivo, Antigo Testamento - Volume II.  Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.

Palavras hebraicas, pesquisa, no e-Sword, Bible Study - RA Strong’s;

Pr. Domingos Mendes Alves


Domingos M. Alves