Perigo - há finais infelizes - Juízes 8.1-10.5
Perigo - há finais infelizes
Juízes 8.1-10.5
Mensagem: A vida cristã, por vezes comparada a uma difícil corrida com seus desafios e perigos de finais infelizes, tem em Jesus Cristo - o Autor e Consumador da fé, o maior fator motivador e exemplo, de que no Espírito Santo cada verdadeiro cristão pode ter um final feliz.
ESBOÇO
INTRODUÇÃO
1. Recordando
Domingo, 01.12.2019, 6a. Mensagem - As sábias “loucuras" de Deus, Juízes 7.1-25. Foco da mensagem: Deus tem vontades e ações de profunda manifestação de poder e sabedoria, mas vistas como loucura aos olhos do ser humano que não tem fé no Senhor Jesus Cristo.
2. Mensagem de hoje, 08.12.2019 - Finais infelizes, Jz 8.1 a 10.5
Em Jz 7, vimos que sob o poder e a liderança do Senhor, Gideão com trezentos homens foi vitorioso na batalha contra um exército de mais de cem mil homens (Jz 8.10).
Destaquemos, no capítulo 8 e 9, alguns pontos desta história…
Nota: na mensagem destacarei vários versículos que relatam a continuidade da batalha de Gideão e os trezentos homens - matando Zeba e Salmuna, reis do miadinitas (8.21); rejeitando o pedido para ser rei, mas agindo como se fosse rei (8.22-31; sua morte, e Israel tornando para a prostituição espiritual - idolatria (8.33-35); e, a trágica trajetória de sua casa, e de Abimeleque, o filho da concubina de Siquém (8.31; 9.1-57).
Nem toda história, que tem um começo feliz, termina com um final feliz. Gideão, assim como muitos na história bíblica e contemporânea, teve um bom começo, mas um final infeliz.
Há o perigo do sucesso…
Pv 29.23 A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.
Pior coisa não é a demissão, o fracasso profissional… Sim, a promoção, o sucesso profissional, que leva a idolatrar a empresa, a carreira, o dinheiro, o sucesso…
Quantas histórias, você conhece de políticos, empresários, atletas, pastores e missionários, …, que começaram bem a vida e o serviço em suas áreas de serviço, mas que terminaram mal, sendo que muitos deles caíram na armadilha do sucesso?
A vida cristã, por vezes comparada a uma difícil corrida com seus desafios e perigos de finais infelizes, tem em Jesus Cristo - o Autor e Consumador da fé, o maior fator motivador e exemplo, de que no Espírito Santo cada verdadeiro cristão pode ter um final feliz.
Analisemos o final da história de Gideão e tiremos lições espirituais para a nossa vida e serviço em Jesus Cristo.
I. Os sinais de alerta de um final infeliz
A. Focar a sua reputação, em vez da reputação do Nome de Deus
8.15 Aí Gideão foi falar com os homens de Sucote e disse:
— Vocês lembram de quando me desprezaram? Vocês disseram que não iam dar comida para o meu exército cansado porque eu ainda não tinha prendido Zeba e Salmuna. Muito bem, aqui estão eles! (NTLH)
Me desprezaram? Aqui sua reputação, seu nome está em jogo.
Gideão, poderia ter dito, desprezaram o Senhor Deus, o Deus Todo-poderoso, Senhor dos Exércitos, o Deus da aliança… - Pois, era Deus que os estava levando a vitória, e acima do nome de Gideão, estava em jogo no Nome de Deus 7.15
B. Começar agir como uma celebridade
8.22 Os israelitas disseram a Gideão, "Reine sobre nós! você, seu filho e seu neto, pois você nos libertou das mãos de Midiã”. (NVI)
Gideão recusa o pedido de ser rei, 8.23
8.23 "Não reinarei sobre vocês", respondeu-lhes Gideão, "nem meu filho reinará sobre vocês. O Senhor reinará sobre vocês.“
Mas, se contradiz ao buscar a honra devida a um rei, 8.24
24a E prosseguiu: "Só lhes faço um pedido: que cada um de vocês me dê um brinco da sua parte dos despojos” …
Calcula-se que ele tenha recolhido cerca de 30 kg de ouro…
8.27 Gideão usou o ouro para fazer um manto sacerdotal, que ele colocou em sua cidade, em Ofra. Todo o Israel prostituiu-se, fazendo dele objeto de adoração; e veio a ser uma armadilha para Gideão e sua família.
Estola era usada pelo Sumo Sacerdote… Nela encontravam-se o Urim e o Tumim - duas pedras usadas para receber a resposta “sim" ou “não" de Deus… O colete designava, o lugar da verdadeira adoração a Deus e era um modo de discernir a vontade de Deus (Timothy Keller, p. 103).
Gideão e as esposas e a concubina … 8.29-31
Gideão como um rei, vive num relacionamento poligâmico, com muitas esposas…
8.30 Teve setenta filhos, todos gerados por ele, pois tinha muitas mulheres. 31 Sua concubina, que morava em Siquém, também lhe deu um filho, a quem ele deu o nome de Abimeleque.
Deu ao filho, com a concubina, o nome de Abimeleque, 8.31.
8.31 Sua concubina, que morava em Siquém, também lhe deu um filho, a quem ele deu o nome de Abimeleque.
Abimeleque - significa, Meu pai é rei.
Gideão começou como um servo, mas terminou como uma celebridade. O resultado disso foi o declínio dele, de sua família, e de sua nação. (Warren Wiersbe, p. 128)
II. Retratos de um final infeliz
A. Levar outros à infidelidade para com Deus
8.27 Gideão usou o ouro para fazer um manto sacerdotal, que ele colocou em sua cidade, em Ofra. Todo o Israel prostituiu-se, fazendo dele objeto de adoração; e veio a ser uma armadilha para Gideão e sua família.
Mesmo, que Gideão, não tivesse a intenção de conduzir o povo a idolatria, o ter feito a estola foi um laço, uma armadilha… Mesmo sem intenção, podemos ter ações que conduzam outros ao pecado.
Gideão que sob a ordem de Deus começa sua história derrubando um altar de idolatria e edificando um altar ao Senhor Deus (6.25-28), no fim da sua história cai na armadilha de conduzir o povo de Israel para a idolatria.
Relembre a mensagem desta série, Idolatria - armadilha espiritual.
Na ocasião lemos Jz 2.3, quando diante da infidelidade de Israel a aliança com Deus, Ele disse: “… os seus deuses vos serão laços”.
Vimos, que laços … ‘pagis’, significa: armadilha, cilada; laços nos quais pássaros são enredados e capturados; i.e., qualquer coisa que traz perigo, perda, destruição; tentações para o pecado pela qual o mal mantém alguém preso … (Bible Study - RA Strong’s)
B. Maquinar estratégias malignas para ter liderança sobre outros
Abimeleque, pela força se torna rei, mata os irmãos, e morre de forma trágica, 9.1-57
9.1 Abimeleque, filho de Jerubaal, foi aos irmãos de sua mãe em Siquém e disse a eles e a todo o clã da família de sua mãe: 2 "Perguntem a todos os cidadãos de Siquém: O que é melhor para vocês: ter todos os setenta filhos de Jerubaal governando sobre vocês, ou somente um homem? Lembrem-se de que eu sou sua própria carne".
9.5 Foi à casa de seu pai em Ofra e matou seus setenta irmãos, filhos de Jerubaal, sobre uma rocha. Mas Jotão, o filho mais novo de Jerubaal, escondeu-se e escapou.
Abimeleque, na maldição de Jotão (9.7-21), como um espinheiro reinando entre as árvores, 9.14,15.
Deus levanta um espírito de aversão entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém, 9.22,23.
E, depois de várias batalha contra Siquém, 9.39; no final, ele morre tragicamente,
9.52 Abimeleque foi para a torre e atacou-a. E, quando se aproximava da entrada da torre para incendiá-la, 53 uma mulher jogou-lhe uma pedra de moinho na cabeça, que lhe rachou o crânio. 54 Imediatamente ele chamou seu escudeiro e lhe ordenou: "Tire a espada e mate-me, para que não digam que uma mulher me matou". Então o jovem o atravessou, e ele morreu. 55 Quando os israelitas viram que Abimeleque estava morto, voltaram para casa. 56 Assim Deus retribuiu a maldade que Abimeleque praticara contra o seu pai, matando os seus setenta irmãos. 57 Deus fez também os homens de Siquém pagarem por toda a sua maldade. A maldição de Jotão, filho de Jerubaal, caiu sobre eles.
Conclusão
A vida pela fé em Jesus Cristo é comparada a uma corrida, onde com os olhos fixos Nele - o Autor e Consumador da fé, e com piedade e perseverança, cada um deve correr rumo a um final feliz.
Preste atenção as advertências, aos alertas da palavra de Deus…
1 Co.10.11 Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. 12 Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! 13 Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 14 Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. (NVI)
Gl 6.1 Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. […] 7 Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. 8 Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. (NVI)
Pv 16.18 A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito, a queda.
Pv 29.23 A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.
Vigie e persiga, no Espírito Santo e confiante na graça de Deus, com o firme propósito de terminar bem a carreira cristã.
Hb 12.1 Portanto, também, nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado `destra do trono de Deus.
2 Tm 4.7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
Jd 24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, 25 ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas eras, e agora, por todos os séculos. Amém!
Continua, domingo 05.01.2020 , Juízes 10.6 - 12.7
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Bibliografia
Cundal, Arthur E. & Morris, Leon. Juízes e Rute, Introdução e Comentário. Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed, Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1986.
Lindsey, F. D. (1985). Judges. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures. Wheaton, IL: Victor Books - Dallas Theological Seminary. Logos Software Bíblico.
Keller, Timothy. JUÍZES para você. São Paulo: Vida Nova, 2016.
MacArthur, John. Bíblia de Estudo - Almeida Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.
Pfeiffer, Charles F. & Harrison, Everett F. Comentário Bíblico Moody - Volume 2 Josué a Cantares. São Paulo, SP: Imprensa Batista Regular, 1988.
Pinto, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento. 2a. Edição Revisada e Atualizada. São Paulo: Hagnos, 2006.
Wiersbe, W. Warren. Históricos - Comentário Bíblico Expositivo, Antigo Testamento - Volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.
Palavras hebraicas, pesquisa, no e-Sword, Bible Study - RA Strong’s;
Pr. Domingos Mendes Alves