Igrejas visionárias
MENSAGEM: Igrejas segundo o coração de Deus, não são movidas por ambições humanas, nem são paralisadas por obstáculos, críticas destrutivas, nem pela escassez de recursos... Mas, movidas pelo Espírito Santo, com diligência e perseverança, avançam confiantes na direção e na capacitação divina.
INTRODUÇÃO
A Igreja é de Deus, At 20.28; Ef 1.22,23.
Deus é quem dá o fortalecimento na fé, o desenvolvimento e o crescimento, 1 Co 3.6; At 2.47;16.5.
Quatro perguntas cruciais, se quisermos compreender a visão de Deus, e ser relevantes no mundo em que vivemos...
A luz do Reino de Deus:
Por que existimos?
O que queremos ser?
Como chegar?
Quais são os nossos valores?
Examinemos At 14.21, 22, como parte do processo de encontrarmos as respostas divinas…
At 14.21a E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos… 22 fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.
Como povo de Deus, comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, temos o desafio de…
I. Conduzir pessoas a Deus, 14.21
At 14.21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia.
O evangelho é Jesus Cristo; Jesus Cristo é o evangelho, 1 Co 15.1-4
2 Co 5.18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.
At 1.8; 8.4;Rm 1.16,17; Mt 28.18-20.
II. Fortalecer pessoas em Deus
At 14.22 fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé.
Lucas usa uma expressão que era usada para animar, encorajar os soldados que íam para o campo de batalha.
Ef 3.16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor.
Rm 10.17; 2 Tm 2.1; Ef 6.10.
III. Exemplificar o preço do viver sério em Deus
At 14.22 … e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.
Seguir a Jesus Cristo inclui o alto preço de enfrentar sofrimentos por causa do Seu Nome, com a certeza de glórias imensuráveis na eternidade com Ele.
1 Pe 4.12a Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos … 13 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.
2 Tm 3.12; Tg 5.10,11; Mt 5.11,12; Rm 8.18.
CONCLUSÃO
Igrejas segundo o coração de Deus, não são movidas por ambições humanas, nem são paralisadas por obstáculos, críticas destrutivas, nem pela escassez de recursos... Mas, movidas pelo Espírito Santo, com diligência e perseverança, avançam confiantes na direção e na capacitação divina.
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Pr. Domingos Mendes Alves