Igreja Nova Aliança

View Original

Espiritualidade e edificação

See this SoundCloud audio in the original post

MENSAGEM: A espiritualidade cristã, no exercício do serviço em amor e segundo os dons espirituais, foca a edificação da igreja - corpo de Jesus Cristo. 

INTRODUÇÃO

A. Recordando

Como temos estudado nesta série em 1 Coríntios, a Igreja em Corinto tinha uma série de dúvidas e problemas, na área doutrinária e relacional e comportamental, e o apóstolo Paulo está tratando destas questões…

No domingo, 03.03.2019, nesta série de mensagens em 1 Coríntios, refletimos sobre "A espiritualidade e o amor”, 1 Co 13. Vimos que,"o amor é o dom supremo e um elemento típico de maturidade da espiritualidade cristã". 

B. A espiritualidade e a edificação, 1 Co 14

14.33a Porque Deus não é de confusão, e sim de paz. […] 40Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.

Os coríntios estavam dando destaque aos dons de línguas, e de um modo que causava confusão, problemas na igreja…

14.1 Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. 2Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 5 Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação. […] 14.12 Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.

A espiritualidade cristã, no exercício do serviço em amor e segundo os dons espirituais, foca a edificação da igreja - corpo de Jesus Cristo.

Analisemos a questão entre ‘línguas’ e ‘profecia’

I. Falar em línguas

14.4a O que fala em outra língua a si mesmo se edifica

Línguas', ‘glōssa' - usado normalmente em referência ao idioma humanoAt 2.9-11; 1 Co 14.18,19.

Língua, era um sinal de castigo para Israel, para os incrédulos

14.21 Na lei está escrito: Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos, e nem assim me ouvirão, diz o Senhor. 22 De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que creem.

Cf. Is 28.11,12; Jr 5.15; Rm 10.19-21.

Línguas, há edificação, proveito para a igreja, se houver interpretação14.5

14.5 Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação. […] 26bSeja tudo feito para edificação. (14.6-17)

A palavra de Deus orienta que não seja proibido o “falar em outras línguas” (39), mas que fale um de cada vez (27), que haja intérprete (28), e que falem no máximo três (27), e que tudo seja feita para edificação (26).

II. Profetizar…

'Profetizar', ‘prophēteuō’ - transmitir a verdade de Deus1 Co 12.10; 14.31.

14.3 Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. 4b  …  O que profetiza edifica a igreja. 31 Porque todos (profetas) podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados.

14.22b … Aprofecia não é para os incrédulos, e sim para os que creem. […] 24 Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado; 25 tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós.

'Profecia', ‘convence’, ‘elegchō’ - trazer a luz, mostrar para alguém a sua falta, reprovar…

Jo 16.8 Quando ele (Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (cf. 16.9-11).

A Palavra de Deus adverte de que os “espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas” (32; Jr 23.25-31); assim, os ‘profetas' aqueles que transmitem a palavra de Deus, devem ser julgados para saber se estão comunicando em conformidade com a revelação divina por meio de Jesus Cristo, dos apóstolos… 1 Co 14.29; At 17.11; e, como, vimos em 1 Co 11.2-16, a mulher não poderiam não podiam participar deste ensino / debate público (14.34,35) - Nota: já vimos que a mulher tem espaço para exercer na igreja, o dom de ensino, mas não como pastora da igreja, e estando debaixo da autoridade de um líder e/ou do marido (se casada).

Conclusão

A espiritualidade cristã, no exercício do serviço em amor e segundo os dons espirituais, foca a edificação da igreja - corpo de Jesus Cristo.

12.7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso.

14.12 Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.

Edificação’, ‘oikodomē' - construir um edifício, colocar o edifício reto, em pé; promover o crescimento espiritual de outros…

Ajudar outro a crescer no conhecimento da palavra de Deus, formar o caráter semelhante a Jesus Cristo. Processo que ocorre pelo discipulado - exemplo, ensino da palavra de Deus, comunhão, serviço… -

O alvo de Deus é a maturidade espiritual de todos os verdadeiros cristãos, discípulos de Jesus Cristo.

Gl 4.18 É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco, 19 meus filhos, por quem, de novo sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós.

Ef 4. 12 Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. […] 16 De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

A espiritualidade cristã, no exercício do serviço em amor e segundo os dons espirituais, foca a edificação da igreja - corpo de Jesus Cristo.

Nota: palavras gregas, pesquisa no E-Sword, e Portuguese Strong’s Dictionary, TDNT, Bible Study.

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

  • O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

  • Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

  • Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)? 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10). 

Pr. Domingos Mendes Alves