Relacionamentos e a Lei de Deus

Relacionamentos e a Lei de Deus

Mt 5.17-20 

Mensagem: O cristão autêntico tem como imperativo a construção de relacionamentos sadios e construtivos, tendo como padrão e fundamento a lei de Deus, revelada em Jesus Cristo e na sua palavra.

ESBOÇO:

INTRODUÇÃO

A complexidade e os desafios relacionais… 

Em Mateus 5 a 7, no chamado ‘sermão do monte’, constatamos que a vida cristã autêntica expressa-se em três dimensões: a) relacionamento significativo e alegre com Deus Pai, por meio da fé em Jesus Cristo, e sob a dependência do Espírito Santo; b) devoção íntima, humildade, sincera e obediente a Deus; c) amor ao próximo. 

No texto de Mt 5.17-20 reflitamos sobre três afirmações sobre a Lei de Deus, e suas implicações na vida do cristão autêntico - discípulo de Jesus Cristo. 

I. A Lei e os Profetas revelam o caráter  e a “instrução de Deus" 

Jesus Cristo afirmou:

5.17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, vim para cumprir. 

Três aspectos da Lei:

Lei cerimonial - Jesus é realidade que a Lei (‘sombra’) indicava, Lc 2.39; Cl 2.16,17 

Lei moral - Jesus a viveu plenamente, 2 Co 5.21 

Lei judicial - Jesus é o justo, em quem a justiça de Deus é satisfeita, Rm 3.21-26

A Lei revela:

1) O caráter Deus, Rm 7.12

2) O padrão de Deus para o seu povo, 1 Pe 1.14-16; Lv 11.44

3) O pecado do ser humano, 1 Jo 3.4

4) A lei nos conduz a Jesus Cristo, Gl 3.24 

Os Profetas proclamam, ensinam, exortam … - a Lei (“Tora”, “instrução revelada”). 

II. A palavra de Deus é  imutável

Mudam as épocas, culturas… Mas, a palavra de Deus não muda. Ela é atemporal e universal.

Num mundo de pluralismos ideológico, da negação de absolutas… A Lei, palavra de Deus é a verdade absoluta, e ela se cumpre e cumprirá plenamente. 

5.18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. 

i (yod) = ‘ nona letra do alfabeto hebraico. Menor letra…

til = traço perpendicular… Colocado  numa consoante, que mudava o significado da palavra… 

Da menor ao maior… Da mais “insignificante” a mais importante… vogal ou palavra… Tudo se cumprirá… Do menor ao maior mandamento, tudo é importante… 

III. O cidadão do reino cumpre a palavra de Deus.

5.19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. 

Atenção

Nós ensinamos por palavras e exemplos… 

5.20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. 

Escribas e fariseus criaram sistemas para burlar a lei (exemplo, Corbã, Mc 7.1-23); e, preocupavam-se apenas com os atos externos (exemplo, de Mt 23.23,24). 

O cidadão do reino cumpre e ensina a palavra de Deus, como fruto de uma devoção interior.

Rm 8.1-4; Jo 8.31,32; 1 Jo 2.4-6 

Conclusão

A vida cristã autêntica expressa-se em três dimensões:

relacionamento significativo e alegre com Deus Pai, por meio da fé em Jesus Cristo, e sob a dependência do Espírito Santo;  b) devoção íntima, humilde, sincera e obediente a Deus;  c) amor ao próximo. 

Mt 22.36 Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40  Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas. 

Mt 7.12 Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os profetas. 

Hb 10.14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. 15 E disto nos dá testemunho o Espírito Santo; porquanto, após ter dito: 16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, 17 acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. 

O verdadeiro cristão tem como imperativo a construção de relacionamentos sadios e construtivos, tendo como padrão e fundamento a lei de Deus, revelada em Jesus Cristo e na sua palavra. 

Bibliografia

MacArthur, Jhon. Biblia de Estudo MacArthur. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010.

Pentecost, J. Dwight. O Sermão da Montanha - Introspecções hodiernas para um estilo de vida cristão. Belo Horizonte: Editora Betânia, MG 1984.

Lloyd-Jones, Martyn. Estudos no Sermão do Monte. São Paulo, SP: Editora Fiel, 1984.

Stott, Jhon. Contracultura Cristã - A mensagem do Sermão do Monte. São Paulo: ABU Editora, 1981.

Wesley, John. O Sermão do Monte. São Paulo, SP: Editora Vida, 2012.

Wiersbe, W. Warren. Novo Testamento 1 - Comentário Bíblico Expositivo. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.

Notas:

Palavras gregas, pesquisa, no e-Sword, Bible Study - RA Strong’s; RIENECKER, Fritz e ROGERS, Cleon. “Chave lingüística do Novo Testamento grego”, São Paulo, SP: Vida Nova, 1985. 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Pr. Domingos Mendes Alves

Domingos M. Alves