Depressão, e a fé em Deus (2a. Parte - Conclusão)
Depressão, e a fé em Deus.
(Conclusão)
1 Rs 19.9-19
MENSAGEM: Todo o ser humano, mesmo o discípulo de Jesus Cristo, está sujeito a profundas angústias e depressões; e, poderá sob a graça e o poder de Deus obter a vitória, e a restauração da alegria do viver com a esperança celestial.
ESBOÇO:
INTRODUÇÃO
A. Recordando
Domingo, 11.08, foi a 1a. Parte desta mensagem…
Refletimos sobre:
I. Depressão - conceito, causas, características
II. Caminhos da fé em Deus, Salmo 13, Oração de fé…
1. Lamento a Deus, vs. 1,2; 2. Súplica a Deus, v.3,4; 3. Confiança em Deus, v. 5,6.
Sl 13.6 Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.
Pela fé ele resolve adorar a Deus. Deus “ainda não fez”, mas ele já O louva, adora…
Em tempos de angústia profunda, tristeza, depressão, …, a confiança e a esperança em Deus, levam ao cântico de adoração e louvor pela bondade divina.
B. Hoje, 18.08, Conclusão da mensagem, 1 Rs 19.9-18
Jesus Cristo testemunhando sobre o profeta, João Batista, afirmou:
Lc 7.28 E eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
O mesmo João Batista, que num momento difícil, encarcerado (Mt 11.2), enviou mensageiros a Jesus, perguntando: … És tu aquele que estava para vir ou esperaremos outro?, Lc 7.20b; Mt 11.3.
E, a Escrituras testemunham de que João Batista, no Novo Testamento, teve um ministério semelhante ao profeta Elias, no Antigo Testamento…
Lc 1.17 E (João Batista) irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
Assim, como João Batista, e todos os demais profetas, Elias, o grande homem e profeta de Deus, era um homem sujeito as mesmas lutas, tentações e fraquezas pelas quais nós passamos…
Tg 5.17 Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. 18 E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.
E, em 1 Reis 19, encontramos Elias, fugindo para preservar a sua vida, exausto, e desejando a morte…
1 Rs 19.4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
Depois de enfrentar com êxito uma batalha espiritual no monte Carmelo, encontramos Elias com medo de perder a vida (19.3), fugindo (19.4 cerca de 24 km), exausto, desanimado, orando a Deus pedindo para si a morte (19.4), e sentindo-se só (19.10)!
Quantas vezes, por diversas razões nós nos encontramos como Elias - com medo, exaustos, desanimados, e com desejo de morrer (de desistir)?
No trato de Deus com Elias, encontramos duas preciosas lições de como tratar quadros de angústia profunda, depressivos …
I. Deus cuidou de suas necessidades físicas, 1 Rs 19.5-8
1 Rs 19.5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7 Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. 8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
Elias recuperou as forças para caminhar de Berseba ao monte Horebe - em linha reta, levaria cerca de 14 dias, andando cerca de trezentos e vinte quilômetros (320 km)… Mas, ele caminhou durante quarenta dias e 40 noites…
Em contextos de angústias profundas, desânimos, crises depressivas, …, precisamos cuidar do corpo - seja pelo beber água, comer bem, dormir bem, cuidados médicos…, para que tenhamos forças para enfrentar os desafios.
II. Deus cuidou da visão negativa e distorcida, 1 Rs 19.9-14
19.9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
19.13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
Por duas vezes, Deus perguntou: Que fazes aqui, Elias?
Por duas vezes, Elias respondeu: 19.10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. (19.14).
Elias está focado em si mesmo, confuso, com uma visão negativa e distorcida - ele não estava só, quem o queria matar era Jezabel, filha de Etabaal, rei dos sidônios, com a qual Acabe rei de Israel tinha se casado (16.29-31, quando então se edificou um altar para adoração a Baal…
“O Desânimo , é antes de tudo, uma auto-ocupação. Uma pessoa desanima porque volta seus olhos para si mesma, e faz todas as avaliações em termos de seus próprios recursos” (Dwight Pentecost).
Nesta situação de Elias, Deus:
- se revelou de modo “simples - num ciclo tranquilo e suave” 19.12;
- lhe, concedeu uma missão - “ungir a Hazael rei sobre a Síria” 19.15, Jeú rei sobre Israel 19.16, e a Eliseu como profeta que o sucederia, 19.16;
- mostrou-lhe que ele não estava só - 19.18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que o não beijou.
Em contextos de angústias profundas, desânimos, crises depressivas, …, precisamos:
- da revelação, do falar de Deus, que nos confronta, refrigera, encoraja, direciona, fortalece… Hb 1.1-4; Jo 1.1-14;
- do senso de missão e valor - servir outros conforme os dons e a vocação de Deus, At 20.35; Rm 12;
- de pessoas, por Deus, colocadas ao nosso lado no caminho da vida e fé - Moisés e Arão, Noemi e Rute, Elias e Eliseu, Davi e Jonatas, Barnabé e Paulo, Paulo e Timóteo… Hb 10.24,25; 1 Co 12.24-27.
Conclusão
Todo o ser humano, mesmo o discípulo de Jesus Cristo, está sujeito a profundas angústias e depressões; e, poderá sob a graça e o poder de Deus obter a vitória, e a restauração da alegria do viver com a esperança celestial.
1 Pe 1.6 Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. 7 Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. 8 Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e creem nele, mesmo que não o estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever. 9 Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem. (NTLH)
Em tempos de angústia profunda, tristeza, depressão, …, a confiança e a esperança em Deus, levam ao cântico de adoração e louvor pela bondade divina.
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Bibliografia:
ADAMS, Jay E. . “Conselheiro Capaz”. São Paulo: Ed. Fiel, 2ª ed., 1988
- - - - - - , Jay E. “O Manuel do conselheiro Cristão”. São Paulo: Ed. Fiel, 1982.
BROGGER, John C. “Auto confrontação” – Biblical Counseling Foundation, USA, 1994. Seminário Bíblico Palavra da Vida, Atibaia, SP.
COLLINS, Gary R. “Aconselhamento cristão”. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1985.
CRABB, Larry. “Conexão”. São Paulo: Ed. Mundo Cristão, 1999.
GINGRICH, F. Wilbur e DANKER, Frederick W. Léxico do N. T. Grego / Português. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1984.
HAAN, Richard W. de. “Vencendo a depressão”. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1985.
LLOYD-JONES, D. M.. “Depressão espiritual”. São Paulo: PES – Publicações Evangélicas Selecionadas, 1987.
PENTECOST, J. Dwight. “Problemas do homem respostas de Deus”. São Paulo: Ed. Vida, 1980.
Revista Ultimato. Ano XXXIV – No. 269 – Março/Abril de 2001. Ed. Ultimato, Viçosa, MG.
WELLS, Dr. Mike. Vida Plena (Periódico Interdenominacional) Boletim de Encorajamento Bíblico e Psicológico Para Pastores e Líderes Cristãos – No. 3 – 2002 – São Paulo: Abba Press Editora, 2002.
Pr. Domingos Mendes Alves