Igreja Nova Aliança

View Original

Jefté - pessoas de fé e suas fraquezas - Juízes 10.7-12.7

See this SoundCloud audio in the original post

Jefté - pessoas de fé e suas fraquezas

Juízes 10.7-12.7

Mensagem:  Pessoas de fé, sérias com Deus, não perdem a sua humanidade e, assim, não se tornam imunes as fraquezas, fraquezas essas que no Espírito Santo precisam ser enxergadas e tratadas sob a preciosa graça em Jesus Cristo.

ESBOÇO 

INTRODUÇÃO 

1. Recordando

Domingo, 05.01.2020, 8a. Mensagem desta série em Juízes - Uma tensão resolvida na cruz de Cristo, Jz 10.6-16. Foco da mensagem: No livro de Juízes, assim como em outras partes da Escrituras, há  uma tensão entre a santidade e a misericórdia de Deus, diante do ciclo pecaminoso vivido pelo Seu povo - o povo da Aliança,  tensão essa que encontra a plena e perfeita solução na cruz de Jesus Cristo.

2. Mensagem de hoje, 12.01.2020 -  …

Jz 10.17 Tendo sido convocados os filhos de Amom, acamparam-se em Gileade; mas os filhos de Israel se congregaram e se acamparam em Mispa. 18 Então, o povo, aliás, os príncipes de Gileade, disseram uns aos outros: Quem será o homem que começará a pelejar contra os filhos de Amom? Será esse o cabeça de todos os moradores de Gileade.

Em Juízes 10 temos novamente Israel em apuros, por causa da ofensa contra Deus, e pela ausência de líderes qualificados…

“Nós, o povo, somos os chefes e receberemos o tipo de liderança que exigirmos e merecemos, seja ela boa ou ruim”, (John F. Kennedy , Profiles in courace, citado por Wiersbe, p. 137).

Deus, por movido por compaixão pelo seu povo (10.16), levanta um novo juiz, libertador - Jefté.

I. Quem foi Jefté, o libertador?

Jz 11.1 Era, então, Jefté, o gileadita, homem valente, porém filho de uma prostituta; Gileade gerara a Jefté. 2 Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, os quais, quando já grandes, expulsaram Jefté e lhe disseram: Não herdarás em casa de nosso pai, porque és filho doutra mulher. 3 Então, Jefté fugiu da presença de seus irmãos e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram com ele e com ele saíam.

Jefté:

- filho de Gileade, gileadita, homem valente, guerreiro forte… 

- filho de seu pai com uma prostituta…

- expulso, rejeitado pelos meio irmãos…

- líder de um grupo de “homens levianos”, aventureiros, “um bando de bandidos”…

- homem de fé …

Hb 11.32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, 33a os quais, por meio da fé, subjugaram reinos…

II. Como foi a liderança de Jefté?

Jefté expressou ausência de desejo de vingança pela rejeição sofrida (11.7), comprometimento e confiança no Senhor (11.9-11)…

11.9 Então, Jefté perguntou aos anciãos de Gileade: Se me tornardes a levar para combater contra os filhos de Amom, e o Senhor mos der a mim, então, eu vos serei por cabeça? 10 Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: O Senhor será testemunha entre nós e nos castigará se não fizermos segundo a tua palavra. 11 Então, Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por cabeça e chefe sobre si; e Jefté proferiu todas as suas palavras perante o Senhor, em Mispa.

Houve um acordo solene, tendo Deus como testemunha.

- Jefté tentou uma frustrada negociação de paz com os amonitas, 11.12-28

Os atônitas propõe a condição de Israel devolver a terra que tinham tomado, para que houvesse um acordo de paz.

Jefté responde que a terra pertencia a Isarel: 1) tinha sido conquistada dos amores, não dos amonitas, vv. 14-22; 2) Deus é quem tinha dado a terra a Israel, vv. 23,24; 3) Israel vivia naquela terra por quase trezentos (300) anos, vv. 25,26; 4) a questão com Deus, e deveria ser julgada por Ele, o juiz, v. 27.

Mas, os amonitas rejeitaram os argumentos de Jefté, v. 28.

- Jefté, empoderado por Deus, conduziu Israel a vitória na batalha contra os amonitas11.29-33

11.29 Então, o Espírito do Senhor veio sobre Jefté; e, atravessando este por Gileade e Manassés, passou até Mispa de Gileade e de Mispa de Gileade passou contra os filhos de Amom.

Pessoas de fé, sérias com Deus, não perdem a sua humanidade e assim não se tornam imunes as fraquezas, fraquezas essas que no Espírito Santo precisam ser enxergadas e tratadas sob a preciosa graça em Jesus Cristo.

III. Jefté, em sua fraqueza, cometeu  dois graves erros

A. Cumpriu um voto tolo, precipitado, 11.30-39

11.30 Fez Jefté um voto ao Senhor e disse: Se, com efeito, me entregares os filhos de Amom nas minhas mãos, 31 quem primeiro da porta da minha casa me sair ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do Senhor, e eu o oferecerei em holocausto.

E, quem é a primeira pessoa a sair da porta da casa de Jefté? A sua filha.

11.34 Vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças; e era ela filha única; não tinha ele outro filho nem filha.

Filha que teve uma atitude surpreendente diante do terrível voto feito pelo pai, 11.36-39.

A questão dos votos:

- os votos eram aceitos por Deus, Lv 27; Nm 30; Dt 23.21,23; Ec 5.1-5.

Dt 23.21 Quando fizeres algum voto ao Senhor, teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor, teu Deus, certamente, o requererá de ti, e em ti haverá pecado. 22 Porém, abstendo-te de fazer o voto, não haverá pecado em ti. 23 O que proferiram os teus lábios, isso guardarás e o farás, porque votaste livremente ao Senhor, teu Deus, o que falaste com a tua boca.

- Mas, Deus abominava holocaustos, sacrifícios humanos, que era uma prática pagã, Lv 18.21; 20.1-5; Dt 12.29-31; 18.10.

Então, por que,  Jefté fez tal voto, se revelou conhecer as Escrituras, ser um homem de fé? E, por que o cumpriu?

Há comentaristas que argumentam que Jfeté não cumpriu o terrível e abominável voto, ou seja, ele  não ofereceu a sua filha em holocausto… Que o sacrifício foi a “virgindade permanente dela”! Isto, pode tornar toda história menos trágica… 

Mas, Jz 11.39,40, deixa evidenciado que Jefté cumpriu sim o seu voto, oferecendo a sua filha em sacrifício, praticando um ato abominável a Deus.

Jz 11.39 Ao fim dos dois meses, tornou ela para seu pai, o qual lhe fez segundo o voto por ele proferido; assim, ela jamais foi possuída por varão. Daqui veio o costume em Israel 40 de as filhas de Israel saírem por quatro dias, de ano em ano, a cantar em memória da filha de Jefté, o gileadita.

O argumento que creio ser o mais forte, pelo fato de  Jefté ter caído no grave de oferecer sua filha em holocausto, foi por ter sido fortemente influenciado pela cultura pagã dos povos com os quais Israel convivia - crenças, idolatria, práticas pagãs, medo da  ira dos deuses diante de votos não cumpridos … Influência esse que regularmente ocorreu com o povo de Israel, e para o qual Deus tinha alertado, como lemos em Dt 12.29-31.

Dt 12.29 Quando o Senhor, teu Deus, eliminar de diante de ti as nações, para as quais vais para possuí-las, e as desapossares e habitares na sua terra, 30 guarda-te, não te enlaces com imitá-las, após terem sido destruídas diante de ti; e que não indagues acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações aos seus deuses, do mesmo modo também farei eu. 31 Não farás assim ao Senhor, teu Deus, porque tudo o que é abominável ao Senhor e que ele odeia fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram aos seus deuses. 32 Tudo o que eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás, nem diminuirás.

B. Liderou uma guerra entre contra seu próprio povo, 12.1-7

Os homens de Efraim ficaram indignados contra Jefté, alegando que não tinham sido chamados com combater os amonitas (eles já tinham tido indignação parecida, contra Gideão, 8.1). Mas, Jefté deu a entender que os havia convocado, mas eles não atenderam, 12.1,2.

Eles ameaçam Jefté, 

12.1b … Por causa disso vamos queimar a sua casa com você dentro dela. […] 12.3b  … Então por que vocês estão vindo hoje para lutar contra mim?

Ao ser ameaçado Jefté convoca os homens de Gileade para combater contra Efraim… Lembre-se, de que os efraimitas eram de uma tribos de Israel, que também tinham sido dominada pelos amonitas (10.9).

12.4 E Jefté reuniu todos os homens de Gileade e lutou contra Efraim. Os homens de Gileade derrotaram os efraimitas, porque estes tinham dito: “Vocês, gileaditas, que moram no meio de Efraim e Manassés, são desertores de Efraim.”

Os efraimitas que tinham, que tinham combatido com Gideão, “cortando a passagem dos midianitas pelas águas do Jordão”, 7.24; agora, eram combatidos por Jefté,  tendo os gileaditas tomado “os vaus do Jordão que conduzem a Efraim”, 12.5.

Ou seja, Jefté  combateu contra pessoas, pelas quais Deus o tinha levantado para libertar da opressão de uma nação inimiga. 

Eles identificavam um efraimita pela pronuncia da palavra “Xibolete" (espiga de milha). O efraimita, por sua origem regional, trocava o “x”, pelo “s”, e dizia “Sibolete”. E, foram mortos quarenta e dois mil efraimitas. Que tristeza, no fim da vida de Jefté.

Ele poderia ter evitado tal guerra, entre o próprio povo de Israel?  As Escrituras não nos falam a este respeito…

Conclusão

Pessoas de fé, sérias com Deus, não perdem a sua humanidade e assim não se tornam imunes as fraquezas, fraquezas essas que no Espírito Santo precisam ser enxergadas e tratadas sob a preciosa graça em Jesus Cristo.

Desafios:

1. Cuidado com a influência pagã sobre as crenças e o estilo de vida, que devemos ter como cristãos

Rm 12.2 E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Busque sempre uma “mente" ensinada e submissa ao Senhor Jesus Cristo e aos princípios bíblicos - atemporais e universais.

2. Fuja de toda ação que ofenda a Deus e aos outros

1 Pe 1.15 Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16 porque está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo.” 17 E, se vocês invocam como Pai aquele que, sem parcialidade, julga segundo as obras de cada um, vivam em temor durante o tempo da peregrinação de vocês.

Quando pensamos em Jefté - não cumpra promessas, votos tolos; e, nem participe de conflitos, divisões, muito menos entre a família na carne, e na fé - Igreja - de Jesus Cristo.

3. Descanse sempre na graça de Deus, revelada na cruz de  Cristo

Graça  que, entre outros, nos proporciona a liberdade da condenação e do poder do pecado, do medo e da culpa. O pecado foi punido na cruz de Cristo, e na cruz Deus nos aceita e perdoa. Assim, ao pecar: arrependa-se, confesse, e aproprie-se do perdão.

1 Jo 1.9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Continua, domingo 19.01.2020 ,  Juízes 12.8-13.24 


Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

Bibliografia

A partir desta Mensagem, estou utilizando a Biblia - Nova Almeida Atualizada, Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 3a. ed., 2017.

Cundal, Arthur E. & Morris, Leon. Juízes e Rute, Introdução e Comentário. Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed, Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1986.

Lindsey, F. D. (1985). Judges. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures. Wheaton, IL: Victor Books - Dallas Theological Seminary. Logos Software Bíblico. 

Keller, Timothy. JUÍZES para você. São Paulo: Vida Nova, 2016.

MacArthur, John. Bíblia de Estudo - Almeida Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.

Pfeiffer, Charles F. & Harrison, Everett F.  Comentário Bíblico Moody - Volume 2 Josué a Cantares. São Paulo, SP: Imprensa Batista Regular, 1988.

Pinto, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento. 2a. Edição Revisada e Atualizada. São Paulo: Hagnos, 2006.

Wiersbe, W. Warren. Históricos - Comentário Bíblico Expositivo, Antigo Testamento - Volume II.  Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.

Palavras hebraicas, pesquisa, no e-Sword, Bible Study - RA Strong’s;

Pr. Domingos Mendes Alves