Parece? Mas não é! - Mateus 13.24-30,36-43

Parece? Mas não é!
Mateus 13.24-30, 36-43

 

MENSAGEM: Jesus nos ensina a viver como súditos do Reino de Deus enquanto nos relacionamos, com sabedoria, com aqueles que são falsos cristãos  ou seja, aqueles que parecem, mas não são povo dele.

INTRODUÇÃO

24 Jesus lhes propôs outra parábola, dizendo:     — O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. 25 Mas, enquanto todos estavam dormindo, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e foi embora. 26 E, quando as plantas cresceram e produziram fruto, apareceu também o joio. 27 Então os servos do dono da casa chegaram e disseram: “Patrão, o senhor não semeou boa semente no seu campo? De onde, então, vem o joio? 28 Ele, porém, lhes respondeu: “Um inimigo fez isso.” Mas os servos lhe perguntaram: “O senhor quer que a gente vá e arranque o joio?” 29 O dono da casa respondeu: “Não! Porque, ao separar o joio, vocês poderão arrancar também com ele o trigo. 30 Deixem que cresçam juntos até a colheita. E, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: Ajuntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; mas recolham o trigo no meu celeiro."         

...

36 Então, despedindo as multidões, Jesus foi para casa. E, aproximando-se dele os seus discípulos, disseram:    — Explique-nos a parábola do joio do campo.

37 E Jesus respondeu:      — O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino; o joio são os filhos do Maligno. 39 O inimigo que o semeou é o diabo. A colheita é o fim dos tempos, e os ceifeiros são os anjos. 40 Pois, assim como o joio é colhido e jogado no fogo, assim será no fim dos tempos. 41 O Filho do Homem mandará os seus anjos, que ajuntarão do seu Reino todos os que servem de pedra de tropeço e os que praticam o mal 42 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.


3 - EXPOSIÇÃO

- Esta parábola é parte das Parábolas do Reino;     
- É a 2° Parábola de 8 contadas;
- Só consta em Mateus e é a parábola com explicação mais detalhada dada por Jesus;
- Essas parábolas vêm após confrontos de Jesus com os fariseus e escribas;

Apresentam o conceito de Reino de Deus – Basicamente é a inauguração do cumprimento das promessas que Deus fez a Davi e aos profetas no Antigo Testamento e são explicadas e ampliadas através do Evangelho de Jesus Cristo. Você pode ler mais sobre isso em todo o capítulo 12 e 13 de Mateus. Olhem como Jesus prepara o caminho para ensinar como seus discípulos deveriam pensar e verem a si mesmos.
12.33-37 – A árvore e seus frutos : “... porque pelo fruto se conhece a árvore”
12.38-42 – O Sinal de Jonas – Os ninivitas gentios creram e o povo de Israel rejeitou se converter a Deus.

Dividirei a explicação em 3 parte:

3.1 - O Semeador/Fazendeiro

- Note que Jesus não está sendo pego de surpresa pela atuação do inimigo. Mas ele quer preparar seus discípulos para a complexidade da vida;
- A qualidade da semente é inquestionável, é o próprio evangelho que transforma e salva. Não há como a Palavra verdadeiramente pregada e aceita, não transformar.

- A culpa não é jogada nos trabalhadores. Por mais que exista fidelidade no trabalho, nós os que pregamos o evangelho, temos limites. Sejam pastores, líderes ou qualquer outro cristão.

- Jesus sabendo disso decide que será assim, até o fim desta era. Ele vai manter esta tensão no mundo. Sempre haverão falsos cristãos, falsos apóstolos e falsos pastores.

 

3.2 - O Inimigo

- É a antiga serpente é o inimigo de Deus que está causando este mal. Sua função é promover a pura maldade, ou seja, é tentar atrapalhar ao máximo a obra do Filho do Homem;

- Ele trabalha de maneiras escusas, disfarçadas e sutis, mas o efeitos são devastadores e perceptíveis. Com passar do tempo os resultados/ausência de frutos ficam mais claros.

- Ele trabalha bem, desde o Éden enganando os seres humanos.


 3.3 - A Solução

- Definitiva :  Esperança! Envolve o fim desta era, haverá o fim para a tolerância de Deus contra seus inimigos (falsos cristão). Ele promoverá a aplicação da justiça (quem não deseja ver o mal aniquilado?) e então todos filhotes de cobra que fazem as ovelhas sofrerem, serão eliminados.

Apocalipse 21.8
Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos imorais, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que está queimando com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

- Temporária : Paciência ! Devemos ser misericordiosos, aguentar um pouco dos pecados de pessoas que podem ser nossos irmãos e irmãs, afinal, se formos apressados em arrancar o que parece ser joio, podemos arrancar trigo imaturo e o Senhor do campo nos proibiu disso, o amor dele pelos seus é grande demais para deixá-los correr este risco.


Lucas 17.1,2
Jesus disse aos seus discípulos:   — É inevitável que existam pedras de tropeço, mas ai de quem é responsável por elas! 2 Seria melhor para esse que uma pedra de moinho fosse pendurada ao seu pescoço e fosse atirado no mar do que fazer tropeçar um destes pequeninos.

4 – ENSINO

4.1 -
O AMOR DE CRISTO: O Senhor Jesus preserva seu trigo, com todo cuidado até o fim, até os imaturos;

4.2 - O ZELO DOS SERVOS DE DEUS:  Os discípulos de Jesus querem, por vezes, arrancar o joio, mas podem ferir o trigo. Por isso precisamos de paciência no processo.

Onde fica a disciplina bíblica? – É comum nós ouvirmos: Não julgueis! Mas, o que fazemos com as ordens de disciplinar a igreja? Mateus 18; 1 Coríntios 5;

2 Ts 3.14,15

Caso alguém não obedeça à nossa palavra dada por esta carta, vejam de quem se trata e não se associem com ele, para que fique envergonhado. Contudo, não o tratem como inimigo, mas admoestem-no como irmão

Existem níveis de disciplina, mas em qualquer nível, a disciplina bíblica amorosa  visa a santificação e amadurecimento do cristão.

4.3 - A PACIÊNCIA  - De Cristo com Sua igreja nos ajuda em nossa tolice de lidar com trigo imaturo;
João 6:37

Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

4.4  A PRESERVAÇÃO DOS SANTOS - Nenhum trigo sequer será perdido, por mais que pareça demorar para dar frutos e que tenhamos muitos pecados ainda. O Espírito vai nos levar até o final, então seremos transformados para sempre e viveremos livres do pecado.
João 6:40

De fato, a vontade de meu Pai é que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.


5 – CONCLUSÃO

O que eu farei com isso?

·      Tema, não ser trigo! Você que não parece e não é povo de Deus.

·      Tenha certeza que você já foi regenerado? Se não foi, se arrependa e peça perdão a Deus e nos procure Equipe Pastoral, Diaconia para te ajudar!
Você pode ser e
por alguns pecados ou imaturidade não está parecendo ainda um trigo.

·      Não desanime diante das lutas deste mundo cheio de Joio, que te faz sofrer! Tenha esperança que Jesus vai te preservar até o fim!

·       Tenha paciência com seus irmãos que podem parecer joio, não esmague-os! Nem sempre o trigo se difere do Joio, tão rapidamente. Começando em casa, no Gp e na igreja. 

·       Se lance ao cuidado de Cristo, afinal:

OS JUSTOS RESPLANDECERÃO COMO O SOL!

Seminarista Mario Belsoli

Mário Belsoli Neto