Um tesouro de incalculável valor - Mateus 13.44-46

Um tesouro de incalculável valor
Mateus 13.44-46

 

Mt 13.44 — O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem achou e escondeu. Então, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. 45 — O Reino dos Céus é também semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas. 46 Quando encontrou uma pérola de grande valor, ele foi, vendeu tudo o que tinha e comprou a pérola.

Mensagem: Pertencer ao Reino dos céus é o maior tesouro que uma pessoa pode ter neste mundo, com dividendos eternos. 

Esboço

A. Introdução

Hoje estaremos refletindo sobre “Um tesouro de incalculável valor”.

Sempre ouvimos, lemos, vimos reportagens, histórias, filmes, …, sobre a busca, lícita e/ou ilícita, sangrenta ou não, sobre a busca frenética por tesouros, riquezas …

Há quadros, jóias, carros, …, que são vistos e vendidos como relíquias,  tesouros…

Há ainda aquelas relíquias de valor sentimental, mais muitas vezes com pouco valor comercial, que são passadas de gerações para gerações. Ainda no lado afetivo e sentimental quantas vezes não falamos e/ou ouvimos expressões tais como: “Meu filho, meu tesouro”, ou uma mulher dizer para alguém que ama: “Tesouro”, ou o homem dizer coisa semelhante para a mulher. 

Mas, não é sobre estes tipos de tesouros que vamos refletir. O tesouro de incalculável valor que queremos focar é o “Reino de Deus”.

B. Mateus 13

Em Mateus 13, num contexto onde Israel rejeitou o Messias e seu reino,  em  sete parábolas, Jesus Cristo ensina sobre o programa de Deus para o Reino…

As parábolas do “tesouro escondido” e a da “pérola preciosa”. Estas duas parábolas não são interpretadas pelo Senhor Jesus Cristo, e por isso trazem algumas dúvidas sobre o significado do “homem”, “tesouro escondido”, "campo”, “pérola" … Mas, uma coisa podemos afirmar com plena certeza, essas duas parábola nos revelam e ensinam sobre o incalculável valor do Reino de Deus.

Entrar e fazer parte do Reino dos céus é o maior tesouro que uma pessoa pode ter neste mundo, com dividendos eternos.

I. Parábola do tesouro escondido, Mt 13.44

13.44 — O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem achou e escondeu. Então, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.

Em uma quinta parábola, Jesus comparou o reino dos céus a um tesouro escondido em um campo. Um homem tendo descoberto o tesouro, então comprou aquele campo para ficar com o tesouro para si. Visto que o Senhor não interpretou esta parábola, uma variedade de pontos de vista interpretativos são mantidos. No fluxo deste capítulo, parece melhor entender que isso é uma referência a Israel, a "propriedade preciosa" de Deus (Êx 19.5; Sl 135.4). Uma razão pela qual Jesus veio ao mundo foi redimir Israel, para que pudesse ser visto como Aquele que vendeu tudo o que tinha (a saber, as glórias do céu; cf. Jo 17.5; 2 Co 8.9; Fl 2.5–8) a fim de comprar o tesouro. (Barbieri Vol. 2, p. 51)

II. Parábola comerciante de pérolas, 13.45,46

13.45 — O Reino dos Céus é também semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas. 46 Quando encontrou uma pérola de grande valor, ele foi, vendeu tudo o que tinha e comprou a pérola.

A pérola de grande valor pode representar a igreja, a noiva de Jesus Cristo. As pérolas são formadas de forma única. “Sua formação ocorre por causa de uma irritação no lado sensível da ostra. Em certo sentido, a igreja foi formada a partir das feridas de Cristo e tornou-se possível por Sua morte e sacrifício” (John F. Walvoord, Mateus: Venha o Teu Reino, p. 105). O comerciante que vendeu tudo o que possuía para comprar a pérola de grande valor representa Jesus Cristo, que por meio de Sua morte providenciou a redenção para aqueles que cressem. Essas duas parábolas próximas - o tesouro e a pérola - ensinam que dentro do período de tempo em que o Rei estivesse ausente, Israel continuaria a existir e a igreja estaria crescendo. (Barbieri, Vol. 2, p. 51–52).

Conclusão / Desafios:

Pertencer ao Reino dos céus é o maior tesouro que uma pessoa pode ter neste mundo, com dividendos eternos. 

Verdade central: Filiar-se ao Reino é mais importante do que tudo que uma pessoa possa possuir. (Adaptado de C.O.Pinto, p.50,51)

O supremo valor do Reino exige prioridade absoluta no coração dos que se defrontam com ele. (Pinto, p.51)

Jesus Cristo deu o que demais precioso tinha, a Sua própria vida para que todo o que n’Ele crê faça parte do Reino –

1 Pe 1.18 Sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula.

Paulo em 2 Coríntios 4, revela que -

2 Co 4.6 Porque Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo. 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que a excelência do poder provém de Deus, não de nós.

A. O que é o Reino dos céus?

Em Mt 13 lemos sobre o Reino presente… E, o Reino futuro, escatológico…  

O Reino de Deus se refere a Sua soberania através do Seu domínio, do Seu governo. Na oração do “Pai nosso” temos a declaração -

Mt 6.9 — Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; […] 13 e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!

Mt 6.33 Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.

Rm 14.17 Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

João Batista - Mt 3.2 Ele dizia: — Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.

Aonde o Evangelho de Jesus Cristo é proclamado, crido e vivido ali há as marcas do Reino de Deus.

B. Como entrar, fazer parte do Reino dos céus?

Jo 3.1 Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. […]  3 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. […] 7 Não fique admirado por eu dizer: “Vocês precisam nascer de novo.”

A Bíblia - palavra de Deus, afirma que para ver o Reino dos céus é necessário nascer de novo. Não é uma referência ao nascimento físico, nem a reencarnação, mas ao “nascer de cima”, ou seja, nascer do Espírito, de Deus, a partir do crer em Jesus Cristo –

Jo 1.12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Mt 4.17 Daí em diante Jesus começou a pregar e a dizer: — Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.

A regeneração, o nascer de novo vem pelo arrependimento dos pecados e da fé no Senhor e Salvador - Jesus Cristo.

Arrependimento é mudança de mente, desejos, e de atitude. Fé é crer na suficiência da morte de Jesus Cristo e sua ressurreição dentre os mortos, para a salvação eterna…

Conta-se que um viajante no deserto pede água a um passante.

- Sinto muito. Não tenho água, e sim lindas gravatas que estou levando para o mercado.

- O viajante cambaleia pelo deserto e encontra outro homem.

- Água! – implora. – Por favor, água.

- Não tenho água – é a resposta -, só estas gravatas.

Quase morto de sede, o viajante encontra um terceiro homem, que também levava gravatas ao mercado. O infeliz viajante arrasta-se até que, surpreso, vê um grande hotel a distância.

Ao chegar lá, engatinhando pela recepção, grita:

- Por favor, pelo amor de Deus, preciso de água!

- Desculpe, senhor – responde o recepcionista. – Não deixamos ninguém entrar sem gravata. (Paul Dunne, Grã Bretanha – Seleções Reader’s Digest – Novembro de 1997)

O infeliz viajante estava sem gravata e não podia entrar no hotel, e muitos não entrarão no Reino de Deus por não terem depositado se arrependido dos pecados e ter fé em Jesus Cristo…

Fazer parte do Reino dos céus  é o maior tesouro que podemos ter.

Quando os discípulos enviados por Jesus Cristo, voltaram alegres pelas vitórias ministeriais conseguidas no poder de Deus, Ele afirmou:  “... alegrem-se não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus” (Lucas 10.20). 

Na parábola do rico insensato, Lucas 12.13-21, Jesus ensina que é loucura guardar riquezas para si e não ser rico para com Deus. É loucura ter riquezas materiais nesta vida, mas não ter a eternidade com Deus por não ter se investido na salvação eterna. Cf. 1 Tm 6.17-19

Quanto vale para nós o Reino dos céus?

Existe algo mais precioso do que o Reino de Deus?

Fazer parte do  Reino dos céus,  deve ser motivo de grande alegria, e motivo para crer em Jesus Cristo e deixar tudo (nosso “eu”, auto-suficiência, religião, filosofia de vida sem Cristo, os valores deste mundo etc.) para entrar no Reino de Deus.

410 CC - No serviço do meu Rei

No serviço do meu Rei eu sou feliz, satisfeito, abençoado;
Proclamando do meu Rei a Salvação, no serviço do meu Rei.  

[coro]

No serviço do meu Rei, minha vida empregarei;
Gozo paz felicidade, tem quem serve ao meu bom Rei!

 

No serviço do meu Rei eu sou feliz, obediente e corajoso;
Na tristeza ou na alegria sei sorrir, no serviço do meu Rei.

No serviço do meu Rei eu sou feliz, jubiloso e consagrado;
Ao Seu lado desafio todo o mal, no serviço do meu Rei.

 

No serviço do meu Rei eu sou feliz, venturoso e decidido;
Quanto tenho no serviço gastarei, no serviço do meu Rei.

Bentley DeForrest Ackley (1872-1958)
Aifred Henry Ackley (1887-1960)

 

Pertencer ao Reino dos céus é o maior tesouro que uma pessoa pode ter neste mundo, com dividendos eternos.

Mt 13.51 Então Jesus perguntou: — Vocês entenderam todas estas coisas? Eles responderam: — Sim! 52 Então Jesus lhes disse: — Por isso, todo escriba instruído no Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas. 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é a de perseverante e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp.2.12 -13; 1 Tm. 4.7-9; Tg 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?

Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em
minha vida)?

Conheça... creia...Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimenteis a vida plena que há em Jesus Cristo - Jo. 10.10

Bibliografia:

Bíblia Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil.

Barbieri, L. A., Jr. (1985). Mateus. Em J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 51). Wheaton, IL: Victor Books.

Lockyer, Herbert. Todas as Parábolas da Bíblia - Uma Análise Detalhada de Todas as Parábolas das Escrituras. São Paulo, SP: Ed. Vida, 2004.

MacArthur, John. Bíblia de Estudo, texto ARA. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010.

Pinto, Carlos Osvaldo C. (1950 - 2014). Foco e desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.

Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985.

Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Nova Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.

Pr. Domingos M. Alves

Domingos M. Alves