O dilema da rede - Mateus 13.47-50
O Dilema da Rede
Mateus 13.47-50
1 – INTRODUÇÃO
— O Reino dos Céus é ainda semelhante a uma rede que foi lançada ao mar e apanhou peixes de toda espécie. E, quando já estava cheia, os pescadores a arrastaram para a praia e, assentados, escolheram os bons para os cestos e jogaram fora os ruins.
Assim será no fim dos tempos: os anjos sairão, separarão os maus dentre os justos e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.
Mateus 13:47-50
MENSAGEM: Jesus ensina sobre Juízo futuro, inevitável e inescapável que irá separar os maus dos bons, em seu Reino Perfeito.
2 – ILUSTRAÇÃO
Imagens de manifestações
Qual de nós não anseia pelo fim do sofrimento, violência, injustiças, morte e destruição que vemos neste mundo? Muitas vezes pensamos que Jesus está indiferente a tudo isso, mas é engano nosso.
Jesus leva muito a sério a Justiça e nos avisa que não haverá paz para os seus inimigos.
3 – EXPOSIÇÃO
3.1 Contexto
“Basicamente, as parábolas eram a ferramenta didática preferida de Jesus para produzir nos ouvintes o correto alinhamento com os valores de Deus, valores que caracterizam o reino que o Messias viera inaugurar e proclamar”.[i]
Köstenberger, Andreas J., 2015, p. 399
- Esta parábola é parte das Parábolas do Reino;
- É a 7° Parábola de 8 contadas por Jesus;
- Muito semelhante a Parábola do Joio e do Trigo (que preguei dia 25/10), ela apresenta a clara separação que haverá entre os bons e o maus, mas ainda não!
- Na parábola do Trigo e Joio, temos uma ênfase na paciência de Deus, enquanto que nesta o foco é no destino final daqueles que rejeitarem a Cristo como Salvador e Rei.
- Jesus explica esta parábola curta de maneira bem direta e objetiva, apenas para seus discípulos (v.36) sem explicar cada mínimo detalhe.
3.2 Explicação
3.2.1 – A rede de arrasto é o Encontro com Deus– O lançar a rede (que não aparece) é a pregação do Evangelho. Esta rede que vai pegar todos é o Encontro final com Deus.
3.2.2 – Os peixes bons e os peixes maus são as pessoas que respondem ao “lançar” da rede - Nós sabemos que existem pessoas que são transformadas em “boas” e obedecem a Deus, quando o Evangelho é pregado, enquanto outros rejeitam e são “maus” e permanecem em desprezo para com Deus.
3.2.3 – A separação é o Julgamento inevitável de Deus sobre todos, bons e maus – Jesus o Rei, tem um dia determinado para manifestar a sua plena justiça sobre aqueles que foram seus inimigos e há uma paz, para os inimigos que se arrependeram e aceitaram seu tratado de paz.
Isso acontecerá quando ele for finalizar a presente ordem deste mundo e fazer o acerto de contas. Cada um será julgado pela maneira que viveu em relação a Deus.
4 - ENSINO
4.1 – Qual é a mensagem dessa pregação?
O evangelho do Rei
Criação – De seu transbordamento de perfeição Deus quis criar o Universo.
Queda – O “gerente” da criação, decidiu que deveria “dar um golpe” no Rei e rejeitá-Lo como Pai.
Redenção – O Senhor não abandonou sua criação, mas decidiu resgatá-la e fez isso há 2000 anos atrás com o nascimento puro, vida obediente, morte sacrificial e ressureição vitoriosa, de Cristo.
Consumação – Ele promete que virá resgatar seu Povo e transforma esta Terra, num Reino Puro.
Resposta – Aqueles que se arrependeram da traição, aceitaram a oferta de paz, rendição e submissão ao Rei, se tornaram herdeiros das promessas, filhos de Deus povo transformado.
4.2 – Qual é o resultado da mensagem? Qual a diferença entre os peixes?
Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta a fragrância do seu conhecimento em todos os lugares. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto entre os que estão sendo salvos como entre os que estão se perdendo. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida.
2 Coríntios 2:14-16a
e
Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos.
Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.
Tito 2:11-13
A grande separação não é entre os que falam: bolacha ou biscoito; tradicionais e pentecostais; conservadores e progressistas; estudados e analfabetos; ricos e pobres; exatas e humanas.
Só existem 2 tipos de pessoas no mundo e elas são : os filhos de Deus e os filhos do maligno!
4.3 – O que é este julgamento?
O juízo final terá lugar para que o Senhor possa revelar sua glória a toda a humanidade pela demonstração
simultânea de sua justiça e misericórdia.
Wayne Grudem
Porque Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E deu certeza disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Atos 17:31
e
E os vinte e quatro anciãos que estavam sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus,dizendo:
“Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar. Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.”
Apocalipse 11:16-18
Todos os seres humanos comparecerão diante de Deus, alguns para serem recebidos como filhos, por causa de Jesus e outros pare serem destruídos como inimigos, no lago de fogo (Ap 20.14).
5 – CONCLUSÃO
O que eu farei com isso?
· HOJE seja grato a Deus por Jesus Cristo e ame-O, HOJE não desperdice sua vida. HOJE se reconcilie com ele!
· Se você é cristão, se comprometa a pregar o evangelho na sua casa: ao seu cônjuge, seus filhos, seus pais, seus colegas de trabalho, aos membros do seu GP. Não transfira sua responsabilidade para os outros!
Matéria publicada dia 13/01/20 - Católica: 50% - Evangélica: 31% - S/ religião: 10%
https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml
· Ei Cristão! O que você deve pensar e sentir diante do Julgamento que virá? Medo? Pavor? Indiferença? Não!
Olhe o que a Palavra de Deus ensina: Guardar, Animar, Congregar e Admoestar (corrigir/encorajar)
Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Cuidemos também de nos animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras. Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.
Hebreus 10:23-25
· Não se renda as ideologias que o mundo te traz como respostas para os problemas do pecado. Se dobre apenas sob o Evangelho de Cristo, pois diferente das ideologias políticas Cristo tem o poder e a dignidade de colocar as coisas em ordem, aguente firme que Ele VAI VOLTAR!
As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa -
"O mal será bem quando Aslam chegar. Ao seu rugido a dor fugirá. Nos seus dentes, o inverno morrerá. Na sua juba a flor há de voltar.
[i] Köstenberger, Andreas J.
Convite à interpretação bíblica: a tríade hermenêutica/Andreas J. Köstenberger, Richard D. Patterson; tradução de Daniel H. Kroker, Marcus Throup, Thomas de Lima. – São Paulo: Vida Nova, 2015.
Seminarista Mario Belsoli