Igreja Nova Aliança

View Original

Degeneração espiritual - Juízes 17,18

See this SoundCloud audio in the original post

Degeneração espiritual 

Juízes 17,18

Mensagem: Na jornada da vida cristã há sérios perigos que, quando ignorados, nos conduzem à degeneração espiritual, ao viver reprovado por Deus resultando na ruína de um indivíduo, família, igreja, nação.

ESBOÇO 

INTRODUÇÃO 

1. Recordando

Domingo, 02.02.2020, Dizendo não à tolice - masculina e feminina.  Jz 14 a 16. Mensagem: A vida em Jesus Cristo tem como um dos grandes desafios, o viver em sabedoria no Espírito Santo.

2. Mensagem de hoje, 23.02.2020 - Degeneração espiritual, Jz 17,18

Estamos chegando ao final de Série de mensagens em Juízes. Hoje, refletiremos nos capítulos 17 e 18, e no próximo domingo nos capítulos 19 a 21, se Deus assim quiser. 

Os eventos de Jz 17 e 18 não estão aqui em Juízes em ordem cronológica. Estes eventos ocorridos antes da instalação da monarquia em Israel, devem ter ocorrido nos dias de Otoniel (primeiros capítulos de Jz).

 Estes últimos cinco capítulos de Juízes, 17 a 21, como escreveu o Pr. Carlos O. Pinto (p. 232) - retratam a degeneração da vida espiritual, moral, social e política de Israel.

Degeneração, s.f., ato ou efeito de degenerar(-se) 1. Perda ou alteração (no ser vivo) das qualidades da espécie … 2. Mudança para um estado pior; decaimento, declínio … (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro: Objetiva, 2009 -  p. 607)

Um período que reinava anarquia sócio política-espiritual.

Jz 17.6 Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais certo.

18.1a Naqueles dias, não havia rei em Israel …

19.1a Naqueles dias, em que não havia rei em Israel  …

21.25 Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais certo.

Keller (p. 187) citando C. S. Lewis (livro, Abolição do homem) dá o título de Homens Vazios, aos caps. 17, 18 de Juízes.

Pessoas sem coração, são pessoas embora religiosas, que tem suas vidas conduzidas pelo desejo de poder e lucro, por medo e raivas, e não pelo temor a Deus. (adaptado de C.S. Lewis)

Na jornada da vida cristã há sérios perigos que, quando ignorados, nos conduzem à degeneração espiritual, ao viver reprovado por Deus resultando na ruína de um indivíduo, família, igreja, nação.

Na mensagem de hoje, Degeneração espiritual, Jz 17 e 18, reflitamos sobre três sérios perigos que não podem ser ignorados, para prosseguirmos firmes no viver agradável a Deus, que resulta no bem do indivíduo, família, igreja, nação.

I. Perigo do sincretismo religioso, 17.1-5

Mica, e sua mãe - pessoas que professam crença no Senhor Deus, mas ao mesmo tempo edificam um santuário - uma casa de ídolos, altares de idolatria! Um dos reflexos, entre outros, da influência idolatra das nações pagãs.

17.3b … - De minha parte dedico esta prata ao SENHOR DEUS a favor de meu filho. Será usada para fazer uma imagem de escultura e uma de fundição … 4b … E a imagem ficou na casa de Mica. 5 E, assim, este homem Mica, veio a ter um santuário. Fez uma estola sacerdotal, alguns ídolos do lar, e consagrou um dos seus filhos para ser o sacerdote.

Mica tem um altar na própria casa, e constitui um “personal sacerdote” - tudo de acordo com a sua conveniência.

Êx 25.8 E farão para mim um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. 9 Segundo tudo o que eu mostrar a você como modelo do tabernáculo e como modelo de todos os seus móveis, assim mesmo vocês o farão.

Naquele contexto o tabernáculo era o local de adoração

E, Deus havia proibido a idolatria…

Êx 20.3 — Não tenha outros deuses diante de mim. 4 — Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

(* Nota: Êx 20.5, nada tem haver com o falso ensino sobre “maldição hereditária”, “maldição de família”… - cf. Nota no final desta mensagem).

Um dos problemas das imagens é que oferecem uma visão distorcida de Deus, criam um deus segundo a nossa imagem e interesses, e não segundo quem Deus verdadeiramente se revela.

Além da idolatria, poderíamos estudar o caso de um filho que rouba a mãe, e por medo da maldição devolve o dinheiro, sem que tenha sua atitude pecaminosa confrontada pela mãe; e, de Mica ter consagrado um dos seus filhos para ser sacerdote! 

A mãe de Mica, e Mica (cujo nome significa - Quem é como Jeovah?), não colocaram Deus em primeiro lugar, não lhe deram soberania em todas as áreas da vida.

Um exemplo de idolatria pessoal e familiar (MacArthur, p.330)

II. Perigo da  corrupção do sacerdócio, 17.6-12

Jz 17.7 Havia um jovem de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita e estrangeiro naquele lugar. 8a Esse homem partiu da cidade de Belém de Judá em busca de outro lugar para morar…  E assim, seguindo o seu caminho, chegou à região montanhosa de Efraim, até a casa de Mica. […] 10 Então Mica disse: — Fique comigo, como meu conselheiro e sacerdote. Eu lhe darei dez moedas de prata por ano, a roupa e o sustento. O levita entrou 11 e consentiu em ficar com aquele homem. E o jovem era para ele como um de seus filhos. 12 Mica consagrou o jovem levita, que passou a ser o seu sacerdote. E o jovem ficou na casa de Mica. 13 Então Mica disse: — Agora sei que o Senhor me fará bem, porque tenho um levita como sacerdote.

Levita  - marcas de uma liderança espiritual degenerada..

- Ministério motivado pela autopromoção, Jz 17.10-13; 18.20

Abriu mão das responsabilidades do ministério levítico em troca de conforto e segurança no lar de um idolatra, Jz 17.10-13 (cf. Js 21; Nm 35; 3.6-13; 8.17,18; Ne 8.7-9; 2 Cr 17.7-9; 35.3; 1 Cr 23.28-32; Ed 3.10) (Wiersbe, p. 158); e, mais tarde ao serviço da tribo rebelde e idolatra de Dan, em troca de “mais dinheiro, mais pessoas e mais prestígio”, Jz 18.20.

- Serve quem lhe pagam, Jz 17.9-12

17.9 E Mica lhe perguntou: — De onde você vem? Ele respondeu: — Sou levita de Belém de Judá e estou procurando um lugar para morar. 10 Então Mica disse: — Fique comigo, como meu conselheiro e sacerdote. Eu lhe darei dez moedas de prata por ano, a roupa e o sustento. O levita entrou 11 e consentiu em ficar com aquele homem. E o jovem era para ele como um de seus filhos. 12 Mica consagrou o jovem levita, que passou a ser o seu sacerdote. E o jovem ficou na casa de Mica.

- Diz o que as pessoas querem ouvir, Jz 18.6

Jz 18.5 E eles lhe disseram: — Então, por favor, consulte a Deus, para que saibamos se o caminho que seguimos irá prosperar. 6 O sacerdote respondeu: — Vão em paz. O caminho de vocês está sob as vistas do Senhor.

Isso não era verdade… 

- Busca coisas espectaculares, Jz 18.19,20

Jz 18.18 Quando eles entraram na casa de Mica e apanharam a imagem de escultura, a estola sacerdotal, os ídolos do lar e a imagem de fundição, o sacerdote perguntou: — O que é que vocês estão fazendo? 19 Eles responderam: — Fique calado. Não diga nada a ninguém. Venha conosco e seja o nosso conselheiro e sacerdote. Ou você acha que é melhor ser sacerdote na casa de um só homem do que ser sacerdote de uma tribo e de uma família em Israel? 20 O sacerdote ficou contente, pegou a estola sacerdotal, os ídolos do lar e a imagem de escultura e entrou no meio do povo.

O neto de Moisés tornou-se o sacerdote idólatra da tribo mais apóstata de Israel, a tribo de Dã (C.O. Pinto).

III.  O perigo do desprezo das instituições divinas, 18.1-31

Jz 18.1 Naqueles dias, não havia rei em Israel, e a tribo dos danitas estava procurando um território para morar, porque, até aquele dia, não tinha recebido herança entre as tribos de Israel.

Os danitas tiveram  problemas em ocupar que terras  haviam sido destinadas para eles pelas   “… sortes perante o SENHOR, em Siló” (Js 18.8-10; 19.41-46)

18.2 Então os filhos de Dã enviaram cinco homens dentre todas as famílias da sua tribo, homens valentes, de Zorá e de Estaol, para espiar e explorar a terra. E lhes disseram: — Vão e explorem a terra. Chegaram à região montanhosa de Efraim, até a casa de Mica, e ali pernoitaram.

A peregrinação dos danitas levou-os a cerca de 160 quilômetros do ponto de partida inicial, até encontrarem um local satisfatório para estabelecer-se na terra. Estavam, agora, fora dos territórios ocupados pelos israelitas… (Cundall e Morris, p. 179)

Jz 18.30 Os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura, e Jônatas, filho de Gérson e neto de Moisés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas até o dia do cativeiro do povo.

A tribo de Dã está fora da lista de Ap 7.5-8, na visão escatológica dos cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos de Israel que que serão testemunharão de Cristo durante o período da grande tribulação… Em seu lugar aparece Manassés, o filho primogênito de José do Egito.

O neto de Moisés tornou-se o sacerdote idólatra da tribo mais apóstata de Israel, a tribo de Dã (C.O. Pinto).

Don Carson, teólogo e escritor, afirmou que uma primeira geração conhece o evangelho, a segunda pressupõe que conhece o evangelho e a terceira perde o evangelho (Keller, p. 186).

18.31  Assim, pois, a imagem de escultura feita por Mica ficou entre eles durante todo o tempo em que a Casa de Deus esteve em Siló.

A referência à casa de Deus ... em Siló (moderna Seilun, 30 quilômetros ao norte de Jerusalém) implica que a adoração no santuário danita se opunha à verdadeira adoração do Senhor em Siló (cf. Josué 18.1). Essa adoração falsa em Dan foi precursora da de Jeroboão I, que mais tarde estabeleceu um santuário do Reino do Norte em Dan (cf. 1 Reis 12.28–31). (Lindsey, F. D. (1985). Juízes.(Vol. 1, p. 410). Wheaton)

O tabernáculo, o local da presença de Deus entre seu povo, estava em Siló e deveria ser o ponto central da vida de Mica e tribo de Dã (Keller, p. 187).

Houve rebeldia, rejeição ao que Deus havia instituído…

Conclusão

Desafios

1. A adoração verdadeira e exclusiva deve ser prestada a Deus, da maneira de Deus.

Mt 6.24 — Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.

1 Co 10.14 Portanto, meus amados, fujam da idolatria. […] 19 O que quero dizer com isto? Que o que é sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? 20 Não! Digo que as coisas que eles sacrificam são sacrificadas a demônios e não a Deus; e eu não quero que vocês estejam em comunhão com os demônios. 21 Vocês não podem beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podem ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 22 Ou provocaremos ciúmes no Senhor? Somos, por acaso, mais fortes do que ele?

“O coração humano é uma fábrica de ídolos”, escreveu Calvino. “Cada um de nós é, desde o ventre materno, experto em inventar ídolos”. De fato, diariamente enfrentamos tentações para criar novos ídolos, nos quais depositamos nossa esperança. Esta esperança e confiança, em qualquer outra coisa, que não Deus, é a essência da idolatria. (A Fábrica de Ídolos, por, C. J. Mahaney, http://www.monergismo.com/)

Cuidado, pois: O perigo do sincretismo religioso está presente no chamado  no coração humano, no chamado meio cristão, assim como nos propagadores do "adoro a Deus do meu modo".

2. Os verdadeiros líderes espirituais são servos de Jesus Cristo, não dos homens.

Gl 1.10 Por acaso eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas? Se ainda estivesse procurando agradar pessoas, eu não seria servo de Cristo.

 1 Ts 2.2 Pelo contrário, apesar de maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, tivemos ousada confiança em nosso Deus para anunciar a vocês o evangelho de Deus, em meio a muita luta. 3 Pois a nossa exortação não procede de erro ou de intenções impuras, nem se baseia no engano. 4 Pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de ele nos confiar o evangelho, assim falamos, não para agradar as pessoas, e sim para agradar a Deus, que prova o nosso coração. 5 A verdade, como vocês sabem, é que nunca usamos de linguagem de bajulação, nem de pretextos gananciosos. Deus é testemunha disso. 6 Também jamais andamos buscando elogios das pessoas, nem de vocês, nem de outros.

Cuidado, pois: Os Jônatas e os Micas sempre vão se encontrar, pois precisam um do outro (Wiersbe, p. 158)

3.  As instituições divinas devem ser levadas a sério

Como no caso de Mica e de Dã, nós não temos a instituição do sacerdócio levítico, da Casa de Deus em Siló; mas, temos a instituição divina da liderança espiritual e da igreja de Jesus Cristo.

1 Co 11.18 Porque, antes de tudo, estou informado de que, quando se reúnem na igreja, existem divisões entre vocês, e eu, em parte, acredito que isso é verdade.

Hb 10.24 Cuidemos também de nos animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras. 25 Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.

Hb 13.17 Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês.

Cuidado, pois: Os anarquistas  rejeitam o que foi instituído por Deus, para cada um agir conforme a sua vontade.

Continua, domingo 01.03.2020 ,  Juízes 19-21

Encerramento da Série de Mensagens em Juízes.

* Nota:  Maldição de família ou Maldição Hereditária!?

De modo geral quem apregoa a “maldição de família” ou “maldição hereditária”, usa como base o texto quando Deus afirma ao povo de Israel eis - “que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”, Êx 20.5b.

O texto acima, assim como qualquer outro similar, não serve como base para a doutrina sobre maldição de família, doutrina essa que não tem fundamento como sã doutrina.

Deus exortou ao povo de Israel sobre a exclusividade da adoração a Ele, e advertiu sobre o pecado da idolatria e suas consequências para as futuras gerações…

Ausência da total dedicação a Deus “…  é pecado e afeta suas gerações futuras. Aqueles que são influenciados a odiar a Deus serão punidos por Ele”. (Hannah, J. D. (1985). Êxodo. Wheaton, IL: Livros Victor).

Quando fazemos um estudo mais profundo e extenso na palavra de Deus, fica evidenciado:

- Há inúmeros casos na história de Israel em que os pais pecaram e sofreram pela ofensa a Deus, e os filhos também sofreram porque eles, também,  pecarem contra Deus - exemplo, Eli e os filhos, 1 Sm 2.27-34.

- Há outros casos em que os pais ofenderam a Deus, sofreram por causa do pecado, e  os filhos sofreram por causa do pecado dos pais - exemplo, Saul e Jonatas, 1 Sm 31.1-7.

Mas, nenhum  desses casos serve como ensino de maldição de família, mas sim exemplificam que os filhos, até nos dias atuais, podem sim sofrer as consequências dos pecados dos pais; assim, como os pais podem sofrer por causa dos pecados dos filhos; a nação pelo pecados dos líderes…

No entanto, há palavra de Deus é clara (e, isto põe em questionamento toda doutrina sobre maldição de família):

1. A responsabilidade pelo pecado é pessoal, Ez 18.1-4, 18-20

No v. 20, Deus afirma claramente: A pessoa que pecar, essa morrerá. O filho não pagará pela iniquidade do pai, nem o pai pagará pela iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele, e a maldade do ímpio cairá sobre este.

2. Em Jesus Cristo somos resgatados da maldição do pecado e da lei, Gl 3.6-14.

3. Em Jesus Cristo somos resgatados do fútil procedimento que nossos pais nos legaram, 1 Pe 1.17-21

4. Em Jesus Cristo há plena libertação do poder do diabo, do pecado e da morte, Hb 2.14,15; e, quem está Nele tem o viver sobre a graça divina, sendo Nele “nova criação”, 2 Co 5.17; tendo sido abençoados com toda sorte de bençãos espirituais, Ef 1.3; e, tendo todos os recursos para “vida e a piedade”, 1 Pe 1.3-11.

Em Cristo Jesus, Domingos M. Alves, 10.02.2020 - domingos.a@novaalianca.com

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).


Bibliografia

Biblia - Nova Almeida Atualizada, Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 3a. ed., 2017.

Cundal, Arthur E. & Morris, Leon. Juízes e Rute, Introdução e Comentário. Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed, Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1986.

Lindsey, F. D. (1985). Judges. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures. Wheaton, IL: Victor Books - Dallas Theological Seminary. Logos Software Bíblico. 

Keller, Timothy. JUÍZES para você. São Paulo: Vida Nova, 2016.

MacArthur, John. Bíblia de Estudo - Almeida Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.

Pfeiffer, Charles F. & Harrison, Everett F.  Comentário Bíblico Moody - Volume 2 Josué a Cantares. São Paulo, SP: Imprensa Batista Regular, 1988.

Pinto, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento. 2a. Edição Revisada e Atualizada. São Paulo: Hagnos, 2006.

Wiersbe, W. Warren. Históricos - Comentário Bíblico Expositivo, Antigo Testamento - Volume II.  Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.

Palavras hebraicas, pesquisa, no e-Sword, Bible Study - RA Strong’s;

Pr. Domingos Mendes Alves