Getsêmani - agonia, liberdade e vitória - Mt 26.36-39

Getsêmani
agonia, liberdade e vitória 
Mt 26.36-39

Mensagem: Jesus Cristo, o Filho de Deus, perfeitamente Deus-Homem, é por excelência o modelo e o fator encorajador para os seus discípulos lidarem de modo libertador e vitorioso com os profundos e difíceis momentos de agonia. 

Esboço

Introdução:

Mt 26.36 Em seguida, Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani. E disse aos discípulos: — Sentem-se aqui, enquanto eu vou ali orar. 37 E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a sentir-se tomado de tristeza e de angústia. 38 Então lhes disse: — A minha alma está profundamente triste até a morte; fiquem aqui e vigiem comigo. 39 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: — Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres.

Getsêmani, significa "uma prensa de óleo”, "lagar de azeite” … 

Analisemos duas considerações importantes que aprendemos com Jesus Cristo

I. Jesus Cristo admitiu a realidade dos momentos de tristeza e angústia, Mt 26.37,38

Mt 26.37 E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a sentir-se tomado de tristeza e de angústia. 38a Então lhes disse: — A minha alma está profundamente triste até a morte …

tristeza - lupeō, começou a entristecer-se…

angústia - adēmoneō, em grande aflição… palavra muito forte

alma está profundamente triste - perilupos, dominado com pesar a ponto de a tristeza causar a própria morte

Mt 26.39a E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: — Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice … 

Cálice - aqui uma metáfora que representa beber algo desfavorável; representa adversidade… 

 Tamanha era a adversidade, a agonia, tal o estresse que … 

Lc 22.43 Então lhe apareceu um anjo do céu que o confortava. 44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o suor dele se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.

O que Jesus Cristo estava prevendo?

A ira do Pai caindo sobre si na cruz

Causando rompimento na comunhão entre Pai e Filho

 Mt 27.46 Por volta de três horas da tarde, Jesus clamou em alta voz, dizendo: — Eli, Eli, lemá sabactani? — Isso quer dizer: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

A ira do Pai caindo sobre si na cruz

Porque os pecados do mundo foram colocados em Jesus Cristo para que, por sua vez, Sua justiça pudesse ser dada àqueles que confiam Nele e assim estão Nele. (Lowery, D. K. (1985). Logos Bible)

2 Co 5.21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, teve a humildade e sinceridade, diante dos seus discípulos de reconhecer seu profundo momento de tristeza e angústia…

Isto, nos ensina algo importante?

II. Jesus Cristo admitiu a importância de se submeter a vontade de Deus Pai, Mt 26.39

Mt 26.39 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: — Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres.

Nesse momento de tristeza e angústia, embora Jesus Cristo fosse o Filho de Deus, ele chamou Pedro, Tiago e João para estarem com Ele, e orar…

Isto, nos ensina algo importante?

Após ter se retirado para orar, por três vezes, Jesus voltou onde estavam os discípulos…

Na primeira vez,  Ele repreendeu Pedro por sua incapacidade de suportar Ele em oração (v. 40); e,  encorajou aos três a vigiar e orar reconhecendo a fraqueza da carne (v. 41) ; na segunda vez Ele os achou novamente dormindo, pois estavam cansados (v. 43); na terceira vez, Ele os despertou e anunciou que estava chegando a hora de ser “entregue nas mãos dos pecadores” (v. 45,46)

Jesus Cristo, orou três vezes, e por três vezes, repetiu as mesmas palavras:

Mt 26.39b  … — Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres. […] 42b … — Meu Pai, se não é possível que este cálice passe de mim sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. […] 44 Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras.

Num momento de profunda tristeza e angústia Jesus Cristo demonstrou obediência inabalável - determinação em seguir a vontade do Pai, independentemente do custo.

Isto, nos ensina algo importante?

Conclusão

Desafios

1 Pe 2.21 Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos.

Seguindo o exemplo de Cristo encontramos liberdade e vitória diante:

- do engano doutrinário da “fé triunfalista” Hb 11.6,35-42; 2 Co 12.7-10

- da falsa e decepcionante crença da “fé na fé”, e nas “afirmações positivas” Mt 6.9,10; 1 Jo 5.14,15  (2 Rs 5.1-15, se Deus quiser, Ele age mesmo quando o ser humano resiste)

- da “presunção / soberba humana” 2 Co 1.8-11; Tg 4.13-17

-da necessidade de usar “máscaras  espirituais” 2 Co 3.12,13,17,28

Seguindo os “passos” de Cristo, em meio ao sofrimento - tristezas / angústias, o Seu discípulo encontra o libertador e vitorioso caminho de, em submissão humilde, experimentar a “boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”  (Rm 12.2)

Jesus Cristo, o Filho de Deus, perfeitamente Deus-Homem, é por excelência o modelo e o fator encorajador para os seus discípulos lidarem de modo libertador e vitorioso com os profundos e difíceis momentos de agonia. 

Bibliografia

Biblia - Nova Almeida Atualizada, Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 3a. ed., 2017.

Barbieri, L. A., Jr. (1985). Matthew. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 83–84). Wheaton, IL: Victor Books.

Palavras gregas, pesquisa, no e-Sword, Bible Study - RA Strong’s

Pr. Domingos M. Alves

Domingos M. Alves