Igreja Nova Aliança

View Original

Não desistimos - 2 Coríntios 4.16-18

See this SoundCloud audio in the original post

Não desistimos
2 Coríntios 4.16-18

2 Coríntios 4.16 Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18 na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas. (NAA)

O apóstolo Paulo estava passando por momentos difíceis em sua vida e serviço a Deus.

2 Co 1.8 Porque não queremos, irmãos, que vocês fiquem sem saber que tipo de tribulação nos sobreveio na província da Ásia. Foi algo acima das nossas forças, a ponto de perdermos a esperança até da própria vida.

2 Co 4.7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que a excelência do poder provém de Deus, não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; ficamos perplexos, porém não desanimados; 9 somos perseguidos, porém não abandonados; somos derrubados, porém não destruídos. 10 Levamos sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida dele se manifeste em nosso corpo.

2 Co 6.4 Pelo contrário, em tudo nos recomendamos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, 5 nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, 6 na pureza, no saber, na paciência, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 7 na palavra da verdade, no poder de Deus; pelas armas da justiça, tanto para atacar como para defender;

2 Co 6.8 por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores e sendo verdadeiros; 9 como desconhecidos, mas sendo bem-conhecidos; como se estivéssemos morrendo, mas eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; 10 como entristecidos, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo.

O apóstolo Paulo estava passando por momentos difíceis em sua vida e serviço a Deus, mas ele afirmou que não desanimava (desistia)…

Tiremos, deste texto bíblico - 2 Co 4.16 a 18, três preciosos desafios para o viver confiante - contente - perseverante em Jesus Cristo, diante das dificuldades e pressões deste mundo…

1o. Compreender que o sofrimento  faz parte do currículo divino para o fortalecimento e a renovação do “ser interior”, e o aperfeiçoamento do caráter segundo Jesus Cristo (2 Cor 3.18; Hb 5.8; 1 Pe 4.18).

2 Co 4.16 Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia.

2o. Compreender que as "dificuldades e pressões" deste mundo presente, são “leves e passageiras” diante da extraordinária glória eterna nos céus (Rm 8.18; 1 Pe 5.10)

2 Co 4.17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação

3o. Compreender que os “olhos da fé” veem além do “visível"  -  terreno e temporário; os “olhos da fé” veem o “invisível” e o “eterno” (Hb 11.13,27; 2 Co 5.7)  

2 Co 4.18 na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas.

CONCLUSÃO

2 Co 4.16a Por isso não desanimamos…

“Em” Jesus Cristo, diariamente em oração no Espírito Santo, na meditação da Bíblia - palavra de Deus, em comunhão com o povo de Deus, …, persigamos o viver confiante - contente - perseverante em Jesus Cristo, diante das dificuldades e pressões deste mundo…

Bibliografia

Biblia - Nova Almeida Atualizada, Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 3a. ed., 2017.

Lowery, D. K. (1985). 2 Corinthians. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 564–565). Wheaton, IL: Victor Books.

Pr. Domingos M. Alves