Nisto exultais - 1 Pedro 3.1-9
Nisto exultais - 1 Pedro 3.1-9
A alegria do cristão é Jesus Cristo - Pessoa e obra, e esse viver pela fé em Cristo, neste mundo conturbado, é um viver nutrido e direcionado pela sã doutrina - por uma teologia bíblica sadia e prática.
1 Pe 1.3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo …
Bendito - convocação para falar bem de Deus, exaltar, louvar o Seu nome…
Por que bendizer a Deus?
1 Pe 1.3b … que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou …
Regenerou - gerar de novo, nascer de novo…
1 Pe 1.23 Porque vocês foram regenerados não de semente corruptível, mas de semente incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.
cf. Jo 1.12; 3.16
Para que Ele nos regenerou?
1 Pe 1.3 … para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos
Esperança essa, que se opõe a enganosa, vazia, e falsa esperança das heresias cristãs, e deste mundo.
4 para uma herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus para vocês, 5 que são guardados pelo poder de Deus, mediante a fé
1Pe 1.5 … para a salvação preparada para ser revelada no último tempo.
Referência a “conclusão da salvação” na “revelação final” do Senhor Jesus Cristo (v.7,9; 1 Jo 3.1-3)
Regenerados para - uma viva esperança… uma herança indestrutível … uma salvação plena…
1 Pe 1.6 Nisso vocês exultam, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejam contristados por várias provações, 7 para que, uma vez confirmado o valor da fé que vocês têm, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, resulte em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.
Jesus Cristo - Senhor e Salvador que …
1 Pe 1.8 Mesmo sem tê-lo visto vocês o amam. Mesmo não o vendo agora, mas 9 crendo nele, exultam com uma alegria indescritível e cheia de glória, obtendo o alvo dessa fé: a salvação da alma.
A alegria do cristão é Jesus Cristo - Pessoa e obra, e esse viver pela fé em Cristo, neste mundo conturbado, é um viver nutrido e direcionado pela sã doutrina - por uma teologia bíblica sadia e prática.
Esboço adpatado e desenvolvimento de - Raymer, R.M. (1985). 1 Pedro. Em J. F. Walvoord e R. B. Zuck (Orgs.), O Comentário do Conhecimento da Bíblia: Uma Exposição das Escrituras (Vol. 2, p. 841). Wheaton, IL: Livros Victor.
Pr. Domingos Mendes Alves