De onde procedem os conflitos familiares (Série: Vida familiar - os caminhos do bem viver)
De onde procedem os conflitos familiares - Tiago 4.1
(Série: Vida familiar - os caminhos do bem viver)
Introdução
Recentemente estávamos lendo em família um livro infantil que tem a história baseada no Salmo 23.
O livro conta a história de duas ovelhas; "Samuca" que pertence ao "bom pastor" e "Minha Amiga" que pertence a um pastor qualquer. Elas se tornam amigas até que o "bom pastor" compra "Minha Amiga" que passa a ser chamada "Preciosa" e então as duas passam a fazer parte do mesmo rebanho.
Em determinado momento, "Preciosa" está irritada por causa do comportamento de uma ovelha chamada "Bertha".
Preciosa diz a respeito de Bertha: "Bertha é tão irritante... Ela é tão mandona... Ela realmente me incomoda" - Então Samuca conta que um dia o "bom pastor" ensinou a seguinte lição: Não existe ovelha irritante, só existe ovelha irritada.
Geralmente ficamos irritados com outras pessoas porque elas, de alguma maneira, não atendem nossas expectativas, não são como nós achamos que deveriam ser. O resultado disso é frustração, ira e briga...
Porém, precisamos compreender o fato de que temos conflitos internos e, geralmente, somos lentos para reconhecer que o problema está em nós e não nos outros, por isso é importante lembrar que não existe ovelha irritante, só existe ovelha irritada.
De onde procedem os conflitos familiares?
Tiago 4.1–5 (RA) — 1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? 2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; 3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. 4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?
Guerras (πόλεμος) e contendas (μάχη)
· Uma batalha, um confronto aberto entre dois grupos opostos.
Aqueles irmãos (as doze tribos que se encontravam na dispersão) viviam situações de conflitos e disputas.
O conflito existe porque em um relacionamento entre dois ou mais pecadores é inevitável.
· A questão não é se haverá conflito, mas quando vai acontecer.
o Famílias brigam quando se reúnem para uma confraternização.
o Existe conflito quando uma decisão importante precisa ser tomada.
Qual é a origem dessas disputas?
De onde, senão dos prazeres (ἡδονή) que militam (στρατεύω) na vossa carne (μέλος)
· O prazer aqui é a palavra que nós conhecemos como hedonismo.
· Desejo egoísta
o É um desejo ou sentimento que acompanha um estado de insatisfação.
O hedonista tem como objeto de sua vida o prazer individual e imediato. Tudo o que ele faz tem de ser prazeroso, caso contrário ele evita.
· De certa forma, sempre que precisamos abrir mão de algo que nos satisfaz, reagimos com ira, autodefesa que tem como consequência o ataque ao que ou quem me incomoda.
· É a pessoa incapaz de compreender a necessidade de determinada situação para então abrir mão de suas preferências em benefício de outros.
o É o cônjuge, pai ou mãe mais preocupados com o bem-estar individual do que com a família.
o É o filho que que reclama quando os pais não fazem o que ele quer do jeito que ele quer.
o É o membro de igreja que aponta erros quando poderia ajudar.
· Se não for do meu jeito não serve.
· Se isso não trouxer nenhum benefício para mim, estou fora.
o O que determina meu envolvimento é o beneficio pessoal e não a glória de Deus e o bem-estar comum.
O desdobramento do hedonismo é um coração que ama contendas. Por isso o hedonista vive em conflito com Deus e com outros.
· O conflito acontece de dentro para fora.
o Nasce no coração do homem e é direcionado para outros.
· É desvio de caráter.
v.2-3 - 2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; 3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
Vocês cobiçam, matam e sentem inveja e não ganham nada com isso...
Vivem a lutar e a fazer guerras.
· Discutir, argumentar
o Literalmente uma luta verbal.
A busca incessante por querer ter sempre razão e vencer uma discussão gera desgaste entre membros da família por causa da postura egoísta de um indivíduo.
· Não queira estabelecer seu reino, mas busque um viver para o Reino de Deus.
· É a vontade dEle que deve ser feita na terra e não a sua.
Cobiçar, matar e invejar; pedir e não receber são desdobramentos do hedonismo.
· Um desejo egoísta se manifesta com ações egoístas.
o É muito fácil culpar outras pessoas pelos nossos conflitos.
o Por isso é importante avaliar como seus desejos egoístas influenciam seus relacionamentos.
· Um desejo egoísta se preocupa em encontrar culpados.
o Já parou para pensar quanto tempo gastamos procurando culpados?
o Às vezes procuramos culpados para aliviar nossa consciência e assim, satisfazer o desejo egoísta.
Vocês pedem e não recebem porque pedem mal, para Esbanjar com aquilo que satisfaz seu desejo egoísta.
· Um coração egoísta se revela na intimidade com o Senhor.
· A motivação da sua oração diz muito sobre o que esperar de resposta.
· Você deve submeter seu desejo egoísta ao Senhor para que Ele trate da questão em seu coração.
o Deus usa oração para, muitas vezes, moldar nosso coração conforme Sua vontade.
o Ele quer que Seus filhos desejem aquilo que Ele deseja.
· Quando você decide satisfazer seu desejo egoísta, você se torna uma pessoa mundana.
o 1João 2.15–16 — 15 Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
· Deus jamais vai providenciar algo para que você desperdice com seus desejos...
o Portanto, tenha sempre como objetivo a glória de Deus.
§ Trabalhe para a glória de Deus.
§ Estude para a glória de Deus.
§ Relacione-se com seu cônjuge e filhos para a glória de Deus.
§ Tire férias para a glória de Deus.
o 1Coríntios 10.31 (RA) — 31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
· Creio que muitos conflitos familiares seriam evitados se as pessoas avaliassem seus corações e suas motivações.
A influência do pecado nos relacionamentos familiares no Antigo Testamento
· Adão e Eva
o Após o ato de desobediência, seus olhos foram abertos e eles tiveram o primeiro contato com o conhecer o bem e o mal.
§ Se sentiram envergonhados porque estavam nus.
§ Em Gênesis 2.25 vemos que eles estavam nus e não se envergonhavam.
o O relacionamento de Adão e Eva foi negativamente influenciado pela obstinação do coração.
· Caim e Abel
o Caim ficou irado porque Deus aceitou a oferta de Abel e não a sua.
§ Caim tinha consciência do certo e do errado.
§ Gênesis 4.7 (RA) — 7 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
§ Ao invés de dominar o pecado em seu coração, Caim foi dominado por seu desejo egoísta em satisfazer sua ira.
o O laço familiar foi quebrado e a imagem de Deus manchada por um coração obstinado.
· Jacó, Lia e Raquel
o Jacó amava Raquel mas casou com Lia - Frustração.
o Lia se casou com um homem que amava sua irmã. Ela sentiu na pele a dor da rejeição.
o Raquel se casou com o homem que a amava, porém ele já estava casado com sua irmã por causa de uma armação de seu pai. No final das contas Raquel estava mais interessada em competir com sua irmã por causa dos filhos do que em viver uma vida agradável ao Senhor.
o A bigamia, com certeza não contribui para a paz na família.
· José e seus irmãos
o Por causa do ciúme e do ódio, os irmãos de José bolaram um plano para matá-lo.
§ Rúben convenceu seus irmãos a não matarem José.
§ Então ele foi vendido como escravo.
o O impacto na família foi enorme - muitos anos de sofrimento para José, seus irmãos e Jacó.
4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?
Tiago utiliza uma expressão forte aqui:
Infiéis (μοιχαλίς)
· Adúltero
· Idólatra
O v.4 está diretamente relacionado ao que Jesus disse no Sermão do Monte sobre a incompatibilidade que existe na tentativa de servir a dois senhores.
· Mateus 6.24 (RA) — 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
o Você precisa entender a implicações e consequências das decisões que você toma.
§ Quando satisfazemos nossos desejos egoístas nos colocamos na posição de inimigos de Deus.
§ Cuidado com as "sabedorias" que existem por aí.
§ Avalie suas motivações.
Pessoas centradas em si mesmo estão em oposição a Deus.
Então no v.5 Tiago afirma que Deus zela por nós (em Êxodo 20.5 Deus diz que é Deus zeloso), por isso Ele quer que nos voltemos exclusivamente para Ele.
Ciúme (φθόνος)
· Zelo
Deus não tolera uma fidelidade dividia entre Ele e o mundo.
· Deus quer seu coração por completo.
· Ele quer sua fidelidade plena.
· Ele quer que você dependa da Sua graça em todas as coisas.
· Ele quer que você confie que tudo o que acontece em sua vida é direcionado por Deus para que você seja cada vez mais parecido com Jesus.
· Ele sabe que somos idólatras, por isso Ele quer nosso coração por completo!
· Porque você perde a oportunidade de ter seu caráter moldado por Deus.
· Porque gerará conflito e isso prejudica a comunhão familiar.
Além de causar danos ao relacionamento familiar, o pecado ofende ao Senhor, e isso deve ser levado em conta.
Pr. Oscar Soares Jr.