Dignidade em Jesus Cristo (Série: Vida familiar - os caminhos do bem viver)
Dignidade em Jesus Cristo
(Série: Vida familiar - os caminhos do bem viver)
Gálatas 3.22-29 (Cl 3.10,11)
A real consciência do valor do indivíduo deve ser fruto da sua identidade "em" Jesus Cristo.
Gálatas 3
A Lei de Deus, promulgada por meio de Moisés, revela que todo ser humano é pecador, e necessita da salvação prometida em Jesus Cristo.
A Lei é comparada com uma “prisão" e um “educador severo” …
Gl 3.23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, no futuro, haveria de ser revelada.
Gl 3.24 De maneira que a lei se tornou nosso guardião para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados pela fé. 25 Mas, agora que veio a fé, já não permanecemos subordinados ao guardião.
A justificação pela fé, em Jesus Cristo, manifestam três (3) verdades, que devem nos dar a real consciência da nossa identidade e valor…
Gl 3.26 Pois (1a) todos vocês são filhos* de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; 27 porque todos vocês que foram batizados ** em Cristo de Cristo se revestiram.
* Jo 1.12,13; ** 1 Co 12.12,13
Gl 3.28 Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; (2a) porque todos vocês são um * em Cristo Jesus.
* Cl 3.10,11
Gl 3.29 E, se vocês são de Cristo, (3a) são também descendentes de Abraão* e herdeiros segundo a promessa.
* Gl 3.6-9; Rm 4
Conclusão
Em Cristo as distinções sexuais (macho e fêmea), de nacionalidade, religiosa, cultural, econômica ou social, não significam superioridade ou inferioridade, nem desigualdade perante Deus.
A real consciência do valor do indivíduo deve ser fruto da sua identidade "em" Jesus Cristo.
Pr. Domingos M. Alves