Instrução e encorajamento em tempos de sofrimento (Série - I Pedro - Esperança da glória)

Instrução e encorajamento em tempos de sofrimento. 1 Pedro 1.1,2
(Série - I Pedro - Esperança da glória)

Mensagem: Instrução e encorajamento aos cristãos, ao viver sob a vontade e na graça de Deus de modo santo - alegre - com a viva esperança da glória em Jesus Cristo, em meio aos sofrimentos - hostilidades, presentes e/ou futuras. 

Esboço: Alguns textos a destacar inicialmente ... 

1 Pe. 1.6 Nisso vocês exultam, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejam contristados por várias provações, 7 para que, uma vez confirmado o valor da fé que vocês têm, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, resulte em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. 

1 Pe 3.14 Mas, mesmo que venham a sofrer por causa da justiça, vocês são bem-aventurados. Não tenham medo das ameaças, nem fiquem angustiados; 15 pelo contrário, santifiquem a Cristo, como Senhor, no seu coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que pedir razão da esperança que vocês têm. 

1 Pe 4.12 Amados, não estranhem o fogo que surge no meio de vocês, destinado a pô-los à prova, como se alguma coisa extraordinária estivesse acontecendo. 13 Pelo contrário, alegrem- se na medida em que são coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vocês se alegrem, exultando. 

1 Pe 5.10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês. 11 A ele seja o domínio para sempre. Amém! 12 Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel, escrevo para vocês de forma resumida, exortando e testemunhando que esta é a genuína graça de Deus. Continuem firmes nessa graça. 

2 Pe 3.1 Amados, esta é, agora, a segunda carta que escrevo a vocês. Em ambas, procuro, com lembranças, despertar a mente esclarecida de vocês, 2 para que se lembrem das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, e também se lembrem do mandamento do Senhor e Salvador, que os apóstolos de vocês lhes ensinaram. 

Exposição de 1 Pe 1.1,2 

Instrução e encorajamento em tempos de sofrimento. Mensagem: Instrução e encorajamento aos cristãos, ao viver sob a vontade e na graça de Deus de modo santo - alegre - com a esperança da glória em Jesus Cristo, em meio aos sofrimentos - hostilidades, presentes e/ou futuras. 

Os versículos 1-5 são um resumo notável da doutrina cristã... Você nunca será capaz de atravessar a fornalha e sair como ouro, a menos que conheça muita boa doutrina bíblica (Keller, 2011). 

1 Pe 1.1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Diáspora no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na Ásia e na Bitínia, 2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo. Que a graça e a paz lhes sejam multiplicadas. 

O escritor ... 1 Pe 1.1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo ... At 1.21,22; Ef 2.20; Hb 2.1-4; 2 Pe 1.20,21. 

A carta foi escrita, pelo apóstolo Pedro. O estilo literário mais “refinado" da sua carta, pode ser explicado pela extraordinária capacitação dada pelo Espírito Santo, como ocorreu na pregação em Atos 2; e, por Silvano (Silas) ter sido o seu amanuense (At 4.13; 1 Pe 5.12). 

A carta foi escrita provavelmente em Roma (1 Pe 5.13 ‘Babilônia’; Ap 17-19), por volta de 63-64 d.C. 

Pedro - Cefas (pedra ou rocha), o pescador chamado Simão, teve sua vida e vocação transformada pelo Senhor Jesus Cristo, Jo 1.40-42; cap. 21; Mt 10.2; Mc 3.14-16. No livro de Atos, logo no cap. 2, no dia de Pentecostes, quando do cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo após a ressurreição e ascensão do Senhor Jesus Cristo, encontramos o apóstolo Pedro cheio do Espírito Santo proclamando poderosamente a palavra de Deus... Ele que foi um dos líderes entre os apóstolos, e no primeiro século da Igreja do Senhor Jesus Cristo, conforme narrado em Atos. 

Conta a história da Igreja, que o apóstolo Pedro morreu (por volta de 67 d.C.) como mártir, por causa da fé em Jesus Cristo, quando da perseguição contra os cristãos movida por Nero, imperador romano. 

Escreveu aos ... 1 Pe 1.1 ... aos eleitos que são forasteiros da Diáspora no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na Ásia e na Bitínia. 2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai ... 

Cristãos, da 'Diáspora' - por vezes referido aos judeus que viviam fora de Jerusalém, da Palestina; aqui é uma referência aos judeus e gentios, espalhados - dispersos - peregrinos por cinco províncias romanas, na Ásia Menor, hoje norte da Turquia. 

Os cristão são ‘peregrinos e forasteiros’ neste mundo - 1 Pe 2.11; 4.4; Fp 3.20

Eleitos - refere-se a escolha soberana e incondicional de Deus. a) Antigo Testamento - Israel, o povo escolhido - Dt 7.6-8; Is 41.8-10; 45.5; Am 3.1,2 b) Novo Testamento - Igreja, a comunidade escolhida, v. 2; aos cristãos, escolhidos por Deus para salvação por meio de Jesus Cristo - 2.9,10; Rm 8.33; Ef 1.3-7 

“A eleição ou predestinação de Deus não opera à parte da responsabilidade do ser humano de crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador ou a anula (cf. Mt 3.1,2; Jo 5.40)”. (MacArthur, p. 1600) Eleitos, segundo a presciência (‘prognosis’) de Deus Pai - conforme foi predeterminado no conhecimento de Deus Pai; ou seja, a escolha foi de acordo com o planejado por Deus Pai, por Sua graça, e não pelos méritos humanos... 

Essa salvação já estava na mente de Deus (Mueller, p. 71). “A escolha de Deus faz parte de Seu plano predeterminado, e não se baseia em nenhum mérito humano daqueles que são eleitos, mas apenas em Sua graça e amor por eles antes de sua criação” (Raymer, Vol. 2, p. 840) 

1.2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo... 

“Fomos escolhidos pelo Pai, comprados pelo Filho e separados pelo Espírito. Para que a salvação seja verdadeira, as três Pessoas da Trindade devem estar envolvidas” (Wiersbe, p. 505)

A explicação da Salvação ... A. A obra do Pai - escolhidos ... a) Ele escolheu revelar-se como Pai, Mt 6.9, 26; Ef 2.18,19; 3.14,15. b) Ele escolheu redimir seu povo como filhos, 1 Pe 1.17-19; Jo 1.12,13; Ef 1.3-8 

B. A obra do Filho - comprados ... - O derramamento do Seu sangue, na nova aliança, que traz redenção, perdão, purificação - Hb 9.12-14, 26-28; 10.18-22; 1 Jo 1.7; Êx 24.3-8 

C. A obra do Espírito Santo - separados a) Santificação (‘hagiasmos’) - um fato consumado - 1 Co 6.11, ...vos lavastes, fostes santificados, justificados... - movidos para fé em Cristo; e, separados do mundo para o viver consagrado a Deus. 

b) Santificação - uma necessidade progressiva - 2 Co 3.16-18 - ...transformados de glória em glória. 

Com o propósito - para ... A. Obediência - v. 2; At 2.36; 1 Pe 1.14-17; Mt 28.18-20 - crer e viver segundo o Evangelho de Cristo. B. A aliança e o perdão em Jesus Cristo - v. 2; Hb 9.12-14, 26-28; 10.18-22; 1 Jo 1.7; Êx 24.3-8 

Conclusão 

1 Pe 1.2b ... Que a graça e a paz lhes sejam multiplicadas. 

1. Graça ('charis') divina multiplicada para problemas monumentais - 2 Co 12.9-10 2. Paz ('eirene') multiplicada em situações horríveis - Fp 4.6 

Instrução e encorajamento aos cristãos, ao viver sob a vontade e na graça de Deus de modo santo - alegre - com a esperança da glória em Jesus Cristo, em meio aos sofrimentos - hostilidades, presentes e/ou futuras. 

1 Pe 5.10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês. 11 A ele seja o domínio para sempre. Amém! 12 Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel, escrevo para vocês de forma resumida, exortando e testemunhando que esta é a genuína graça de Deus. Continuem firmes nessa graça. 

Você nunca será capaz de atravessar a fornalha e sair como ouro, a menos que conheça muita boa doutrina bíblica (Keller, 2011)

Próxima mensagem, 07.06.2020 - 1 Pedro 1.3-5

Lembre-se: A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é a de perseverante e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp.2.12 -13; 1 Tm. 4.7-9; Tg 1.22-27). Ao me- ditar nesta mensagem, pergunte-se: • O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir? • Como eu posso colocar isto em prática na minha vida? • Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)? 

Conheça... creia...Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimenteis a vida plena que há em Jesus Cristo - Jo. 10.10 

Bibliografia: Bíblia Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil. Keller, Timothy. “Refined By Fire” 1 Peter 1:1-9, April 24, 2011 - http://www.christcovenantcullman.org/sermonnotes/ notes-04-24-11.html MacArthur, John. Bíblia de Estudo, texto ARA. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010. Mueller, Ênio R. 1 Pedro, introdução e comentário - Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova & Ed. Mun- do Cristão, 1988. Pinto, Carlos Osvaldo C. (1950 - 2014). Foco e desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008. Raymer, R. M. (1985). 1 Peter. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposi- tion of the Scriptures (Vol. 2, p. 839–840). Wheaton, IL: Victor Books. Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985. Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Nova Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006. 

Pr. Domingos M. Alves

Domingos M. Alves