Igreja Nova Aliança

View Original

Transformados e crescendo - (Série - I Pedro - Esperança da glória)

See this SoundCloud audio in the original post

Transformados e crescendo! 1 Pedro 2.1-3
(Série - I Pedro - Esperança da glória)

1 Pe 2.1-3  - Portanto, livrem-se de toda maldade, todo engano, toda hipocrisia, toda inveja e todo tipo de difamação. 2 Como bebês recém-nascidos, desejem intensamente o puro leite espiritual, para que, por meio dele, cresçam e experimentem plenamente a salvação, 3 agora que provaram da bondade do Senhor.

Mensagem: Diante da regeneração que o Evangelho gera em nossas vidas, abandonamos as práticas sujas que são incoerentes com um caráter de filhos de Deus, mas nos nutrimos da Palavra que nos resgata e mostra que nós somos amados por Deus e vivemos com alegria.

INTRODUÇÃO

Uma vez que vocês foram purificados de seus pecados quando obedeceram à verdade, tenham como alvo agora o amor fraternal sem fingimento. Amem uns aos outros sinceramente, de todo o coração.

Pois vocês nasceram de novo, não para uma vida que pode ser destruída, mas para uma vida que durará para sempre, porque vem da eterna e viva palavra de Deus. Pois, “Os seres humanos são como o capim; sua beleza é como as flores do campo. O capim seca e as flores murcham,

mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. E essa palavra é a mensagem das boas-novas que lhes foi anunciada.

1 Pedro 1:22-25

Ilustração – Entrevista do Rodolfo Abrantes dia 23/06/20 – Programa The Noite c/ Danilo Gentili:
“Eu bem quem tentei ficar igual, mas não consegui... Diante da revelação do amor dele (Jesus) por mim.”

A confissão de todo cristão que foi regenerado ou transformado pela Palavra deve ser parecida com essa frase acima.

EXPOSIÇÃO

1 Pedro 2.1 - Portanto, livrem-se de toda maldade, todo engano, toda hipocrisia, toda inveja e todo tipo de difamação.

Esses pecados destroem o vínculo perfeito criado por Cristo na Palavra e devem ser rejeitados completamente, como uma roupa suja que deve ser jogada fora.
1 Pedro 2.2 - 2 Como bebês recém-nascidos, desejem intensamente o puro leite espiritual, para que, por meio dele, cresçam e experimentem plenamente a salvação

A necessidade do bebê não é controlada, conveniente ou adequada para alguma situação, eles simplesmente age até ter sua fome saciada. Assim o cristão precisa amar a Palavra e sugar dela nutrição para poder viver, esperança para seguir e alegria para sorrir em meio as lutas, como nossos irmãos da carta, precisam ser lembrados e encorajados, assim também somos nós hoje.

Não viveremos se não nos alimentarmos diariamente e através de todos os meios disponíveis.

A plena salvação neste texto remete a maturidade que desenvolvemos/recebemos no processo de santificação, até o fim de vida como peregrinos.

Precisamos entender a Salvação em 3 dimensões: Justificação, Santificação e Glorificação.

Justificação – Deus já nos garantiu todos os benefícios, em Jesus. Fomos perdoados.

Santificação – Deus está me adequando a minha nova natureza e realidade.

Glorificação – Deus concluirá sua obra, com um novo corpo, “novos céus e novas terra”, vitória final sobre o pecado.

1 Pedro 2.3 - agora que provaram da bondade do Senhor.

A experiência de desfrutar da bondade do Senhor é extraída do salmo 34.8 “Provem e vejam que o Senhor é bom!”, somente quem foi regenerado e provou da bondade graciosa de Jesus Cristo, consegue entender e ter comunhão com Ele através da sua Palavra. O cristão maduro não apenas entende que precisa ler a bíblia, mas ele se alimenta dela, afinal ele sabe que é real a ele essa verdade “Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna.” de João 6.68

O que eu farei com isso?

·      Tenha certeza que você já foi regenerado? Se não foi, se arrependa e peça perdão a Deus.

·      Abandone os pecados de maledicência, inveja e maldade que envenenam seus relacionamentos!

·      Se alimente da Palavra de Deus diariamente, lendo, refletindo sobre ela, conversando com outros sobre, buscando ser ensinado a manuseá-la.

·      Se comprometa a começar a ler sua bíblia diariamente em pequenas porções ordenadas.

·      Faça dessa prática um tempo familiar de edificação. Chame sua família (maridos, esposas, filhos, irmãos) para que essa riqueza seja multiplicada

·      Se comprometa a refletir todo dia pelo menos uma coisa pela qual você pode ser grato e experimentar a bondade de Deus. E compartilhe com sua família.

Seminarista Mário Belsoli