Jesus Cristo a pedra viva - (Série - I Pedro - Esperança da glória)

Jesus Cristo a pedra viva. 1 Pedro 2.4-8
(Série - I Pedro - Esperança da glória)

Esboço

Mensagem: Jesus Cristo é a “Pedra” viva, para Deus eleita e preciosa, sobre a qual está alicerçado  o cristianismo, e o destino eterno da humanidade.

Ao refletirmos nesta verdade sobre Jesus Cristo, notamos que “está na Escritura”, 2.6a

Jesus Cristo - a “pedra viva” …

Lc 24.1 Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, as mulheres foram ao túmulo, levando os óleos aromáticos que haviam preparado. 2 Encontraram a pedra removida do túmulo, 3 mas, ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois homens com roupas resplandecentes. 5 Estando elas com muito medo e baixando os olhos para o chão, eles disseram: — Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? 6 Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrem-se do que ele falou para vocês, estando ainda na Galileia: 7 É necessário que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia.” 8 Então elas se lembraram das palavras de Jesus.

 Jesus Cristo é a “pedra viva” (Cf. Rm 1.4; At 1.1-8; 1 Co 15) …

 I. Para com os homens descrentes,  Jesus Cristo é  “a pedra rejeitada”, 2.4,7,8

1 Pe 2.4a Chegando-se a ele, a pedra que vive, rejeitada (‘apodokimazo', desaprovar, rejeitar após exame, considerada inútil …) sim, pelos homens …  7b …  Mas, para os descrentes (‘apeitheō’, recusar ou negar a fé, não obedecer … ), “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular.” 8 E: “Pedra de tropeço ('proskomma' obstáculo no caminho que leva a pessoa a cair, i.e., pelo qual se peca …      ) e rocha de ofensa ('skandalon', armadilha, cilada, qualquer pessoa ou coisa pela qual alguém (torna-se presa ...).” São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes (‘apeitheō’, recusar a crer), para o que também foram destinados (‘tithēmi’, colocar, pôr, estabelecer, apontar …).

 Cf. Is 53.3; 8.13-15; Mc 12.1-12; Jo 3.36; At 4.11,12 - Assim como no contexto da nação de Israel, na profecia de Isaías, a “Rocha”, "pedra de tropeço”, significa juízo, condenação divina para os que os incrédulos, o que não crêem no Senhor Senhor Jesus Cristo como único e suficiente Salvador.

 II. Para com Deus, Jesus Cristo é a “pedra eleita e preciosa” - 2.4,6

1 Pe 2.4b … Para  com Deus eleita (‘eklektos’, escolhida …) e preciosa ('entimos' - de grande valor, digna de honra, reconhecida …). […] 6 Pois isso está na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular (‘akrogoniaios' pedra fundamental, estabelece o fundamento e ajusta a edificação, a pedra de esquina de fundação ), eleita e preciosa; e quem nela crer (‘pisteuo’, estar persuadido de, acreditar, depositar confiança …) não será envergonhado (‘kataischunō’, desonrado, humilhado, não será desiludido … ).

 Cf. Is 28.16; 1 Pe 1.18,19; Sl 118.1,22-24

 Para Deus Pai, Jesus Cristo é “Pedra eleita e preciosa" - significa salvação divina, segurança eterna para os que crêem Nele como único e suficiente Senhor e Salvador.

III. Para os eleitos, Jesus Cristo é a “pedra preciosa”, 2.4,6,7

1 Pe 2.4a Chegando-se (‘proserchomai', vir, aproximar-se, permanecer em comunhão íntima …) a ele, a pedra que vive, […] 6b   quem nela crer (‘pisteuo’, estar persuadido de, acreditar, depositar confiança …) não será envergonhado (‘kataischunō’, desonrado, humilhado, não será desiludido … ). 7a Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa …

Cf. Is 28.16; At 4.11,12; Jo 3.36; Mt 16.13-20

Relembre: para os que creem - a "Pedra" significa salvação divina, segurança eterna, divina para os que crêem no Senhor Jesus Cristo como único e suficiente Salvador.

Conclusões / Desafios

Jesus Cristo é a “Pedra” viva, para Deus eleita e preciosa, sobre a qual está alicerçado  o cristianismo, e o destino eterno da humanidade.

E, os verdadeiros cristãos, aqueles que creem em Jesus Cristo, aos quais Ele é a “pedra preciosa”, eles têm o privilégio de ser “habitação espiritual de Deus e sacerdócio santo”.

1 Pe 2.5a também vocês, como pedras que vivem, são edificados (‘oikodomeō’, construir, … ) casa espiritual para serem sacerdócio (‘hierateuma’, eleitos e capacitados por  Deus, para o seu serviço …) santo (hagios’, separados do mal, consagrados a Deus; perdoados e purificados do pecado … ), a fim de oferecerem sacrifícios (‘thusia’ , obras feitas para honrar a Deus …  ) espirituais (‘pneumatikos’ pertence ao Espírito, apropriado ao Espírito Santo … ) agradáveis (‘euprosdektos’, honram a Deus, feitas segundo a palavra de Deus, sob a ação do Espírito Santo … ) a Deus por meio de Jesus Cristo.

Somos “habitação espiritual” e “sacerdócio santo”, com qual propósito, a missão, de no viver piedoso “em" e “por" Jesus Cristo:

-   desenvolver um espírito quebrantado, coração quebrantado e contrito, Sl 51.16-17

-   vidas consagradas a Deus, Rm 12.1-2

-   pessoas ganhas para Deus, por meio do compartilhar o evangelho de Jesus Cristo, Rm 15.16

-   com a  boca louvar a Deus, Hb13.15

-   fazer o bem, e compartilhar os próprios recursos financeiros e materiais, ajudando outros em suas necessidade, Hb 13.16

-   compartilhar os bens  financeiros no serviço de Deus, por meio da igreja local e a obra da evangelização & missões, Fp 4.18-19

-   a vida de oração, Ap 8.3-5      

 

Próxima mensagem - 1 Pe 2.9,10

 Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é a de perseverante e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp.2.12 -13; 1 Tm. 4.7-9; Tg 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

·      O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

·      Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?

·      Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... creia...Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimenteis a vida plena que há em Jesus Cristo - Jo. 10.10

Bibliografia:

Bíblia Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil.

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Mueller, Ênio R. 1 Pedro, introdução e comentário - Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1988.

Pinto, Carlos Osvaldo C. (1950 - 2014). Foco e desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.

Piper, John. Teologia da alegria: a plenitude da satisfação em Deus. São Paulo: Shedd Publicações, 2001.

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Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Nova Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.

 

 Pr. Domingos M. Alves

Domingos M. Alves