O justo pelos injustos - (Série - I Pedro - Esperança da glória)
O justo pelos injustos. 1 Pedro 3.13-17
(Série - I Pedro - Esperança da glória)
1Pedro 3.18–22 (RA) — 18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, 19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, 20 os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, 21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo; 22 o qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes.
Jesus Cristo realizou Sua obra em meio a um contexto injusto.
18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,
morreu (πάσχω) - Padecer, experimentar dano ou dor.
conduzir (προσάγω) - Apresentar.
Cristo sofreu, padeceu uma única vez pelos pecados, o justo pelos injustos...
O justo pelos injustos ou o justo no lugar de, em nome de...
Ele cumpriu a exigência de Deus por justiça, sofreu o castigo que era para nós e ofereceu-se como um sacrifício “para tirar o pecado de muitos”. (Kistemaker, S. J.)
Uma única pessoa, uma única vez, no lugar dos injustos. A morte substitutiva de Jesus Cristo.
No Antigo Testamento o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos uma vez por ano para aspergir sangue. Isso servia como expiação pelos pecados do povo, conforme Levítico 16.
Jesus se oferece como sacrifício para a expiação dos pecados de Seu povo uma única vez, de uma vez por todas.
Isaías 53.11 (RA) — Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.
Hebreus 10.10 (RA) — Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
Jesus sofreu por praticar o que é bom, agradável a Deus.
Ele não tinha pecado.
O propósito da morte sacrificial de Jesus (conduzir-vos a Deus) é a reconciliação do homem com Deus.
Romanos 5.8, 10 (RA) — 8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
“O Justo pelos injustos" nos encoraja a mantermos o compromisso com a vontade de Deus.
Hebreus 4.15–16 (RA) — 15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. 16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
Jesus sofreu, pagou o preço pelos seus pecados.
Quando estiver em meio ao sofrimento, lembre-se de que Ele sabe o que é sofrer injustamente.
Mantenha seu compromisso com a vontade de Deus e confie em Sua suficiência.
Jesus conhece sua dor porque ele sofreu à nossa semelhança, mas sem pecado.
A rebelião do homem contra a verdade
19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, 20 os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água,
O v.19 tem algumas interpretações e uma delas, especificamente, é muito perigosa.
Alguns afirmam que "pregou aos espíritos em prisão", significa que Jesus pregou o arrependimento aos mortos.
A oportunidade que o homem tem de se arrepender dos seus pecados e ser reconciliado com Deus é, somente em vida, aqui na terra.
O texto não menciona o conteúdo da mensagem pregada, mas por coerência bíblica, não pode ser uma mensagem de arrependimento àqueles que já morreram.
pregou (κηρύσσω) - Proclamar, informar, tornar público.
Pedro faz, então, um paralelo entre os dias que seus leitores viviam com os dias que Noé viveu. Pessoas que rejeitavam a Deus e se rebelavam contra a vontade dEle.
· Noé viveu e pregou a justiça em meio a uma geração maligna.
· Apesar do sofrimento ele obedeceu a Deus e todos os que se identificaram com a mensagem foram salvos.
o Noé colocou sua fé na Palavra de Deus e viveu com firmeza mesmo em meio à oposição e ao sofrimento.
· Assim também, Jesus Cristo sofreu uma única vez pelos pecados, o Justo pelos injustos para nos reconciliar com Deus.
o Ao se identificar a mensagem do Evangelho também será salvo do julgamento.
· O mesmo dilúvio que destruiu a muitos salvou a poucos.
o Os pagãos da época de Noé não se arrependeram, os pagãos dos dias de Pedro não se arrependeram e hoje ainda há pessoas que não se arrependem.
O v.20 diz que Deus foi longânimo nos dias de Noé.
O julgamento está próximo, e o resultado dele para os ímpios será desolador, mas em Cristo há libertação. (Raymer. R. M.)
Jesus Cristo, ao vencer a morte, declara a vitória sobre Seus adversários.
Ao se identificar com Cristo por meio do batismo o sofrimento é certo, mas a vitória também é
21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo; 22 o qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes.
Assim como as águas do dilúvio limparam o mundo cheio de maldade, o batismo ilustra o rompimento com o passado submerso no pecado e o início de uma nova vida em Cristo Jesus.
A vitória se encontra em Jesus Cristo.
Todos os inimigos do Evangelho serão derrotados.
Os cristãos, apesar do sofrimento, serão libertados e partilharão do triunfo de Cristo.
É o Cristo ressurreto que concede o poder que precisamos diariamente para a vida e para o serviço.
(Warren Wiersbe)
Gálatas 2.20 (RA) — 20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Conforme o v.21, o batismo identifica o cristão com Jesus Cristo e dá testemunho público do rompimento com a vida antiga e uma nova vida em Cristo Jesus.
A vida cristã não está livre de sofrimento e perseguições, de acordo com tudo o que temos aprendido em 1Pedro.
· João 16.33 (RA) — 33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Só conseguiremos sofrer de forma apropriada se soubermos o que nos aguarda.
Salmo 30.5 (RA) — 5 Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.
A noite é longa, o choro é incontrolável, mas temos certeza de que a alegria vai chegar.
É a fé em nosso bom e soberano Deus que nos capacita a esperar pela manhã. (Dustin Shramek)
A recompensa pela fidelidade de Cristo é vista em Sua exaltação sobre todas as coisas.
Ele está entronizado à direita de Deus.
O assento de honra suprema, para governar e reinar sobre toda a criação.
A vitória final de Jesus Cristo, apesar do sofrimento, deve ser um encorajamento para todo discípulo de Jesus Cristo!
O sofrimento é parte da vida, assim como, a vitória é encontrada em Jesus Cristo.
Pr. Oscar Soares Jr.