Igreja Nova Aliança

View Original

Amar a vida, ter dias felizes - (Série - I Pedro - Esperança da glória)

See this SoundCloud audio in the original post

Amar a vida, ter dias felizes. 1 Pedro 3.8-12
(Série - I Pedro - Esperança da glória)

 

Mensagem: Deus, por Sua graça e poder, deseja proporcionar aos seus filhos, pela fé em Jesus Cristo, o amar a vida e ter dias felizes, mesmo em meio às circunstancias difíceis, aos sofrimentos injustos. 

Esboço

Introdução 

Como você reage ao ouvir as seguintes expressões?

"A vida é chata”, “a vida é uma droga", “a vida não tem gosto", "a vida não tem graça”, “viver é castigo”, “meus dias são um inferno” …

E, ao ler estas afirmações de Salomão, ao olhar a vida, “debaixo do sol”, da perspectiva sem do viver aparte de Deus?

Ec 2.17 Por isso perdi o gosto pela vida, pois me foi pesado demais o trabalho que se faz debaixo do sol. Sim, tudo é vaidade e correr atrás do vento. 18 Também perdi o gosto por todo o meu trabalho, com que me afadiguei debaixo do sol, pois o resultado de tudo isso ficará para quem vier depois de mim. - Cf. 4.1- 4

Tais expressões nos revelam profundos sentimentos de decepção, desgosto com a vida. Mas, com certeza esta não é a vida que Deus tem planejado para os seus filhos.

3.10a Pois: “Aquele que quer amar a vida e ter dias felizes” … Cf. Pv 8.32-36; Ec 2.24-26; Fp 4.4

Mas "como' amar a vida e viver dias felizes? Não temos na palavra de Deus "receitas" mas verdades eternas, princípios divinos que nos ensinam como amar a vida e viver dias felizes".

"Como" amar a vida e viver dias felizes?

I. Afaste-se do mal

3.9a Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa … 10b “ … refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem palavras enganosas; 11a  afaste-se do mal … 12b   o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal.” 

v. 9 Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa … (Nota: abordaremos este texto, na Conclusão / Desafios)…

v. 10 Refreie a língua do mal …  - refreie 'pauo' a língua do mal - fazer cessar, desistir, parar, restringir algo ou de algo,  obter livramento do pecado … 

v. 10 Evite que os seus lábios falem palavras enganosas. - enganosasdolos' de ‘dellō' - “atrair com engano”, um truque (isca), astúcia, fraude, malícia …

v. 11 Afaste-se do mal- afaste-se ekklino’ - apartar-se, desviar, sair do caminho, dar as costas, evitar com determinação …; mal ‘kakos’, vv. 9,10,11,12 - o que é de  natureza perversa no modo de pensar, sentir e agir,  errado, desagradável, destrutivo … 

Por que afastar-se do mal?

v. 12b  … o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal.

1 Pe 5.5b  …“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”

Cf. Is 59.1,2; Pv. 4.24; 10.32; 18.6,7,8; 12.19,22

 Afaste-se do mal …

Ou seja, no pensar - agir - falar, no Espírito Santo fuja de tudo o que não está em conformidade, em harmonia, com o caráter, a vontade, o ensino de Deus, encarnado e revelado em Jesus Cristo, e transmitido por meio dos profetas e apóstolos (Ef 2.20; At 2.42; 2 Tm 3.15-17; 2 Pe 1.19-21). 

"Como" amar a vida e viver dias felizes?

II. Pratique o bem

3.11b … Pratique o bem, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. 12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas …

v. 11 … Pratique o bem, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.

v. 11 Pratique 'poieo' -  produzir, construir, fazer … ; o bem ‘agathos' - de boa constituição ou natureza, útil, saudável, bom, agradável, amável, alegre, feliz, excelente, distinto,  honesto, honrado …

- busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. - busque 'zeteo' - procurar a fim de encontrar, procurar por, visar, empenhar-se em … ; a paz 'eirene' - ausência da devastação e destruição da guerra, paz entre os indivíduos, i.e. harmonia, concórdia, segurança, seguridade, prosperidade, felicidade (pois paz e harmonia fazem e mantêm as coisas seguras e prósperas … ;  empenhe-se  ‘dioko' - correr prontamente a fim de capturar algo, correr com determinação: figurativamente de alguém que, numa corrida, dispara em direção ao ponto de chegada, perseguir … 

Cf. Rm 12.18; 14.17-19; Pv 12.20

Por que praticar o bem?

v. 12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas …

Cf. Pv 12.22; Nm 6.25,26; 1 Pe 5.5-7 

Pratique o bem …

Ou seja, no pensar - agir - falar, no Espírito Santo persiga o viver com tudo o que está em conformidade, em harmonia, com o caráter, a vontade, o ensino de Deus, encarnado e revelado em Jesus Cristo, e transmitido por meio dos profetas e apóstolos (Ef 2.20; At 2.42; 2 Tm 3.15-17; 2 Pe 1.19-21). 

Conclusão / Desafio 

Deus, por Sua graça e poder, deseja proporcionar aos seus filhos, pela fé em Jesus Cristo, o amar a vida e ter dias felizes, mesmo em meio às circunstancias difíceis, aos sofrimentos injustos.

1 Pe 3.10 Pois … - esse “pois" nos desafia a olhar para os versículos 8 e 9 …

Depois de falar sobre a vida exemplar no relacionamento conjugal (mulheres e maridos, 3.1-7), a palavra de Deus se volta para todos os “justos”, os verdadeiros cristãos, discípulos de Jesus, e exorta a "praticar o bem, buscar a paz e empenhar-se por alcançá-la”.

3.8 Finalmente … - declaração geral do caráter cristão (Selwyn citado por  Rienecker & Rogers, p. 561)

E nos vv. 8,9, temos algumas características desse caráter, dos princípios bíblicos dessa prática do bem

1. Igual animo

3.8 … tenham todos o mesmo modo de pensar …  'homophron'  - de uma mesma mente, concordante, manter a unidade de coração, promover a paz e a unidade …

“… aquela unidade interior de atitude nas coisas espirituais, que torna a divisão algo impensável"(Beare citado por  Rienecker & Rogers, p. 561)

Rm 15.5 Ora, o Deus da paciência e da consolação lhes conceda o mesmo modo de pensar de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, 6 para que vocês, unânimes e a uma só voz, glorifiquem o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. - Cf Rm 12.16; 1 Co 1.10; Fp 2.1,2 

2. Compassivos

3.8 … sejam compassivos … 'sumpathes' - sofrimento ou sentimento a semelhança de outro, simpático …

A palavra denota uma prontidão para entrar e partilhar dos sentimentos de outra pessoa, e unir-se com ela, quer na tristeza quer na alegria (Kelly; Beare citado por  Rienecker & Rogers, p. 561)

Rm 12.15 Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. - Cf. 1 Co 12.26 

3. Fraternalmente amigos

3.8 … fraternalmente amigos … 'philadelphos' - num sentido amplo, que ama alguém como um irmão, de um cristão que ama outros cristãos …

1.22 Tendo purificado a alma pela obediência à verdade, e com vistas ao amor fraternal não fingido, amem intensamente uns aos outros de coração puro. - Cf. 2.17; 4.8; 5.14 

4. Misericordiosos

3.8misericordiosos … ‘eusplagchnos’  - compassivo, de bom coração …

Ef 4.32 Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês. - Cf. Mt 5.7; Lc 6.36 

5. Humildes

3.8humildes. ‘philophron' -  amigável, bom …

Fp 2.3 Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, 4 não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. - Cf. Rm 12.16; Tg 4.6 

6. Não vingativos

3.9 Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, respondam com palavras de bênção, pois para isto mesmo vocês foram chamados, a fim de receberem bênção por herança. 

Rm 12.17 Não paguem a ninguém mal por mal; procurem fazer o bem diante de todos. - Cf. Rm 12.17-21; 1 Pe 2.23 

v. 9 Não paguem 'apodidomi' - devolver; retribuir, recompensar num bom ou num mau sentido …

v. 9 … Pelo contrário, respondam com palavras de bênção, pois para isto mesmo vocês foram chamados, a fim de receberem bênção por herança.

“Uma pessoa a quem, em vez de juízo, Deus tem dado bênçãos imerecidas deveria buscar a bênção que receberá quando conceder o dom gratuito do perdão a alguém que o ofendeu (cf. v. 21; Mt 18.21-35)”. (MacArthur, p. 1734) 

Deus, por Sua graça e poder, deseja proporcionar aos seus filhos, pela fé em Jesus Cristo, o amar a vida e ter dias felizes, mesmo em meio às circunstancias difíceis, aos sofrimentos injustos. 

Próxima mensagem … - 1 Pe 3.13-17

 Pr. Domingos M. Alves